KudoZ home » English to Portuguese » General / Conversation / Greetings / Letters

ate through

Portuguese translation: A LAGARTINHA COMILONA FUROU DE UM LADO AO OUTRO SEM PARAR


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ate through
Portuguese translation:A LAGARTINHA COMILONA FUROU DE UM LADO AO OUTRO SEM PARAR
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

22:55 Jul 31, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: ate through
The caterpillar ate through a pear.

Estou a tentar traduzir um livro de historias Ingles para a minha filha ler em Portugues, mas nao sei como traduzir "ate through".
E a historia de uma largatinha que come uma pera. No livro pode ver-se que a caterpillar fez um buraco de um lado ao outro da pera, mas nao comeu a pera toda, apenas essa parte da pera.
Como e que eu posso traduzir "ate through" de maneira a que fique claro a ideia de que a largatinha fez um buraco de um lado ao outro da fruta comendo apenas essa parte.

Muito obrigada.
xxxInes Cas
comeu (papou)/devorou de lado a lado / de um lado ao outro
Explanation:
Não sei que idade tem a sua filha, se fosse uma tradução para a minha do meio (tem 9) acho que ela entenderia o conceito).
BOAS LEITURAS e parabéns "porque de pequenino se torce o pepino"

--------------------------------------------------
Note added at 13 hrs 23 mins (2004-08-01 12:19:08 GMT)
--------------------------------------------------

ou A LAGARTINHA COMILONA FUROU DE UM LADO AO OUTRO SEM PARAR

Existe essa história (ou muito similar):
CARLE, Eric - A lagartinha comilona - Círculo dos Leitores / Ficção
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5fez um buraco (comeu) de um lado ao outroAntónio Ribeiro
5 +2comeu através
Lúcia Lopes
5 +1roeu a pera de lado a lado
MLeiria
5a largartinha comeu e comeu até furar a pêra de um lado para outro
airmailrpl
4 +1cavou/furou um túnel com a boca
ROCHA-ROBINSON
5comeu (papou)/devorou de lado a lado / de um lado ao outro
María Leonor Acevedo-Miranda
4atravessou comendo parte da pêra
Diogo Santos


Discussion entries: 2





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
fez um buraco (comeu) de um lado ao outro


Explanation:
A lagarta fez um buraco (comeu) a pera de um lado ao outro.

Entre parênteses está uma segunda alternativa.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-07-31 23:00:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Você mesma o diz na sua explicação. Não vejo outra maneira de o dizer.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  wana
1 min

agree  Claudio Mazotti
9 mins

agree  Valeria Verona
21 mins

agree  Cecilia Bartalotti
3 hrs

agree  Brigith Guimarães
18 hrs

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cavou/furou um túnel com a boca


Explanation:
outras opções... (para crianças) HTH

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2004-07-31 23:12:48 GMT)
--------------------------------------------------

atravessou (nome da fruta), cavando um túnel com a boca...

ROCHA-ROBINSON
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: "túnel" - palavra muito complexa para crianças.
10 mins
  -> ??

agree  Lúcia Lopes: nem tanto, caro António: criancinhas já cavam túneis na areia desde pequeninas, não é não? :-)
4 hrs
  -> obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
atravessou comendo parte da pêra


Explanation:
Penso que assim será fácil para a criança perceber. Cumprimentos e boas leituras :)

Diogo Santos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
comeu através


Explanation:
A lagartinha foi comendo, comendo, comendo.... até que atravessou a pera e alcançou o outro lado! :-)

Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: a frase toda está perfeita, porém "comer através" parece-me forçado...
8 hrs

agree  Paulo Celestino Guimaraes: concordo ...por mais estranho q possa parecer...é sim o uso que concede naturalidade a termos e expressões...excelente domingo!!
11 hrs
  -> I thought extended might mean in time or in scope, whereas prolonged can only mean in time.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
roeu a pera de lado a lado


Explanation:
+

MLeiria
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Javier Ramos
2 hrs
  -> obrigado

disagree  Claudio Mazotti: desculpe-me, mas para roer é preciso ter dentes...rs
3 hrs
  -> roer: destruir; corroer; desgastar; ulcerar com o atrito;

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
740 days
  -> obrigado

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
a largartinha comeu e comeu até furar a pêra de um lado para outro


Explanation:
a largartinha comeu e comeu até furar a pêra de um lado para outro

ate through => ate a hole through

a largartinha comeu e comeu até furar a pêra de um lado para outro

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
comeu (papou)/devorou de lado a lado / de um lado ao outro


Explanation:
Não sei que idade tem a sua filha, se fosse uma tradução para a minha do meio (tem 9) acho que ela entenderia o conceito).
BOAS LEITURAS e parabéns "porque de pequenino se torce o pepino"

--------------------------------------------------
Note added at 13 hrs 23 mins (2004-08-01 12:19:08 GMT)
--------------------------------------------------

ou A LAGARTINHA COMILONA FUROU DE UM LADO AO OUTRO SEM PARAR

Existe essa história (ou muito similar):
CARLE, Eric - A lagartinha comilona - Círculo dos Leitores / Ficção

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 16
Grading comment
Muito obrigada!