KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

credit scoring

Portuguese translation: pontuação de crédito


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:credit scoring
Portuguese translation:pontuação de crédito

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
13:54 Feb 13, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
Additional field(s): Real Estate
English term or phrase: credit scoring
Definition from Investopedia:
A statistical analysis performed by lenders and financial institutions to access a person's credit worthiness. Lenders use credit scoring, among other things, to arrive at a decision on whether to extend credit.

Example sentence(s):
  • If you have an existing credit card, the issuer is likely to look at your credit score to decide whether to increase your credit line -- or charge you a higher interest rate, according to a credit scoring study by the Consumer Federation of America and the National Credit Reporting Association. Bankrate, Inc.
  • Credit scoring uses, where available, information from a bank's own records and may include data received from credit reference agencies. British Bankers' Association
  • Credit scoring has been used by some creditors, particularly credit card issuers, for many years as a tool in making credit decisions. Mortgage lenders, however, have only recently begun using credit scoring to decide whether to make a loan and at what price. Federal Trade Commission
Glossary-building KudoZ




This question was created by:
Enrique
Enrique
Argentina


This question is closed

pontuação de crédito
Definition:
Sistema que confere pontos ao consumidor com base nas informações de um relatório de crédito, sendo a pontuação resultante comparada à de outros consumidores com perfis semelhantes. Com essas informações, as financeiras podem prever a probabilidade de uma pessoa pagar um empréstimo e fazer pagamentos sem atraso. É a pontuação de crédito que possibilita obter crédito instantâneo em lugares como lojas eletrônicas e de departamentos.
Selected response from:

Zaum LangS
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +4pontuação de créditoZaum LangS
5Atribuição de grau de riscoClaudia Gomes
5Determinação da capacidade de endividamento
Jose Pereira
4credit scoring
Isabel Vidigal


  

Translations offered


19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
pontuação de crédito


Definition from IGF e vários outros:
Sistema que confere pontos ao consumidor com base nas informações de um relatório de crédito, sendo a pontuação resultante comparada à de outros consumidores com perfis semelhantes. Com essas informações, as financeiras podem prever a probabilidade de uma pessoa pagar um empréstimo e fazer pagamentos sem atraso. É a pontuação de crédito que possibilita obter crédito instantâneo em lugares como lojas eletrônicas e de departamentos.

Example sentence(s):
  • De acordo com Amorin Neto e Carmona (2003, p. 2) “os sistemas de pontuação de crédito definem a probabilidade de um cliente vir a ser ‘bom pagador’ ou ‘mau pagador’ com base em suas características”. - FEA/USP (Universidade de São Paulo)  
  • O relatório de pontuação de crédito comercial da D&B pode ser a ferramenta perfeita quando você precisa tomar decisões rápidas de crédito sem uma análise aprofundada. - Dun & Bradstreet  
  • (...) apoio para o desenvolvimento de sistemas de informação gerencial, sistemas de pontuação de crédito (credit-scoring), bem como ações de fortalecimento institucional: governabilidade, regionalização, transformação institucional, desenvolvimento de novos produtos, entre outras. - Scielo  

Explanation:
Não confundir com o "relatório de crédito" (Credit Report), nem com a "classificação de crédito" (Credit Rating).
Zaum LangS
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Tiago Gil: I agree it should be used as "potuação de crédito" which is done through "Avaliação de Crédito"
17 mins

Yes  Salete: pontuação de crédito (visando a avaliação de risco).
6 hrs

Yes  Antonio Tomás Lessa do Amaral
18 hrs

Yes  Joao_Correa: Exatamente assim, ao "pé da letra".
1 day13 hrs

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
credit scoring


Definition from FEA USP -José O. dos Santos-Rubens Fam:
Trata-se de um modelo de avaliação de crédito baseada em uma fórmula estatística desenvolvida baseada em dados financeiros, cadastrais, patrimoniais e de idoneidade dos clientes.

Example sentence(s):
  • Risco de Crédito: Desenvolvimento de modelo Credit Scoring para a gestão da inadimplência de uma instituição de microcrédito. - IPEA  

Explanation:
Este trabalho teve como objetivo a criação de modelos de credit scoring baseados em redes neurais, através de um estudo de caso. Para a construção dos modelos,foram utilizados dados de 2868 contas de pessoasresidentes em um Estado do Nordeste brasileiro, quereceberam um limite de cheque especial de R$ 50,00.
http://publique.rdc.puc-rio.br/rica/media/ICA01_CorreiaeVell...
Isabel Vidigal
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

46 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Atribuição de grau de risco


Definition from own experience or research:
A atribuição de grau de risco é um processo utilizado pelas instituições de crédito para classificarem os seus clientes para fins de pedidos de empréstimos.

Example sentence(s):
  • A Classificação de Clientes é o processo de atribuição de Grau de Risco. Os Graus de Risco são os seguintes: A, B, C1, C2, C3, D e E, sendo A correspondente ao melhor risco e E ao pior risco. A classificação é, em regra, feita de forma automática de acordo com os modelos aplicacionais Triad, Scoring de Aceitação, Scoring Negócios ou pela Direcção de Crédito. - Millennium bcp  
  • Outros critérios de natureza quantitativa e qualitativa, nomeadamente as características do mercado e da economia onde se encontram inseridas e a qualidade da estrutura accionista são determinantes para a atribuição do referido limite, sendo definidos também sub-limites por maturidade e produto, em função do grau de risco percebido, quer da entidade/cliente, quer do produto em análise. - Caixa Geral de Depósitos  

Explanation:
Esta tradução é válida para o sistema financeiro de Portugal, onde a palavra "scoring" também é bastante utilizada como se pode ver na frase do exemplo.
Claudia Gomes
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Determinação da capacidade de endividamento


Definition from own experience or research:
Determinação da capacidade de endividamento, representado como o racio entre os Capitais Próprios e os Capitais Permanentes

Example sentence(s):
  • Capacidade de Endividamento Capitais Próprios/Capitais Permanentes Mede a capacidade de endividamento a médio e longo prazos. Quando o seu valor é 0.5 os capitais alheios estáveis são iguais aos capitais próprios, o que revela um limite da capacidade de endividamento a médio e longo prazos. - IAPMEI  

Explanation:
Ver tambem glossario do Banco de Portugal sob 'credit worthiness'.
Jose Pereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License