KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

spread

Portuguese translation: discrepância


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:spread
Portuguese translation:discrepância
Entered by: Valeria Verona

00:43 Apr 2, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / Financial Report
English term or phrase: spread
Nesse caso embaixo, não tenho certeza da tradução. Agradeço as suggestões! :-)
If he leaves interest rates where they are now – at a 45-year low – he runs the risk of further fanning the nonchalance of investors to such a degree that the prices of real estate, stocks, and bonds will rise, causing the **spread** between asset valuations and the real economy to widen even more.
Valeria Verona
Argentina
discrepância - mas não deixem de ler minha explicação
Explanation:
Em linhas gerais eu tendo a concordar com o José Antonio - spread, enquanto diferencial entre taxas de captação e empréstimo não é traduzido quando o texto for direcionado ao mercado financeiro, embora seja conveniente traduzi-lo (geralmente como "diferencial de taxas" ou "margem de ganho") se o público alvo for composto por simple mortais. Entretanto NO SEU CONTEXTO ESPECÍFICO, que trata da diferença entre o preço dos ativos e seu valor real, pessoalmente eu optaria por "discrepância". PELO AMOR DE DEUS GENTE, NÃO DIGAM QUE EU FALEI QUE SPREAD SIGNIFICA DISCREPÂNCIA NEM SAIAM POR AÍ TRADUZINDO ASSIM.
Selected response from:

M.Badra
Brazil
Grading comment
Acho a melhor opção para o meu contexto. Obrigado, gente, pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6spread
José Antonio Azevedo
5 +3spread
Marsel de Souza
5 +2discrepância - mas não deixem de ler minha explicação
M.Badra
5amplitude, divergência, extensãoAntónio Ribeiro


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
spread


Explanation:
Não é traduzido no jargão financeiro.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-04-02 11:08:08 (GMT)
--------------------------------------------------

Fonte: 10 anos de experiência como Analista Financeiro do Banco Central do Brasil.

José Antonio Azevedo
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 106

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Januario Palma
9 mins
  -> Obrigado, Januário.

agree  Mafalda d'Orey de Faria: em Portugal tb não!
18 mins
  -> Obrigado, Mafalda.

agree  Ana Almeida
7 hrs
  -> Obrigado, Ana.

agree  Eduardo Queiroz
8 hrs
  -> Obrigado, Eduardo.

agree  Eliane Rio Branco
10 hrs
  -> Obrigado, Eliane.

agree  Marcelo Fogaccia
10 hrs
  -> Obrigado, Marcelo.

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
spread


Explanation:
ou "diferença"


Noticias
... são realizadas diariamente e antecipadamente, em função do aumento da liquidez
do mercado internacional, associado a um aumento no spread entre o custo de ...
www.exportnews.com.br/artigos/aa41.htm - 18k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Companhia Paranaense de Energia - Copel
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... período de capitalização, conforme defini- do abaixo; (f 1 xf 2 ...xf j ) = fator
de variação acumulado da Taxa DI, capita- lizado do spread, entre a data ...
www.debentures.com.br/Informacoes-Mercado/ caderno/CPEL12.pdf - Páginas Semelhantes

Noticias
... que o objetivo destas captações é fazer a proteção com títulos externos, aplicar
nos títulos da dívida interna e ganhar com o spread entre as taxas dos ...
www.debentures.com.br/informacoes-mercado/ noticias.asp?mostra=120&pagina=-2 - 54k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.debentures.com.br ]

[PPT] Slide 1
Formato do arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... A curva de spread entre a swap pré de 180 ea de 30 dias, que indica a expansão
potencial do crédito doméstico, embutia expressivas reduções da Selic em ...
www.ibefrs.com.br/palestras_forum/ otimismo_cenarios.ppt - Páginas Semelhantes

[PDF] Miolo Caderno.p65
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... nesta modalidade são praticadas com encargos financeiros, formados pela Taxa de
Juros de Longo Prazo ( TJLP ), acrescidos de margem (spread) entre 2% e 6% ao ...
www.finep.gov.br/politica_de_fomento/ formas_de_atuacao_FINEP.pdf - Páginas Semelhantes

BDS - Soluções e Informações
... valores. A comparação pode ser com um valor fixo ou com um dos atributos.
SPREAD entre atributos de 2 dias versus um valor. Tantas ...
www.bdscorp.com.br/sitecorp/addinmotorval.aspx - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes

Portal de Economia
... Estrutura da Taxa de Juros - O Spread entre taxas de juros como provisor da
atividade econômica, relação entre as taxas de curto e longo prazos. ...
www.portal.economia.ufpr.br/politicas/monetaria/ mercado_financeiro/indicadores.htm - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Ventura - N1.CHP
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... As outras três variáveis são: o spread entre a taxa de juros dos empréstimos
para capital de giro ea taxa do CDB; o PIB real; ea taxa de inflação medida ...
www.ipea.gov.br/pub/bccj/bc_042j.pdf - Páginas Semelhantes

Pesquisa e Planejamento Econômico - v.26, n.3
... Resumo: Inicialmente discute-se o uso das taxas de juros e do spread entre taxas
de juros para a previsão da atividade econômica, da variação na taxa de ...
www.ipea.gov.br/pub/ppe/ppe263.html - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.ipea.gov.br ]



Marsel de Souza
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 26

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ivana de Sousa Santos: diferença
10 hrs

agree  Marcelo Fogaccia: spread
10 hrs

agree  Roberto Cavalcanti: diferença
11 hrs
  -> Muito obrigado, colegas

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
amplitude, divergência, extensão


Explanation:
É só escolher o termo que melhor se adapte ao contexto geral.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-04-02 00:51:57 (GMT)
--------------------------------------------------

Divergência - é um bom termo em português.
Ver:

Finanças corporativas -
FINANÇAS CORPORATIVAS. ...... Causas da divergência entre geração de lucro e geração
de caixa A importância do fluxo de caixa também é devida à natural ...
www.ief.com.br/finacorp.htm


António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 189

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
discrepância - mas não deixem de ler minha explicação


Explanation:
Em linhas gerais eu tendo a concordar com o José Antonio - spread, enquanto diferencial entre taxas de captação e empréstimo não é traduzido quando o texto for direcionado ao mercado financeiro, embora seja conveniente traduzi-lo (geralmente como "diferencial de taxas" ou "margem de ganho") se o público alvo for composto por simple mortais. Entretanto NO SEU CONTEXTO ESPECÍFICO, que trata da diferença entre o preço dos ativos e seu valor real, pessoalmente eu optaria por "discrepância". PELO AMOR DE DEUS GENTE, NÃO DIGAM QUE EU FALEI QUE SPREAD SIGNIFICA DISCREPÂNCIA NEM SAIAM POR AÍ TRADUZINDO ASSIM.

M.Badra
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Acho a melhor opção para o meu contexto. Obrigado, gente, pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marsel de Souza: Corretíssimo. Eu até propus "diferença" como alternativa e, nos exemplos de "spread" que forneci, busquei exatamente contextos semelhantes. Mas acho que "discrepância" fica até um pouco melhor do que "diferença".
14 mins

agree  Lúcia Lopes: Discrepância ficou excelente, chapeau para o Márcio, cheerS! :-)
2 days17 hrs