KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

cost accountability

Portuguese translation: responsabilidade de custos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cost accountability
Portuguese translation:responsabilidade de custos
Entered by: Michael Powers (PhD)

12:00 Oct 27, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
English term or phrase: cost accountability
This arrangement’s advantages include the ability to contract for services only when they are needed and potential cost efficiencies. On the downside, specialists (so-called boutiques) sometimes lack financial stability and may be poor in terms of cost accountability.
--------------
Em português vernáculo e esdrúxulo, seria:
... especialistas (as conhecidas boutiques) às vezes não têm bala na agulha para segurar o rojão?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
responsabilidade de custos
Explanation:
Mike :)

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-10-27 12:09:07 GMT)
--------------------------------------------------

accountability [E?ka§ntE'bIlItI]
substantivo
responsabilidade;

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2007-10-27 12:10:38 GMT)
--------------------------------------------------

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA: NOVO PRESIDENTE DO HSJ
- [ Translate this page ]
... para que deixem de ser meros centros de responsabilidade de custos e se transformem em centros de responsabilidade integrada". ...
vidadeauxiliar.blogspot.com/2007/04/novo-presidente-do-hsj.html - 72k - Cached - Similar pages - Note this
[PDF]
Altaroda – Rolamentos
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Responsabilidade de Custos e de Lucros. Em cada divisão, um gestor está primordialmente responsável pelo controlo. dos custos e pela obtenção de lucros. ...
paginas.fe.up.pt/~mac/ensino/docs/IO19992000/IO19992000CasoRolamentos.pdf - Similar pages - Note this
Saúde SA: Para Discussão
- [ Translate this page ]
Todos os Hospitais deverão prever lugares de AH, em nº mínimo nunca inferior ao nº de Centros de Responsabilidade de Custos (e de Proveitos) que vierem a ...
saudesa.blogspot.com/2006/02/para-discusso.html - 77k - Cached - Similar pages - Note this
Camara Municipal de Belém
- [ Translate this page ]
... quando anunciou que o projeto aprovado livra as empresas da responsabilidade de custos na colocação das caixas coletoras nos coletivos, quando, ...
www.cmb.pa.gov.br/eportal/index.php?option=com_content&task... - 18k - Cached - Similar pages - Note this
[DOC]
EDUCAÇÃO A DISTANCIA NO BRASIL: A BUSCA DE IDENTIDADE.
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Os estados e prefeituras municipais ficaram com a responsabilidade de custos relativos ao funcionamento do mesmo. O Logos utilizou o material impresso como ...
www.nead.ufmt.br/documentos/Ident.doc - Similar pages - Note this
CP28_coment_06
- [ Translate this page ]
Segundo, não há qualquer previsão quanto à responsabilidade de custos a serem incorridos pela prestadora decorrentes da alteração das radiofrequências, ...
sistemas.anatel.gov.br/SACP/DocSite/acontece_anatel/consulta/1998/consulta_28_98/CP28_coment_06.html - 35k - Cached - Similar pages - Note this
[PDF]
CRITRIOS PARA DEFINIO DOS SEGMENTOS E CLASSES
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
de responsabilidade de custos que esses segmentos e classes originam ao prestador. do serviço de distribuição de gás canalizado.” ...
www.cspe.sp.gov.br/downloads/secoes/gas_audiencia/01-2004/p... - Similar pages - Note this
[Le Monde diplomatique | editzione in limba sarda]
... su deretu de sas pessones che podent essere cantzelladas e sa responsabilidade de custos chi sunt a sos òrdines de un’ Istadu non podet essere chircadu, ...
sc.mondediplo.com/article.php3?id_article=71 - 22k - Cached - Similar pages - Note this
Cruzeiro.Org© - Coluna
- [ Translate this page ]
... digna de novo filme "Parque dos dinossauros 2", e o buraco no qual entrou Araújo, há que se pensar numa CO-RESPONSABILIDADE de CUSTOS. ...
www.cruzeiro.org/coluna.php?id=442 - 46k - Cached - Similar pages - Note this
[PDF]
TESIS DOCTORAL 2003
File Format: PDF/Adobe Acrobat
centros de responsabilidade de custos, para serem alocados os gastos dos. setores da atividade meio foi utilizado critério de rateio que justificasse a ...
www.tesisenxarxa.net/TESIS_UIB/AVAILABLE/TDX-0905105-094006... - Similar pages - Note this


--------------------------------------------------
Note added at 1 day9 hrs (2007-10-28 21:42:32 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada, T. - M.
Selected response from:

Michael Powers (PhD)
United States
Grading comment
Muito grata
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2responsabilidade de custos
Michael Powers (PhD)
5obrigação de prestar contas dos custos
Maria Diehn
4 +1capacidade de comprovação de custosrhandler


  

Answers


28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
capacidade de comprovação de custos


Explanation:
Dois exemplos para "comprovação de custos":

Qualidade Fator de Redução de Custos Hospitalares
1 - controle de custos, que não se refere à comprovação de custos e sim ao sistema de gestão de custos; e. 2 - custos da qualidade. ...
www.prosaude.arq.br/jose mauro.htm

[DOC] Ref
File Format: Microsoft Word - View as HTML
07 - Declaração de comprovação de custos da obra, (modelo anexo). OBS 1 - Todos os projetos, planilhas e cronogramas deverão ser assinados pelos respectivos ...
www.esportes.mg.gov.br/convenio/07- Roteiro apresentacao en...


--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-10-27 15:36:15 GMT)
--------------------------------------------------

CAPACIDADE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Uma opção boa, sugerida pela Denise Miranda, que apresento com alguns exemplos:

Órgãos governamentais
O resultado é um nível excepcional de controle, segurança, capacidade de prestação de contas para as unidades instaladas e a equipe de gerenciamento de TI. ...
www.landesk.com.br/Products/IndustrySolutions/Government/In...

