KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

tidal estatuaries

Portuguese translation: estuários de marés


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:tidal estatuaries
Portuguese translation:estuários de marés
Entered by: rhandler

15:28 Feb 19, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: tidal estatuaries
We, Vineyard residents and visitors alike, are stewards of the Vineyard’s phenomenal water resources; its lakes, ponds, streams, tidal estuaries, wetlands, harbors, and great ponds - and most precious of all, the groundwater aquifer
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
estuários de marés
Explanation:
É a expressão usada, veja:

Ecologia - Entenda P.8 Energia A superfície terrestre recebe ...
(e.g. Estuário de marés, algumas Florestas úmidas);. Ecossistemas que dependem da energia solar, com subsídios antropogênicos (e.g. Agricultura, ...
www.herbario.com.br/cie/ecol/eco8.htm


[PPT] Slide 1
File Format: Microsoft Powerpoint - View as HTML
Elas são construídas sobre as bocas de estuários de marés. Quando a maré sobe, a água pode passar através da barragem, enchendo o estuário atrás da mesma. ...
www.igc.usp.br/disciplinasweb/0440312/AULA_1(7-8-06).ppt


--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2007-02-19 16:12:26 GMT)
--------------------------------------------------

Há marés e marés. Em regiões de marés extremas, o sentido do escoamento dos rios chega a inverter-se por uma grande extensão. Tais estuários são característicos, com vegetação e fauna completamente diferentes, pois a salinidade das águas é outra. Os estuários de marés são um ecosistema especial.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Amigos, acabou! E isso não aconteceria sem a ajuda de vocês. Na verdade, foi um imenso privilégio traduzir um trabalho tão belo. Não sei se ainda vai dar tempo para salvar nosso planeta, mas se fizermos a nossa parte, por mínima que seja, alguma coisinha ainda pode mudar. Agora, vou dormir um pouco, beijar e abraçar minha filha e os gatinhos. Muchas, muchas gracias.
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5estuários de marésrhandler
4 +3estuários sujeitos a marésAAlves


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
estuários sujeitos a marés


Explanation:
tidal estuaries = estuários sujeitos a marés

É a minha sugestão.

AAlves
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi: Ou simplesmente "estuários", já que a ação das marés é inerente.
6 mins

agree  Mariana Moreira
35 mins

agree  Sonia Heidemann
1 hr

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
estuários de marés


Explanation:
É a expressão usada, veja:

Ecologia - Entenda P.8 Energia A superfície terrestre recebe ...
(e.g. Estuário de marés, algumas Florestas úmidas);. Ecossistemas que dependem da energia solar, com subsídios antropogênicos (e.g. Agricultura, ...
www.herbario.com.br/cie/ecol/eco8.htm


[PPT] Slide 1
File Format: Microsoft Powerpoint - View as HTML
Elas são construídas sobre as bocas de estuários de marés. Quando a maré sobe, a água pode passar através da barragem, enchendo o estuário atrás da mesma. ...
www.igc.usp.br/disciplinasweb/0440312/AULA_1(7-8-06).ppt


--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2007-02-19 16:12:26 GMT)
--------------------------------------------------

Há marés e marés. Em regiões de marés extremas, o sentido do escoamento dos rios chega a inverter-se por uma grande extensão. Tais estuários são característicos, com vegetação e fauna completamente diferentes, pois a salinidade das águas é outra. Os estuários de marés são um ecosistema especial.

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160
Grading comment
Amigos, acabou! E isso não aconteceria sem a ajuda de vocês. Na verdade, foi um imenso privilégio traduzir um trabalho tão belo. Não sei se ainda vai dar tempo para salvar nosso planeta, mas se fizermos a nossa parte, por mínima que seja, alguma coisinha ainda pode mudar. Agora, vou dormir um pouco, beijar e abraçar minha filha e os gatinhos. Muchas, muchas gracias.
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Walkiria De Sousa: Ralph, pensei que só eu fosse maluca de trabalhar nos feriados... :-) Pelo que vejo, não estou sozinha. Uma vez tradutor, sempre tradutor... somos incorrigíveis, verdade? grande abraço.
3 mins
  -> Obrigado, Walkiria. Isso aqui é pura diversão!

agree  Adriana Fonseca
13 mins
  -> Obrigado, Adriana!

agree  AnaLouro
31 mins
  -> Obrigado, AnaLouro.

agree  Gisele Goldstein
1 hr
  -> Obrigado, Gisele!

agree  Cristina Santos
4 hrs
  -> Obrigado, Cristina!