KudoZ home » English to Portuguese » General / Conversation / Greetings / Letters

A moody person

Portuguese translation: pessoa de temperamento instável


17:57 Jul 2, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: A moody person
Its a psychological profile or a type of behaviour - a moody person
Luiz
Portuguese translation:pessoa de temperamento instável
Explanation:
Um "moody person" não é a pessoa constantemente de mau humor, mas aquela que varia entre extremos como alegria e melancolia, simpatia e distanciamento.
Selected response from:

Paul Dixon
Brazil
Grading comment
Thank you!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8pessoa temperamental
Marsel de Souza
5 +6instável
Roberto Cavalcanti
5 +2É só escolher a que melhor se adapta ao contextoAntónio Ribeiro
5pessoa soturna/melancólica/macambúzia
Clauwolf
5pessoa de temperamento instável
Paul Dixon
4uma pessoa rabugenta / caprichosawana
4pessoa de humor instável
Charles Fontanetti
5 -1lunática
Cosmonipolita
3pessoa de humores variáveis
Paula Pereira Fernandes
3pessoa dada a maus humoresAmilcar


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
a moody person
lunática


Explanation:
-

Cosmonipolita
Argentina
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Rita Santiago: No Brasil, lunático é louco. Moody seria, coloquialmente, 'de lua', ou seja aquele cujo humor varia com a lua.
1 hr
  ->  Exatamente, lunático vem do latim "luna" que tornou-se "lua" em português. O sentido de "louco" é o sentido inicial : uma pessoa sujeita à influência perniciosa da lua, considerada portanto como periodicamente "louca".

disagree  Amilcar: Papageno diz (com anarita): lunático NãO é moody, nada-nada
1 day13 hrs
  -> Queria somente explicar a origem da palavra. Em portugûes "lunático" prevaleceu el sentido inicial. Em francês e em español "lunático" significa "moody".

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
a moody person
instável


Explanation:
cujo humor varia

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: de temperamento instável
4 mins
  -> Grato

agree  Cecilia Bartalotti
11 mins
  -> Grato

agree  Ricardo Fonseca
39 mins
  -> Grato

agree  Ana Rita Santiago: De temperamento instável. Coloquialmente, pessoa "de lua".
59 mins
  -> Grato

neutral  ROCHA-ROBINSON: fica estranho sem 'temperamento' - pessoa instável = meia-louca...não?
1 hr
  -> é o mais comum

agree  Sonia Heidemann
1 day16 hrs
  -> Grato

agree  Susanna Sun: Meio-louca, acho que "meia-louca" está gramaticalmente incorreto.
7 days

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
a moody person
pessoa temperamental


Explanation:
ou ...

pessoa geniosa/imprevisível/instável

Fonte: VocabuLando - Vocabulário Prático Inglês-Português

Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ROCHA-ROBINSON: :)
2 mins
  -> Obrigado, Steven!

agree  Javier Ramos
27 mins
  -> Obrigado, Javier.

agree  Nina Seabra
1 hr

agree  Teresa Domingos: É mais correcto em Pt-Pt.
2 hrs

agree  Caroline Abate
11 hrs

agree  Hermann
15 hrs

agree  xxxManzoni
20 hrs

agree  Jorge Freire
1 day1 hr

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a moody person
pessoa de humor instável


Explanation:
Humor instável.

Charles Fontanetti
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
a moody person
pessoa de humores variáveis


Explanation:
Não subscrevo o texto que se segue :)

Horas Negras: Mulheres...
... As mulheres são bichos dificeis... de humores variaveis. Tão depressa
estão deprimidas, como ficam bem humoradas sem explicação... ...
horasnegras.blogs.sapo.pt/arquivo/016435.html - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2004-07-02 18:07:13 GMT)
--------------------------------------------------

ou inconstante

- NBP - Programas
... topo, Carla Mendes. É uma pessoa de humor inconstante. Foi criada pela
sua avó Milu, e portanto carrega muito da sua espiritualidade. ...
www.nbp.pt/programas.php?prgarea=2&idprog=13 - 83k - Em cache - Páginas Semelhantes

Paula Pereira Fernandes
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
a moody person
pessoa soturna/melancólica/macambúzia


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 65

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a moody person
uma pessoa rabugenta / caprichosa


Explanation:
ou simplesmente de mau humor

wana
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
É só escolher a que melhor se adapta ao contexto


Explanation:
O Dicionário Porto Editora dá as sugestões seguintes:

Moody (adj): taciturno, melancólico, carrancudo, rabugento, mal disposto, sorumbático, instável de temperamento

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann: instável de temperamento
1 day12 hrs

agree  Susanne Rindlisbacher
3 days13 mins

1 day13 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
pessoa dada a maus humores


Explanation:
?

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 days6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
a moody person
pessoa de temperamento instável


Explanation:
Um "moody person" não é a pessoa constantemente de mau humor, mas aquela que varia entre extremos como alegria e melancolia, simpatia e distanciamento.

Paul Dixon
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23
Grading comment
Thank you!