KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

leaching

Portuguese translation: (campos de) saneamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:leaching
Portuguese translation:(campos de) saneamento
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

20:29 Feb 10, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: leaching
Although your septic system takes out about a third of the nitrogen present in urine, the wastewater that leaves your leaching field is still highly concentrated with nutrients 10,000 times more concentrated than the desired levels of nitrogen in a coastal pond
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
(campos de) saneamento
Explanation:
Eu acho que você pode usar campos de saneamento ou purificação.

lixiviar IMPRIMIR


{verbete}
Datação
1836 cf. SC

Acepções
■ verbo
transitivo direto
1 lavar (tecido) por meio de lixívia; pôr na barrela
transitivo direto
2 Rubrica: pedologia.
dissolver e remover os constituintes de (rocha, solo)
transitivo direto
3 Rubrica: química.
extrair o componente solúvel de uma mistura sólida por processo de lixiviação


Etimologia
lixívia + -ar; ver lix-

Parônimos
lixivia(3ªp.s.), lixivias(2ªp.s.)/ lixívia(s.f.) e pl.
Selected response from:

Gisele Goldstein
United States
Grading comment
Muito obrigada. Suas explicações foram muito importantes para mim.
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1(campo de) absorçãoFernando Domeniconi
4(campos de) saneamento
Gisele Goldstein
4lixiviaçãoMafalda d'Orey de Faria
4LixiviaçãoElizabeth Braga


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Lixiviação


Explanation:
tenho quase certeza de que é isso.

Elizabeth Braga
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Raphael PC: foi ao mesmo tempo a resposta dela, então não foi cópia... acontece muito isso aqui!
6 mins
  -> Não achei de forma alguma que fosse cópia. só coincidência

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lixiviação


Explanation:
lixiviação ou lavagem (não que dizer que se use lixivia!)

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Elizabeth Braga: Acho que a sua resposta é igual à minha, não?
3 mins
  -> Fomos igualmente rápidas!

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(campos de) saneamento


Explanation:
Eu acho que você pode usar campos de saneamento ou purificação.

lixiviar IMPRIMIR


{verbete}
Datação
1836 cf. SC

Acepções
■ verbo
transitivo direto
1 lavar (tecido) por meio de lixívia; pôr na barrela
transitivo direto
2 Rubrica: pedologia.
dissolver e remover os constituintes de (rocha, solo)
transitivo direto
3 Rubrica: química.
extrair o componente solúvel de uma mistura sólida por processo de lixiviação


Etimologia
lixívia + -ar; ver lix-

Parônimos
lixivia(3ªp.s.), lixivias(2ªp.s.)/ lixívia(s.f.) e pl.


Gisele Goldstein
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 68
Grading comment
Muito obrigada. Suas explicações foram muito importantes para mim.
T.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(campo de) absorção


Explanation:
Embora "leaching" seja normalmente traduzido por lixiviação e eu concorde com as duas respostas neste sentido, no caso se um sistema de foss séptica eu creio que um termos mais usual seja o de "campo de absorção":

The soil absorption system (or leach field) is the most. important part of a septic system, so it is important to protect ...
www.co.franklin.oh.us/Board_of_Health/SepticMaintenance.pdf

Fossa séptica;; Fossa seca ("casinha");; Fossa absorvente ("sumidouro");; Campo de absorção ("irrigação sub-superficial");; Fossa de pedra; e; Campo de ...
www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/esg3.htm

Fossa séptica é um dispositivo de tratamento de esgotos destinado a receber ... já que tais alimentos se solidificam e entopem o campo de absorção da terra. ...
www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=tratamento....

digestão ácida (séptica). No início da digestão, há tendência para o ... o o comprimento do campo de absorção para uma vala com largura de ...
www.enge.com.br/manual_esgot_sanitario.pdf



Fernando Domeniconi
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> Obrigado, rhandler!