KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

sleet

Portuguese translation: chuva congelada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sleet
Portuguese translation:chuva congelada
Entered by: Jorge Rodrigues

20:45 Oct 31, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Environment & Ecology
English term or phrase: sleet
Encontrei as seguintes definições:

1. Neve molhada; e
2. Granizo combinado com chuva ou neve.

Mas não fiquei satisfeito com nenhuma delas.

Alguma idéia melhor? De preferência em PT-BR.

Obrigado.
Jorge Rodrigues
Brazil
chuva congelada
Explanation:
Chuva congelada : Chamada de sleet nos Estados Unidos, é muito comum na América do Norte. Trata-se de uma precipitação de gelo mas que não se confunde com o granizo. Costuma ocorrer nos limites entre uma área com chuva e outra com neve e por isso se diz que é um estágio que geralmente antecede a neve na sua forma clássica de flocos.
http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_v...

Engº Catiano Plaquitken por e-mail) / Comentário da Climatologia Urbana: Apesar da descrição de chuva congelada (sleet), não se descarta que tenha ocorrido ...
www.rsvirtual.com.br/artman/publish/printer_1762.shtml

Existem diferenças entre neve granular, chuva congelada, chuva congelante e outros ... Chuva congelada ou de gelo: Chamada de sleet nos Estados Unidos, ...
www.integracao.gov.br/comunicacao/clipping/corpo.asp?id=342...

--------------------------------------------------
Note added at 58 mins (2006-10-31 21:44:09 GMT)
--------------------------------------------------

Chuva: é a ocorrência da precipitação na forma líquida. A chuva congelada é a precipitação. constituída por gotas de água sobrefundida que congelam ...
www.lactec.org.br/OInstituto/downloads/Biblioteca/2003/054_...
Selected response from:

Fernando Domeniconi
United States
Grading comment
Muito obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2neve molhadarhandler
5 +1saraiva
Susy Ordaz
4 +1granizo
Luciana Capisani
4chuva congeladaFernando Domeniconi


Discussion entries: 3





  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
neve molhada


Explanation:
Mas é como se usa, veja:

Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento
Precipitação: suprimento total mensurável de água em todas as formas de umidade, inclusive orvalho, chuva, névoa, neve, granizo e neve molhada; geralmente é ...
www.biotecnologia.com.br/bioglossario/p.asp

60º10'N 24º56'E - Aventuras em Helsinki - [ Translate this page ]Assim, uma neve "molhada" (os finlandeses têm uma palavra própria. Aliás existem várias palavras para os diferentes tipos de neve). ...
http://60n24e.blogspot.com/


[PDF] AFAv - Tutorial de Meteorologia
File Format: PDF/Adobe Acrobat
A presença de neve molhada indica que a temperatura é maior que o ponto de. congelamento em seu nível de vôo. Estabilidade é a resistência da atmosfera ao ...
http://paginas.terra.com.br/lazer/firerr/Tutorial Meteorolog...




--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2006-10-31 21:05:28 GMT)
--------------------------------------------------

Como você vê, os finlandeses têm várias palavras para os diferentes tipos de neve. No Brasil, vai ser difícil achar algo melhor.

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Irina Dicovsky: Ou neve parcialmente derretida. Maravilhosa a questão da neve e suas denominações em vários países nórdicos! Para a Claudia: aguanieve é outra coisa (flurries em inglês). Morei 5 anos em Chicago, sei bem a diferença! rsrs
37 mins
  -> Obrigado, Irina. Realmente, e os povos do Saara devem ter, por seu lado, diversos nomes para as areias. No Brasil, no entanto, vai ser difícil diferenciar os nossos distintos tipos de neve. Acho mais seguro ficar com "neve molhada", todos entenderão.

agree  claudia estanislau: águanieve en español :) correcto
1 hr
  -> Obrigado, claudia. A novidade foi a sugestão da Suzy, mas o Aurelio dá "saraiva" como sinônimo de granizo, que nada tem a ver com neve (em geral, o granizo ocorre durante épocas quentes).

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
granizo


Explanation:
veja a definição : half-frozen rain that falls when it is very cold e alguns exemplos do Longman: Outside, the sleet rattled across the windows like handfuls of hurled gravel.
I awoke to rain and sleet pounding on the roof, and to the sound of rushing wind.

Luciana Capisani
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marina hennies
12 mins

disagree  Irina Dicovsky: Perdão pelo vermelho do disagree, mas granizo é "hail: precipitation of ice pellets when there are strong rising air currents". Precipitação atmosférica constituída de pedregulhos de gelo, formados nas nuvens, devido à queda brusca de temperatura.
31 mins

agree  Ivaneide: neve molhada é slush. Sleet é pedaços de gelo misturado com neve ou chuva
2 hrs

56 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
saraiva


Explanation:
neve que cai misturada com chuva; chuva parcialmente congelada

Example sentence(s):
  • Dicionário Porto Editora Inglês/Português
Susy Ordaz
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Irina Dicovsky: No Brasil, Susy, é uma livraria famosa! E em port do Brasil é sinônimo de granizo. Bjs!
6 mins
  -> Pois é amiga, mas foi a definição que o dicionário me deu. Bjs

agree  Sara Jofre: Acabei agora mesmo uma enorme tradução para um site de meteorologia e, após muita pesquisa, penso que o melhor termo para traduzir sleet é mesmo "saraiva", apesar de não ser uma palavra muito usada por cá...mas vai daí, também não é muito comum nevar aqui
444 days
  -> Obrigada Sara mas parece que os colegas estão de acordo com o Jorge. Muito obrigada.

56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chuva congelada


Explanation:
Chuva congelada : Chamada de sleet nos Estados Unidos, é muito comum na América do Norte. Trata-se de uma precipitação de gelo mas que não se confunde com o granizo. Costuma ocorrer nos limites entre uma área com chuva e outra com neve e por isso se diz que é um estágio que geralmente antecede a neve na sua forma clássica de flocos.
http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_v...

Engº Catiano Plaquitken por e-mail) / Comentário da Climatologia Urbana: Apesar da descrição de chuva congelada (sleet), não se descarta que tenha ocorrido ...
www.rsvirtual.com.br/artman/publish/printer_1762.shtml

Existem diferenças entre neve granular, chuva congelada, chuva congelante e outros ... Chuva congelada ou de gelo: Chamada de sleet nos Estados Unidos, ...
www.integracao.gov.br/comunicacao/clipping/corpo.asp?id=342...

--------------------------------------------------
Note added at 58 mins (2006-10-31 21:44:09 GMT)
--------------------------------------------------

Chuva: é a ocorrência da precipitação na forma líquida. A chuva congelada é a precipitação. constituída por gotas de água sobrefundida que congelam ...
www.lactec.org.br/OInstituto/downloads/Biblioteca/2003/054_...

Fernando Domeniconi
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43
Grading comment
Muito obrigado!