KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

ex-ante

Portuguese translation: ex-ante (de antemão)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ex-ante
Portuguese translation:ex-ante (de antemão)
Entered by: Claudio Mazotti

20:06 Jul 19, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / Tax Evasion
English term or phrase: ex-ante
Rules for in-year amendments to the budget without ex-ante approval by the legislature
Izabel Santos
Brazil
ex-ante (de antemão)
Explanation:
do latim...

Pequeno Dicionário Jurídico de Expressões Latinas ... Ex ante: de antemão.
Ex auctoritate propria: por sua própria autoridade. ...
www.mundodosfilosofos.com.br/latim.htm

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES LATINAS. A contrario sensu: pela razão contrária. ...
Ex ante: de antemão. Ex auctoritate propria: por sua própria autoridade. ...
www.loveira.adv.br/dicionario.htm
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Valeu!!
Sim, tem razão. Traduzir sobre auditoria de impostos é dose... e com um original pra lá de canhestro idem! Mas o pagamento é justo! Tks!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1prévia, antecipadamente (OU ex-ante, em latim mesmo)rhandler
5ex-ante (de antemão)
Claudio Mazotti
4antecipadamentelyneRJ
4antecipada/de antemão
Clauwolf


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
antecipadamente


Explanation:
antecipadamente

lyneRJ

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
ex-ante (de antemão)


Explanation:
do latim...

Pequeno Dicionário Jurídico de Expressões Latinas ... Ex ante: de antemão.
Ex auctoritate propria: por sua própria autoridade. ...
www.mundodosfilosofos.com.br/latim.htm

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES LATINAS. A contrario sensu: pela razão contrária. ...
Ex ante: de antemão. Ex auctoritate propria: por sua própria autoridade. ...
www.loveira.adv.br/dicionario.htm

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 258
Grading comment
Valeu!!
Sim, tem razão. Traduzir sobre auditoria de impostos é dose... e com um original pra lá de canhestro idem! Mas o pagamento é justo! Tks!!

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
antecipada/de antemão


Explanation:
:)
Ex ante: de antemão.



Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 383

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
prévia, antecipadamente (OU ex-ante, em latim mesmo)


Explanation:
ex-ante é uma expressão latina, que significa "desde o começo, antecipadamente".

Usa-se também em português, veja:

Avaliação ex-ante de duas alternativas de recuperação de pastagens ...
Neste trabalho os autores fazem uma avaliação "ex-ante" do impacto bioeconômico de duas alternativas de recuperação, visando facilitar o desenvolvimento de ...
www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc88/

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 464

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: os advogados adoram latim, ajuda a "enrolar" o texto....
36 mins
  -> Obrigado, Clauwolf. O latim não é para enrolar, mas para ficar chique.