KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

key ratio

Portuguese translation: taxa base


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:key ratio
Portuguese translation:taxa base
Entered by: António Ribeiro

21:35 Jun 25, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / statistics
English term or phrase: key ratio
key ratio analysis, termo de gestão ou estatística
Antnio Oliveira
taxa base
Explanation:
Uma sugestão.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5índices-chave; índices principais
Rene Duvekot
5razão crítica
Roberto Cavalcanti
3 +2taxa baseAntónio Ribeiro
1quocientes-chave; quocientes críticosAmilcar


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
taxa base


Explanation:
Uma sugestão.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 189
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: Isso é para finanças, creio eu
1 min

agree  Maria Luisa Duarte: é isso mesmo António!MLD
3 mins
  -> E viva PORTUGAL!!!!!

agree  Sonia Heidemann
15 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
razão crítica


Explanation:
relação crítica

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 195

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
índices-chave; índices principais


Explanation:
.

Rene Duvekot
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
quocientes-chave; quocientes críticos


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 20 hrs 10 mins (2004-06-27 17:45:18 GMT)
--------------------------------------------------

Para o caso de financial ratios, que é o que eu suponho que está aqui em causa, \"razão\" ouve-se, mas \"quociente\" é o que se deveria ouvir, pq fora de contexto \"razão\" (ao contrário de ratio) tem muitos significados. Por exemplo: \"análise de razões\" sugere em princípio algo completmt diferente.

Fundamentando um pouco com Googliologia. Comparando \"anal de razões\" c/ \"anal de quocientes\" o segundo está claramente à frente, esp em contextos financeiros; mas o # de ocorrências de ambas é baixa.

Não tenho de momento maneira de certificar-me, por isso a minha sugestão vai cum grano salis. Todavia eu não traduziria por razão a menos que me provassem que está de pedra e cal, e há muito.



--------------------------------------------------
Note added at 2 days 18 hrs 2 mins (2004-06-28 15:37:13 GMT)
--------------------------------------------------

digo, baixo.

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8