KudoZ home » English to Portuguese » General / Conversation / Greetings / Letters

Budgeting

Portuguese translation: orçamentação/elaboração de um orçamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Budgeting
Portuguese translation:orçamentação/elaboração de um orçamento
Entered by: Trans_Interp

13:22 Oct 30, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: Budgeting
Budgeting can help everyone manage their money but it is especially important when you have a limited income. For example, make sure you don't spend all your money in a week, buy food in the supermarket and cook at home instead of buying take aways..... etc. etc. this will help you to keep out of debt.

Thank you
Trans_Interp
orçamentação/elaboração de um orçamento
Explanation:
espero que ajude:)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
obrigada a todos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7orçamentação/elaboração de um orçamento
Mariana Moreira
4 +3Fazer orçamentos
CristinaPereira
5previsão de custos
Pedro Gonçalves
4 +1orçamentação / (preparação/feitura de) Orçamentorhandler


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
budgeting
orçamentação/elaboração de um orçamento


Explanation:
espero que ajude:)

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 202
Grading comment
obrigada a todos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado
8 mins
  -> Obrigada, Manuel

agree  luzia fortes
10 mins
  -> Obrigada, Luzia

agree  Humberto Ribas
40 mins
  -> Obrigada, Humberto

agree  Fernando Fonseca
54 mins
  -> Obrigada, Fernando

agree  Cristina Santos: elaboração de um orçamento
2 hrs
  -> Obrigada, Cristina

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> Obrigada, Marlene

agree  Samanta Paralta
7 hrs
  -> Obrigada, Samanta

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
budgeting
Fazer orçamentos


Explanation:
Neste contexto.

Fazer/seguir orçamentos (Ou um orçamento)

CristinaPereira
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
40 mins
  -> Obrigada, Humberto

agree  Katarina Peters
1 hr
  -> Obrigada, Katarina

agree  Icaro_G
2 days1 hr

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
budgeting
orçamentação / (preparação/feitura de) Orçamento


Explanation:
Que o Houaiss assim define:

n substantivo masculino
ato ou efeito de orçar, de calcular, de estimar
1 avaliação ou cálculo aproximado do custo de (obra, empreendimento, serviço etc.); estimativa, cômputo
Ex.: o o. de uma restauração
2 cálculo da receita e da despesa; pormenorização da receita e da aplicação de recursos a serem disponibilizados para certa finalidade
Ex.: o o. dos investimentos de uma empresa


Embora se use, a palavra "orçamentação" ( 143,000 Portuguese pages for orçamentação. ) não está nos bons dicionários (Houaiss e Aurélio) que tenho.

Exemplos:

[PDF] Previsão Em áreas relacionadas com vendas e orçamentação;
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Orçamentação. Previsão de recursos a afectar. Logística. Previsão de população e tráfego. Referências. A Tetra Pak Portugal SA. utiliza esta solução para ...
www.pse.pt/Documentos/Solução Previsão.pdf

[DOC] A orçamentação como conflito de interesses
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Hoje ainda encontramos traços etmológicos da palavra "orçamento" quando ouvimos, por exemplo, sobre o "pacote orçamentário" encaminhado pelo Congresso e o ...
www.unifra.br/professores/mariadolores/conflito de interess...

Exemplos de "preparação do orçamento":

[DOC] Good practices
File Format: Microsoft Word - View as HTML
A preparação do Orçamento anual é apenas uma das etapas do processo permanente de planificação. Assim, a fase da preparação do orçamento, que começa, ...
www.dnpo.gov.mz/sis_info/orcamento/Guiao_doadores-e-orcamen...


Tomislav R. Femenick
A supervisão do trabalho de preparação de orçamento deve ser feito por uma comissão de orçamento, constituída de diversos membros do grupo da cúpula ...
www.tomislav.com.br/sala_de_aula/custos_gerenciais.php?pg=c...




rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
34 mins
  -> Obrigado, Humberto!

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
budgeting
previsão de custos


Explanation:
Neste caso específico, penso que se adequa bem. É apenas mais uma sugestão. Bom trabalho!

Example sentence(s):
  • "Faça uma previsão de custos mensal..."
Pedro Gonçalves
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4