KudoZ home » English to Portuguese » General / Conversation / Greetings / Letters

What's wrong?

Portuguese translation: Que é que você tem?


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:What's wrong?
Portuguese translation:Que é que você tem?
Entered by: Jorge Freire

19:52 Mar 29, 2007
English to Portuguese translations [Non-PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: What's wrong?
In conversation, inquiring about someone else's health or wellbeing.
Ilse Ackerman
United States
Que é que você tem?
Explanation:
Concordo com a sua dúvida e acho que o que pensa, e eu também, pode muito bem caber num contexto em que me aproximo de uma pessoa com ar preocupado.
«Qual é o problema?» está certo, mas também pode ter conotação agressiva
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Thanks to you and all.....
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3Que é que se passa?sensibi
5 +1qual o problema?xxxLumen
5 +1Que é que você tem?
Jorge Freire
4 +2O que ha de errado?
Beta Cummins
5 +1Que foi? / O que houve?
Paula Mangia Garcia Terra
5O que você(fulano) tem? /O que aconteceu?
Joon Oh
4O que se passa com XXX? / Como é que (XXX, ele ou ela) está ? / Como (XXX, ele ou ela) tem passado ?mfs_trad
4o que ha com ele/ela?
Katarina Peters
4Como vai fulano(a)? Como está fulano(a)?
Marco Pereira


Discussion entries: 9





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
what\'s wrong?
Como vai fulano(a)? Como está fulano(a)?


Explanation:
Just a suggestion!

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2007-03-29 20:00:20 GMT)
--------------------------------------------------

Ou tb....Como tem passado fulano(a)?


Marco Pereira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
what's wrong?
O que se passa com XXX? / Como é que (XXX, ele ou ela) está ? / Como (XXX, ele ou ela) tem passado ?


Explanation:
Há várias hipóteses. Em PT- PT a pergunta tem um âmbito geral, o estado de saúde está pressuposto.




mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
what's wrong?
Que é que se passa?


Explanation:
When inquiring someone about health or wellbeing, in european portuguese is not asked " O que é que há de errado?', this would be something used in Brazil.

sensibi
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marco Pereira: OLá. Desculpa mas nós tb não dizemos assim...
22 mins

neutral  Katarina Peters: concordo com Marco - no Brasil nao se usa...
1 hr

agree  Susy Ordaz
1 hr

agree  MARTA SOUSA: será a forma mais natural de dizer em Portugal
14 hrs

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
what's wrong?
o que ha com ele/ela?


Explanation:
ou: o que é que esta se passando com ela/ele?

Katarina Peters
Canada
Specializes in field
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 16

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
what's wrong?
O que você(fulano) tem? /O que aconteceu?


Explanation:
sugestão

Joon Oh
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
what's wrong?
O que ha de errado?


Explanation:
ditto.

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2007-03-29 20:08:35 GMT)
--------------------------------------------------

Ilse,

If something is obviously the matter with that person, then 'what's wrong' would be the way to go.
Good luck ;)

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2007-03-29 20:19:34 GMT)
--------------------------------------------------

Portuguese-BR

Beta Cummins
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcia Gascon: O que há de errado? yes perfect
5 mins
  -> Thank you, Marcia :)

agree  Luiza Modesto: O que há de errado com ela/ele? :)
15 mins
  -> Obrigada, Luiza :)

49 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
what's wrong?
qual o problema?


Explanation:
Outra possibilidade

xxxLumen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra
1 hr
  -> Obrigada!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
what's wrong?
Que é que você tem?


Explanation:
Concordo com a sua dúvida e acho que o que pensa, e eu também, pode muito bem caber num contexto em que me aproximo de uma pessoa com ar preocupado.
«Qual é o problema?» está certo, mas também pode ter conotação agressiva

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 29
Grading comment
Thanks to you and all.....

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Denise Miranda: Concordo com você, Jorge. No Brasil se perguntaria assim também.
14 hrs
  -> Obrigado, Denise!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
what's wrong?
Que foi? / O que houve?


Explanation:
Ilse, geralmente, é desta forma que pergunto o que há de errado com alguém da minha família e/ou meus amigos.

Espero ter ajudado. =)

--------------------------------------------------
Note added at 17 horas (2007-03-30 13:13:08 GMT)
--------------------------------------------------

Muito bem lembrado pela colega Denise.

Que foi? --> Dependendo da entonação, pode ser uma pergunta agressiva.
Para perguntar o "problema" de alguém com "Que foi?", a frase deverá ser dita de forma neutra, e não de forma elevada.

Paula Mangia Garcia Terra
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in ItalianItalian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Denise Miranda: Esta seria uma maneira polida de se perguntar, sem mencionar "problema" ou "errado", que poderiam, conforme a entonação, conferir um sentido agressivo à pergunta!
10 hrs
  -> Obrigada Denise!! Claro, depende da entonação. =) Vou inserir uma nota.




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (2): Jorge Rodrigues, xxxLumen