KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

tributyltin

Portuguese translation: tributil-estanho


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:tributyltin
Portuguese translation:tributil-estanho
Entered by: rhandler

14:35 Feb 18, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: tributyltin
The more traditional copper and tributyltin (TBT) bottom paints that are used to prevent fouling cause environmental damage
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
tributil-estanho
Explanation:
Esta é a tradução (tin = estanho), veja:

[PDF] CURSO DEMENTALIDADEMARÍTIMA
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
O TBT – o tributil-estanho é um composto utilizado em tintas de navios, com o objetivo. de evitar incrustações biológicas. Apesar de sua grande eficiência ...
www.ieapm.mar.mil.br/download/Poluicao_marinha.pdf

[PDF] Sem ttulo-3
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
6 - creosoto 1 + 2% de tribromofenato de tributil-estanho ... 13 - creosoto 2 + 2% de óxido de tributil-estanho (TBTO) ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-676220020...

Direitos_Humanos] Aquecimento global provocará a fome + Pijamas ...
... recebeu igualmente nota negativa por apresentar doses elevadas das substâncias tóxicas "tributil-estanho" (TBT), assim como de dibutil-estanho (DBT). ...
direitos_humanos@yahoogrupos.com.br/msg01596.html" rel="nofollow" target="_blank">www.mail-archive.com/direitos_humanos@yahoogrupos.com.br/ms...

Detectadas substâncias cancerígenas em pijamas de marcas à venda ...
Na maioria das dez marcas com resultados negativos foram encontradas vestígios tóxicos de "zinco orgânico" e das substâncias tributil-estanho "TBT" e ...
www.cienciahoje.pt/index.php?oid=17452&op=all


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-02-18 16:01:55 GMT)
--------------------------------------------------

Veja as estatísticas, que apontam para uma "tradução fonética":

192 Portuguese pages for "tributil-estanho".
6 Portuguese pages for "tributiltina".
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito obrigada
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5tributiltinaAAlves
5 +1tributil-estanhorhandler
3tributyltin
Marcel F


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
tributiltina


Explanation:
.

AAlves
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vepalm
3 mins

agree  Alessandro Zocchi
10 mins

agree  Mariana Moreira
36 mins

agree  Jorge Freire
1 hr

agree  Cristina Santos
3 hrs

14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tributyltin


Explanation:
Acho que podemos deixar o termo original, pois não encontra-se algo 'mais português'.
Tributyltin oxide (TBTO), or bis(tri-n-butyltin)oxide, is an organotin compound chiefly used as a biocide (fungicide and molluscicide), especially a wood preservative. Its chemical formula is C24H54OSn2. It has the form of a thin, colorless to pale yellow liquid with melting point -45 °C, boiling point 180 °C, and slight water solubility (20 ppm). It is combustible and soluble in organic solvents.

Marcel F
Works in field
Native speaker of: Native in DutchDutch, Native in FrenchFrench

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
tributil-estanho


Explanation:
Esta é a tradução (tin = estanho), veja:

[PDF] CURSO DEMENTALIDADEMARÍTIMA
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
O TBT – o tributil-estanho é um composto utilizado em tintas de navios, com o objetivo. de evitar incrustações biológicas. Apesar de sua grande eficiência ...
www.ieapm.mar.mil.br/download/Poluicao_marinha.pdf

[PDF] Sem ttulo-3
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
6 - creosoto 1 + 2% de tribromofenato de tributil-estanho ... 13 - creosoto 2 + 2% de óxido de tributil-estanho (TBTO) ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-676220020...

Direitos_Humanos] Aquecimento global provocará a fome + Pijamas ...
... recebeu igualmente nota negativa por apresentar doses elevadas das substâncias tóxicas "tributil-estanho" (TBT), assim como de dibutil-estanho (DBT). ...
direitos_humanos@yahoogrupos.com.br/msg01596.html" rel="nofollow" target="_blank">www.mail-archive.com/direitos_humanos@yahoogrupos.com.br/ms...

Detectadas substâncias cancerígenas em pijamas de marcas à venda ...
Na maioria das dez marcas com resultados negativos foram encontradas vestígios tóxicos de "zinco orgânico" e das substâncias tributil-estanho "TBT" e ...
www.cienciahoje.pt/index.php?oid=17452&op=all


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-02-18 16:01:55 GMT)
--------------------------------------------------

Veja as estatísticas, que apontam para uma "tradução fonética":

192 Portuguese pages for "tributil-estanho".
6 Portuguese pages for "tributiltina".

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160
Grading comment
Muito obrigada
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Trucco: Agree
9 hrs
  -> Obrigado, Fernando!