KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

state-of-fact

Portuguese translation: situação de fato


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:state-of-fact
Portuguese translation:situação de fato
Entered by: rhandler

16:40 Apr 29, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
English term or phrase: state-of-fact
Olá. Estou traduzindo um contrato de venda de ações e ele cita esse termo, que nem nos dicionários que pesquisei é citado, apesar de eu ver citações na internet.

A frase é a seguinte:
"Sellers shall indemnify and hold Buyer harmless for and against:

Any Liability and/or Damage incurred by the Buyer, the Company and/or the Subsidiaries, existing as of the Closing Date or however arising out of any transaction of the Company entered into prior to the Closing Date or any STATE OF FACT existing prior to the Closing Date and not reflected in the Financial Statements.

Seria o mesmo que "State of affairs"? Agradeço sugestões.
Renato Camargo
situação de fato
Explanation:
Traduziria assim.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Thanks again rhandler.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8situação de fatorhandler
4statu quo
Gilmar Fernandes
4Estado-de-fato
Marcos Antonio


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Estado-de-fato


Explanation:
Sug.


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 191

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
situação de fato


Explanation:
Traduziria assim.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 464
Grading comment
Thanks again rhandler.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
5 mins
  -> Obrigado, Marcelo!

agree  Teresa Borges
13 mins
  -> Obrigado, Teresa!

agree  Carlos Quandt
28 mins
  -> Obrigado, quandt!

agree  Roberto Cavalcanti
42 mins
  -> Obrigado, Roberto!

agree  Gilmar Fernandes: Sim, mas tbm. apresento outra opção ai embaixo.
1 hr
  -> Obrigado, Gilmar!

agree  Lincoln Silveira: situação "fática" também é comum no juridiquês
1 hr
  -> Obrigado, Lincoln!

agree  Cristina Santos
3 hrs
  -> Obrigado, Cristina!

agree  Andrea Munhoz
7 hrs
  -> Obrigado, Andrea!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
statu quo


Explanation:
Uma outra opção, concordo tbm. com "situação de fato"

Wikepedia:

Statu quo é uma expressão latina (in statu quo ante) que designa o estado atual das coisas, seja em que momento for.

Emprega-se esta expressão, geralmente, para definir o estado de coisas ou situações. Na generalidade das vezes em que é utilizada, a expressão aparece como "manter o statu quo", "defender o statu quo" ou, ao contrário, "mudar o statu quo".

O conceito de "statu quo" origina-se do termo diplomático "statu quo ante bellum", que significa "estado actual antes da guerra". A forma 'statu quo' é muitas vezes erroneamente usada como 'status quo', possivelmente por influência do inglês 'status' (= estado).

Na realidade, a expressão não define necessariamente um mau estado, e sim o estado atual das coisas. Em uma citação, por exemplo, "Considerando o statu quo...", considera-se a situação atual.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Statu_quo"


Gilmar Fernandes
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 60