KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

source water

Portuguese translation: água natural


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:source water
Portuguese translation:água natural
Entered by: Henrique Serra

18:20 Mar 16, 2007
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Environment & Ecology / environment
English term or phrase: source water
Mineral and source water production, bottling and distribution.
xxxLuzCardoso
Brazil
água natural
Explanation:
A leitura do site abaixo pode ser interessante para elucidar a sua pergunta. Existe uma distinção entre ÁGUA NATURAL e ÁGUA MINERAL NATURAL.

http://www.agrolink.com.br/colunistas/pg_detalhe_coluna.asp?...

Devemos separar muito bem o que seja "água mineral natural", "água natural" e "água potável de mesa", todas possíveis de serem comercializadas. Tem-se regulamento técnico que orienta e fixa a "identidade e qualidade de água mineral natural, da água natural e da água potável de mesa", com respectivas normas de rotulagem e comercialização, (ANVS 2000; BRASIL 1989; MME 1984).



- Na Resolução-RDC nº54 (ANVS 2000), vemos que: "água mineral natural" é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica) e pela presença de oligoelementos e outros constituintes; - e que "água natural" é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica), e pela presença de oligoelementos e outros constituintes, ***mas em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural***; - e que "água potável" é aquela inofensiva à saúde e adequada aos usos domésticos, podendo ser embalada e comercializada, sendo identificada como "água potável de mesa", seguindo para isso normas estabelecias (ANVS op cit; BRASIL op cit; MME op cit)

A "água mineral" é aquela oriunda do interior da crosta terrestre ou que percorreu canais subterrâneos naturais, contendo substâncias em solução que lhe conferem valores tidos como terapêuticos, tais como os sais neutros de magnésio, de potássio, de sódio, sob a forma de carbonatos, cloretos, brometos, iodetos ou sulfatos, bem como anídrico carbônico, carbonato de sódio, de cálcio de magnésio, sulfatos solúveis, sais de ferro, etc;

Segundo o Decreto Lei nº 7841-08/08/45, art. 1º, (IN MACÊDO 2000) - "águas minerais" são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa"; no mesmo artigo, no parágrafo 2º , "... considera-se como "águas minerais", as águas de origem profunda que, mesmo sem atingir os limites de classificação estabelecida em lei, possuem inconteste e comprovada propriedade favorável à saúde";
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Obrigadíssima a todos os colegas!!! Obrigada especialmente ao Henrique por uma sugestão tão bem fundamentada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7água de nascente
lenapires
5água manancial / águas mananciais
Fiona Robson
4água natural
Henrique Serra
4água de fonte (natural)LScavazzini
4água de fonte
Alessandro Zocchi
3água de abastecimentoFernando Domeniconi


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
água de nascente


Explanation:
Seria esta a minha opção. :)

lenapires
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ivana de Sousa Santos: a minha também... :)
0 min
  -> Obrigada ;)

agree  Thais Maria Lips
3 mins

agree  Madalena Ribeiro
4 mins

agree  mfs_trad
12 mins

agree  Beta Cummins: parece a mais adequada
18 mins

agree  Julieta Almeida
1 hr

agree  Cristina Santos
1 hr

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
água de fonte


Explanation:
Bom dia

Ale

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-03-16 18:26:59 GMT)
--------------------------------------------------

ec.europa.eu/environment/youth/original/water/experiments10_pt.html

paginas.terra.com.br/religiao/espacowicca/aguaguerra.htm

Alessandro Zocchi
Italy
Native speaker of: Native in ItalianItalian

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
água de fonte (natural)


Explanation:
sugestão

LScavazzini
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
água natural


Explanation:
A leitura do site abaixo pode ser interessante para elucidar a sua pergunta. Existe uma distinção entre ÁGUA NATURAL e ÁGUA MINERAL NATURAL.

http://www.agrolink.com.br/colunistas/pg_detalhe_coluna.asp?...

Devemos separar muito bem o que seja "água mineral natural", "água natural" e "água potável de mesa", todas possíveis de serem comercializadas. Tem-se regulamento técnico que orienta e fixa a "identidade e qualidade de água mineral natural, da água natural e da água potável de mesa", com respectivas normas de rotulagem e comercialização, (ANVS 2000; BRASIL 1989; MME 1984).



- Na Resolução-RDC nº54 (ANVS 2000), vemos que: "água mineral natural" é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica) e pela presença de oligoelementos e outros constituintes; - e que "água natural" é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica), e pela presença de oligoelementos e outros constituintes, ***mas em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural***; - e que "água potável" é aquela inofensiva à saúde e adequada aos usos domésticos, podendo ser embalada e comercializada, sendo identificada como "água potável de mesa", seguindo para isso normas estabelecias (ANVS op cit; BRASIL op cit; MME op cit)

A "água mineral" é aquela oriunda do interior da crosta terrestre ou que percorreu canais subterrâneos naturais, contendo substâncias em solução que lhe conferem valores tidos como terapêuticos, tais como os sais neutros de magnésio, de potássio, de sódio, sob a forma de carbonatos, cloretos, brometos, iodetos ou sulfatos, bem como anídrico carbônico, carbonato de sódio, de cálcio de magnésio, sulfatos solúveis, sais de ferro, etc;

Segundo o Decreto Lei nº 7841-08/08/45, art. 1º, (IN MACÊDO 2000) - "águas minerais" são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa"; no mesmo artigo, no parágrafo 2º , "... considera-se como "águas minerais", as águas de origem profunda que, mesmo sem atingir os limites de classificação estabelecida em lei, possuem inconteste e comprovada propriedade favorável à saúde";


Henrique Serra
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Obrigadíssima a todos os colegas!!! Obrigada especialmente ao Henrique por uma sugestão tão bem fundamentada.

38 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
água de abastecimento


Explanation:
De acordo com a EPA:

The drinking water we receive from our local drinking water utilities or individual wells comes from ground water, streams, rivers, springs or lakes in a watershed. Although most water requires some treatment before use, protecting this source water is an important part of providing safe drinking water to the public. Protecting drinking water sources usually requires the combined efforts of many partners such as public water systems, communities, resource managers and the public.
http://cfpub.epa.gov/safewater/sourcewater/

Source water is untreated water from streams, rivers, lakes or underground aquifers that is used to provide public drinking water, as well to supply private wells used for human consumption. Some water treatment is usually necessary, so public utilities treat most of the drinking water before it enters the home.
http://cfpub.epa.gov/safewater/sourcewater/sourcewater.cfm?a...

Water samples were collected from the: (i) fish pond source water, ... Amostras foram coletadas da água de abastecimento do tanque de tilápia do Nilo (i); ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162...

Fernando Domeniconi
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

19 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
água manancial / águas mananciais


Explanation:
This would be the specific term, if your text is a scientific/academic one.

Fiona Robson
United Kingdom
Native speaker of: Native in EnglishEnglish