KudoZ home » English to Portuguese » Geography

costal shelf

Portuguese translation: plataforma costeira


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:costal shelf
Portuguese translation:plataforma costeira
Entered by: João Roque Dias

16:12 Feb 14, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Geography
English term or phrase: costal shelf
Can some one tell me how to say this in PT-PT?
There isn't really any context because this appears in a poem (of all places!).
But, just for the record, the line is, "It deepen like a costal shelf"
Thanks
Paula Vaz-Carreiro
plataforma costeira
Explanation:
ou "plataforma continental". Mas, num poema, tudo isto me parece muito "técnico"...
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada João, e obrigada a todos também.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3plataforma costeira
João Roque Dias
5Promontório
Ana Carneiro
4plataforma costeira
P Forgas
3 +1profundezas do oceano
Ricardo Fonseca


Discussion entries: 3





  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
plataforma costeira


Explanation:
ou "plataforma continental". Mas, num poema, tudo isto me parece muito "técnico"...

João Roque Dias
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada João, e obrigada a todos também.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Burmester Baptista
1 hr

agree  Henrique Serra
1 hr

agree  António Ribeiro
5 hrs

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
plataforma costeira


Explanation:
não acho que seja muito poético, mas é isso aí...

Descrição - Minho -
... As baixas profundidades retiram importância ao vento e aos fenómenos de upwelling - downwelling na plataforma costeira adjacente. Resultados de modelação. ...
www.maretec.mohid.com/Estuarios/MenusEstuarios/ Descri%C3%A7%C3%A3o/descricao_Minho.htm - 24k - Cached - Similar pages

3º Simpósio sobre a Margem Continental Ibero Atlântica
... as variações espaciais no comportamento dos sedimentos: segundo a orientação EO,para obter informação transversalmente à plataforma costeira (Fig.2), e ...
www.letras.up.pt/geograf/APEQ/p8.html


P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
profundezas do oceano


Explanation:
decresce como as profundezas do oceano

se fosse algo técnico teria de ser plataforma continental, tratando-se de um poema parece-me melhor esta sugestão...

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
1 hr
  -> obrigado

16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Promontório


Explanation:
Promontório.
Tratando-se de poesia, nada melhor que o velho Camões.
Se o link funcionar, encontra-se no Canto 50.
Boa sorte!



    Reference: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/bvc/lusiadas/canto05.pdf
Ana Carneiro
Portugal
Native speaker of: Portuguese