KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

hard core

Portuguese translation: núcleo/grupo resistente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hard core
Portuguese translation:núcleo/grupo resistente
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

19:21 Jul 6, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
English term or phrase: hard core
The already affluent developed countries have sustained – even increased – their affluence, and some developing countries have made very significant progress, but there is a hard core of exceptionally poor countries that remain stranded.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
núcleo resistente
Explanation:
hard core=núcleo, amago,caroço

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-07-06 20:55:24 GMT)
--------------------------------------------------

hard core=part of somthg. which is v. diffc. to change. esp. the most loyal or stubborn member of of a group etc., ut puta:'He was supported by a hard core of MPs who were opposed to any kind of concessions to the reformers'. HC pode ser até (e é) pornografia PESADA; core=caroço; e td. caroço. é DURO=endocarpo DURO de alguns frutos q. encerra uma só semente, como no pêssego; hard=duro, sólido, firme, consistente, endurecido, insensível, rijo, firme, vigoroso, indisputável, persistente, diligente, perseverante, dificil, árduo, custoso, laborioso, pesado. penoso, fatigante, difícil, áspero, inflexivel, implacável, inclemente, opressivo, acerbo, etc. 'A hard bargain' ñ é uma barganha DURA, mas uma venda sem ABATIMENTO; mas, "c is hard in cat (DURO).
Selected response from:

marco lessa
Brazil
Grading comment
Gratíssima
Bjs
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4núcleo resistentemarco lessa
4 +4núcleo duro
Joao Abreu
4 +1núcleo resistente
Edimilson Ferreira
4grupo
Leniel Macaferi
5 -1núcleo endurecido
airmailrpl
3Miolo duro/centro duro
Gad Kohenov


Discussion entries: 4





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
núcleo duro


Explanation:
Um núcleo duro de países

Joao Abreu
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
1 min

agree  Luísa Taveira
2 mins

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: claramente!
16 mins

agree  Alexandra Valle Fernandes: Em pt-pt soa perfeitamente
2 hrs

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
núcleo endurecido


Explanation:
Saúde dos Pés- .. apresenta um núcleo endurecido denominado "higroma" e causa muita dor devido a pressão exercida sobre a musculatura e terminações nervosas.
podossaudedospes.com/cravo.htm


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: pés?? Fala-se de finanças, colega!
15 mins
  -> and your point is ??.. a "hard core" ia a "núcleo endurecido" in your foot or in your finances !

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
núcleo resistente


Language variant: pt(br)

Explanation:
Já ouvi e li em pt(br) a expressão "núcleo duro", que suponho ser uma tradução direta de "hard core", mas na minha opinião trata-se de opção das mais infelizes. Não é fácil traduzir a expressão, mas nesse caso eu tentaria algo como "há um núcleo resistente de países excepcionalmente pobres que insiste em permanecer à parte [?]".

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-07-06 19:30:49 GMT)
--------------------------------------------------

Talvez essa expressão "núcleo duro" tenha sido importada do pt(pt). Se em pt(pt) ela soa bem, eu não saberia dizer. Em pt(br) eu a evitaria.

Edimilson Ferreira
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: al Web Resultados 1 - 10 de cerca de 145.000 Português paginas de "núcleo duro" .br. (0,27 segundos)
18 mins
  -> Continuo a sugerir que não seja utilizado. Soa mal em pt(br).

agree  rhandler
1 hr

agree  Marlene Curtis: Sim, é o termo correto para português do Brasil!
3 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Miolo duro/centro duro


Explanation:
Hardcore

--------------------------------------------------------------------------------
Hardcore é o nome atribuído a uma variação extrema de algo. Hardcore significa literalmente miolo, ou centro, duro. A palavra era usada para designar militantes agressivos e também criminosos.

Em pornografia a palavra se refere a conteúdo sexual explícito
Em música as vertentes hardcore

Gad Kohenov
Israel
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in HebrewHebrew

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
núcleo resistente


Explanation:
hard core=núcleo, amago,caroço

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-07-06 20:55:24 GMT)
--------------------------------------------------

hard core=part of somthg. which is v. diffc. to change. esp. the most loyal or stubborn member of of a group etc., ut puta:'He was supported by a hard core of MPs who were opposed to any kind of concessions to the reformers'. HC pode ser até (e é) pornografia PESADA; core=caroço; e td. caroço. é DURO=endocarpo DURO de alguns frutos q. encerra uma só semente, como no pêssego; hard=duro, sólido, firme, consistente, endurecido, insensível, rijo, firme, vigoroso, indisputável, persistente, diligente, perseverante, dificil, árduo, custoso, laborioso, pesado. penoso, fatigante, difícil, áspero, inflexivel, implacável, inclemente, opressivo, acerbo, etc. 'A hard bargain' ñ é uma barganha DURA, mas uma venda sem ABATIMENTO; mas, "c is hard in cat (DURO).


marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 146
Grading comment
Gratíssima
Bjs
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
2 mins
  -> Thanks.Best

agree  Marlene Curtis
14 mins
  -> Thanks.Best

agree  rhandler
1 hr
  -> Thanks.Best

agree  Edimilson Ferreira: Concordo.
1 hr
  -> Thanks.Best

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
grupo


Explanation:
...um grupo de países extremamente pobres que se mantém

Hard core
This refers to a small group of countries able and willing to enter into closer cooperation with one another. This concept has to be seen in the wider context of flexibility, which should see differentiated integration enshrined in the institutional framework of the Union to prevent hard cores from forming outside this framework (as was the case with the Schengen area).

hard core
Noun
1. the most dedicated and intensely loyal nucleus of a group or movement
(hypernym) clique, coterie, ingroup, inner circle, pack, camp

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-07-06 22:04:15 GMT)
--------------------------------------------------

...um grupo de países extremamente pobres que se mantém desamparado/ em dificuldade.

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32