Leis Brasil tristeza elector
... mas poderíamos tentar uma: capacidade de prestação de contas de um sistema. Qual é a base do princípio de accountability no caso do sistema político? ...
HTTP://peripecias.com/ciudadania/100LeisBrasilTristezaElector.html

Portal da Fundação Perseu Abramo - Nacional: Governo Lula e o ...
... de atores sociais em arranjos participativos que aumentem a transparência e a capacidade de prestação de contas (accountability) de certas instituições. ...
HTTP://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=1930

28/9/2005
... a equidade na prestação dos serviços públicos e a capacidade de prestação de contas envolvendo os seus relacionamentos com a Sociedade.” ...
www.centraisdeatendimento.sp.gov.br/.../Apresentaes/SAC10An...





--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-10-27 15:37:39 GMT)
--------------------------------------------------

Os links para os segundo e terceiro exemplos da nota acima são:

http://peripecias.com/ciudadania/100LeisBrasilTristezaElecto...

http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?story...

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 464

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Denise Miranda: ou que tal prestação de contas?
2 hrs
  -> Obrigado, Denise, também é uma opção, pois significa a mesma coisa. Tenha um bom fim-de-semana!

15 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
obrigação de prestar contas dos custos


Explanation:
Trata-se duma obrigação.

A ideia da accountability, ou da obrigação de prestar contas dos resultados, foi sendo transposta para as entidades públicas como instrumento do controlo


Example sentence(s):
  • www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0873-65292002000300002&script=sci_arttext&tlng=pt
Maria Diehn
United States
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
responsabilidade de custos


Explanation:
Mike :)

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-10-27 12:09:07 GMT)
--------------------------------------------------

accountability [E?ka§ntE'bIlItI]
substantivo
responsabilidade;

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2007-10-27 12:10:38 GMT)
--------------------------------------------------

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA: NOVO PRESIDENTE DO HSJ
- [ Translate this page ]
... para que deixem de ser meros centros de responsabilidade de custos e se transformem em centros de responsabilidade integrada". ...
vidadeauxiliar.blogspot.com/2007/04/novo-presidente-do-hsj.html - 72k - Cached - Similar pages - Note this
[PDF]
Altaroda – Rolamentos
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Responsabilidade de Custos e de Lucros. Em cada divisão, um gestor está primordialmente responsável pelo controlo. dos custos e pela obtenção de lucros. ...
paginas.fe.up.pt/~mac/ensino/docs/IO19992000/IO19992000CasoRolamentos.pdf - Similar pages - Note this
Saúde SA: Para Discussão
- [ Translate this page ]
Todos os Hospitais deverão prever lugares de AH, em nº mínimo nunca inferior ao nº de Centros de Responsabilidade de Custos (e de Proveitos) que vierem a ...
saudesa.blogspot.com/2006/02/para-discusso.html - 77k - Cached - Similar pages - Note this
Camara Municipal de Belém
- [ Translate this page ]
... quando anunciou que o projeto aprovado livra as empresas da responsabilidade de custos na colocação das caixas coletoras nos coletivos, quando, ...
www.cmb.pa.gov.br/eportal/index.php?option=com_content&task... - 18k - Cached - Similar pages - Note this
[DOC]
EDUCAÇÃO A DISTANCIA NO BRASIL: A BUSCA DE IDENTIDADE.
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Os estados e prefeituras municipais ficaram com a responsabilidade de custos relativos ao funcionamento do mesmo. O Logos utilizou o material impresso como ...
www.nead.ufmt.br/documentos/Ident.doc - Similar pages - Note this
CP28_coment_06
- [ Translate this page ]
Segundo, não há qualquer previsão quanto à responsabilidade de custos a serem incorridos pela prestadora decorrentes da alteração das radiofrequências, ...
sistemas.anatel.gov.br/SACP/DocSite/acontece_anatel/consulta/1998/consulta_28_98/CP28_coment_06.html - 35k - Cached - Similar pages - Note this
[PDF]
CRITRIOS PARA DEFINIO DOS SEGMENTOS E CLASSES
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
de responsabilidade de custos que esses segmentos e classes originam ao prestador. do serviço de distribuição de gás canalizado.” ...
www.cspe.sp.gov.br/downloads/secoes/gas_audiencia/01-2004/p... - Similar pages - Note this
[Le Monde diplomatique | editzione in limba sarda]
... su deretu de sas pessones che podent essere cantzelladas e sa responsabilidade de custos chi sunt a sos òrdines de un’ Istadu non podet essere chircadu, ...
sc.mondediplo.com/article.php3?id_article=71 - 22k - Cached - Similar pages - Note this
Cruzeiro.Org© - Coluna
- [ Translate this page ]
... digna de novo filme "Parque dos dinossauros 2", e o buraco no qual entrou Araújo, há que se pensar numa CO-RESPONSABILIDADE de CUSTOS. ...
www.cruzeiro.org/coluna.php?id=442 - 46k - Cached - Similar pages - Note this
[PDF]
TESIS DOCTORAL 2003
File Format: PDF/Adobe Acrobat
centros de responsabilidade de custos, para serem alocados os gastos dos. setores da atividade meio foi utilizado critério de rateio que justificasse a ...
www.tesisenxarxa.net/TESIS_UIB/AVAILABLE/TDX-0905105-094006... - Similar pages - Note this


--------------------------------------------------
Note added at 1 day9 hrs (2007-10-28 21:42:32 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada, T. - M.

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 96
Grading comment
Muito grata
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Gouveia
1 hr
  -> Obrigado, Claudio - Mike :)

agree  Jorge Freire
6 hrs
  -> Obrigado, Jorge - Mike :)