KudoZ home » English to Portuguese » Games / Video Games / Gaming / Casino

to "turn on one"

Portuguese translation: se as coisas as vezes mudam de repente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:to "turn on one"
Portuguese translation:se as coisas as vezes mudam de repente
Entered by: Teresa Bento

12:34 Apr 21, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Games / Video Games / Gaming / Casino / Slang talk
English term or phrase: to "turn on one"
O seguinte excerto é de um jogo de vídeo. O personagem principal (um ladrão) está a falar do pai, que não tinha grandes conhecimentos gramaticais. Porém, era um homem sábio:

"My Dad used to say "When you life revolves around stealing other peoples' dimes, ***don't be surprised if it turns on one every now and then.***"
Dad wasn't big on grammar… But he was the wisest man I ever knew."

Alguma sugestão iluminada sobre o significado desta expressão?
Português de Portugal seria o mais indicado, mas qualquer ajuda é bem-vinda. Obrigada!
Teresa Bento
Portugal
se as coisas as vezes mudam de repente
Explanation:
exemplos:

http://idioms.thefreedictionary.com/turn on a dime
http://www.clichesite.com/content.asp?which=tip 2153

Quem levar a vida enganar os outros não deve ficar surpreendido se as vezes tambem leva uma lição.
Selected response from:

Elvira Alves Barry
Grading comment
Obrigada a todos, especialmente à Elvira. ;)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1se as coisas as vezes mudam de repente
Elvira Alves Barry
4reversão / reverter [see explanation]
José Henrique Lamensdorf
3não te surpreendas se o feitiço se virar contra o feiticeiro
Ana Rita Simões


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
se as coisas as vezes mudam de repente


Explanation:
exemplos:

http://idioms.thefreedictionary.com/turn on a dime
http://www.clichesite.com/content.asp?which=tip 2153

Quem levar a vida enganar os outros não deve ficar surpreendido se as vezes tambem leva uma lição.

Elvira Alves Barry
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos, especialmente à Elvira. ;)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Geraldo Quintas: A expressão é esta. Na tradução perde-se a lógica da frase...
10 hrs
  -> Obrigada, spot

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
não te surpreendas se o feitiço se virar contra o feiticeiro


Explanation:
Entendo o significado dessa frase como: "se passas a vida a roubar os outros, não te surpreendas se o feitiço se virar contra o feiticeiro"

Outras sugestões: "se um dia destes tiveres uma má surpresa" - "se qualquer dia te acontecer algo de mau"...

(parece-me que o "one" é a forma impessoal - "turns on one" = "turns on you" - usada erradamente - daí o pai não ser muito bom com a gramática)

Espero ter ajudado : )

Ana Rita Simões
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
reversão / reverter [see explanation]


Language variant: Brazil

Explanation:
To turn on one[self] é uma reversão.

Contudo acho que a sua melhor opção de tradução seria algo como:

"Se você passa a vida roubando dos outros, não se surpreenda ao ser roubado de vez em quando."

José Henrique Lamensdorf
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3