KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

upper shore

Portuguese translation: supralitoral


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:upper shore
Portuguese translation:supralitoral

14:46 Jul 4, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Environment & Ecology / Environment
English term or phrase: upper shore
the upper-shore biota had a reduction of almost 100 percent by the end of 1991
Ana Beatriz Rodrigues Silva
Brazil
supralitoral (apenas)
Explanation:
Em diversos textos, eu encontrei as palavras supralitoral e infratiral isoladas. Também encontrei zona do supralitoral e zona do infralitoral.

E.g.:
Considerando-se que cada símbolo corresponde a uma espécie, é correto afirmar que, obrigatoriamente, a
(A) biomassa das espécies diminui do infra para o mediolitoral.
(B) biomassa das espécies aumenta do infra para o supralitoral.
(C) diversidade de espécies aumenta do supra para o mediolitoral.
(D) diversidade de espécies diminui do supra para o mediolitoral.
(E) diversidade de espécies não se altera do supra para o mediolitoral.

A existência de marés provoca uma zonação das praias, isto é, a disposição dos organismos em zonas sensivelmente paralelas ao nível do mar e a alturas determinadas. Cada zona possui conjuntos de organismos específicos, que se adaptaram às condições ecológicas dessa mesma zona e que permitem a sua fácil identificação.

Os povoamentos existentes sobre a plataforma continental agrupam-se em quatro andares diferentes:
o supralitoral ; o médiolitoral ;
o infralitoral ; o circalitoral .
Nas praias rochosas, são característicos do supralitoral organismos como a Verrucaria maura (líquene negro), a Littorina neritoides (pequeno molusco gastrópode) e a Ligia oceanica (crustáceo isópode). Este andar é raramente coberto pela água do mar - é uma zona de salpicos.
O médiolitoral é a zona entre marés - estando umas vezes exposta ao ar e outras totalmente imersa -, onde predominam algumas espécies de Chtamalus (cracas - marcam o início do médiolitoral), mexilhões (Mytilus galloprovincialis), Lythophyllum lichnenoides (alga calcária - delimita inferiormente o andar) à qual se associa o crustáceo Balanus perforatus. Em locais de maior hidrodinamismo, perto do limite superior do andar encontra-se também o líquene Lichina pygmea e na parte inferior a alga Fucus spiralis. Nalguns locais do médiolitoral as rochas encontram-se escavadas, estando esses locais constantemente submersos em água, formando enclaves do infralitoral no médiolitoral. Nestas poças encontram-se frequentemente organismos do infralitoral, como o ouriço Paracentrotus lividus e sobretudo a alga calcária Lythophyllum incrustans.

O infralitoral e o circalitoral são andares abaixo das marés ...



Selected response from:

Claudia Andrade
Brazil
Grading comment
Obrigada. Acabei optando pela sua sugestão, pois quanto mais enxuto o texto em português, melhor, desde que mantido o significado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4nível supralitoral
José Antonio Azevedo
5 +1supralitoral (apenas)Claudia Andrade


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
nível supralitoral


Explanation:
Veja a referência abaixo:


    Reference: http://tejo.dcea.fct.unl.pt/aulas/megamar/basegeral/publicvi...
José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
12 mins
  -> Obrigado, Clauwolf.

agree  Sylvio Kauffmann
32 mins
  -> Obrigado, zeilic.

agree  Emilia Carneiro
1 hr
  -> Obrigado, Emilia.

agree  António Ribeiro
8 hrs
  -> Obrigado, Antonio.

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
supralitoral (apenas)


Explanation:
Em diversos textos, eu encontrei as palavras supralitoral e infratiral isoladas. Também encontrei zona do supralitoral e zona do infralitoral.

E.g.:
Considerando-se que cada símbolo corresponde a uma espécie, é correto afirmar que, obrigatoriamente, a
(A) biomassa das espécies diminui do infra para o mediolitoral.
(B) biomassa das espécies aumenta do infra para o supralitoral.
(C) diversidade de espécies aumenta do supra para o mediolitoral.
(D) diversidade de espécies diminui do supra para o mediolitoral.
(E) diversidade de espécies não se altera do supra para o mediolitoral.

A existência de marés provoca uma zonação das praias, isto é, a disposição dos organismos em zonas sensivelmente paralelas ao nível do mar e a alturas determinadas. Cada zona possui conjuntos de organismos específicos, que se adaptaram às condições ecológicas dessa mesma zona e que permitem a sua fácil identificação.

Os povoamentos existentes sobre a plataforma continental agrupam-se em quatro andares diferentes:
o supralitoral ; o médiolitoral ;
o infralitoral ; o circalitoral .
Nas praias rochosas, são característicos do supralitoral organismos como a Verrucaria maura (líquene negro), a Littorina neritoides (pequeno molusco gastrópode) e a Ligia oceanica (crustáceo isópode). Este andar é raramente coberto pela água do mar - é uma zona de salpicos.
O médiolitoral é a zona entre marés - estando umas vezes exposta ao ar e outras totalmente imersa -, onde predominam algumas espécies de Chtamalus (cracas - marcam o início do médiolitoral), mexilhões (Mytilus galloprovincialis), Lythophyllum lichnenoides (alga calcária - delimita inferiormente o andar) à qual se associa o crustáceo Balanus perforatus. Em locais de maior hidrodinamismo, perto do limite superior do andar encontra-se também o líquene Lichina pygmea e na parte inferior a alga Fucus spiralis. Nalguns locais do médiolitoral as rochas encontram-se escavadas, estando esses locais constantemente submersos em água, formando enclaves do infralitoral no médiolitoral. Nestas poças encontram-se frequentemente organismos do infralitoral, como o ouriço Paracentrotus lividus e sobretudo a alga calcária Lythophyllum incrustans.

O infralitoral e o circalitoral são andares abaixo das marés ...





Claudia Andrade
Brazil
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada. Acabei optando pela sua sugestão, pois quanto mais enxuto o texto em português, melhor, desde que mantido o significado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
4 hrs