KudoZ home » English to Portuguese » Geology

baseflow input

Portuguese translation: contribuição do aquífero (subterrâneo)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:baseflow input
Portuguese translation:contribuição do aquífero (subterrâneo)
Entered by: rhandler

17:36 Mar 10, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Geology / contaminations
English term or phrase: baseflow input
In addition, there are rivers closer to the site which influence the groundwater flow in the site area.
These are located at a distance of approximately 100 m and approximately 800 m east of the site and receive groundwater baseflow input from the alluvial deposits and weathered bedrock aquifer.

Baseflow input significa a contribuição do aquífero para o caudal do rio, mas deve haver uma forma mais curta de traduzir.

Obrigada por qualquer sugestão!
Cristina Borges
Hong Kong
contribuição do aquífero (subterrâneo)
Explanation:
A vazão total do rio é o resultado da contribuição do aquífero subterrâneo mais o deflúvio superficial, nas épocas de chuva. As chuvas, em parte, penetram no terreno, quando recarregam o aquífero subterrâneo, e em parte escoam pela superfície até os corpos d'água. Veja estes exemplos:

[PDF] SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA - SEINFRA SUPERINTENDÊNCIA DE ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Vazão escoada: Qesc = 326 mm ; desses 92% são contribuição do aqüífero ... contribuição do aqüífero. A estimativa calculada por um método empírico ...
www.srh.ba.gov.br/publicacoes/arquivos/superficial/relatori...

MODELAGEM DE QUALIDADE DA ÁGUA O MODELO QUAL2E Para modelagem da ...
... captações, entradas de tributários e de vazões incrementais, que podem ser positivas (contribuição do aquífero para o rio ou escoamento superficial que ...
www.hidro.ufrj.br/pqarj/geral/qualagua/modelag/modelo/model...

[PDF] Escoamento Superficial • Análise do Hidrograma Hidrograma Unitário
File Format: PDF/Adobe Acrobat
que corresponde ao fluxo devido à contribuição do aqüífero (região saturada do solo com água em movimento) aos canais superficiais. ...
www.dec.feis.unesp.br/jeffno/hidrograma unitario.pdf

[PDF] HIDROGEOQUÍMICA DO AQÜÍFERO CAIUÁ NO ESTADO DO PARANÁ ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Figura 4: Águas subterrâneas do Aqüífero Caiuá (pontos vazios) e águas subterrâneas com contribuição do Aqüífero Serra Geral (pontos cheios). Groundwaters ...
http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/geociencias/arti...

Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada, é mesmo isto.
Bom dia!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4contribuição do aquífero (subterrâneo)rhandler
4caudal de base
P Forgas


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
caudal de base


Explanation:
EN 0112 base flow syn. base runoff;
Part of the discharge which enters a stream channel mainly from groundwater, but also from lakes and glaciers during long periods when no precipitation or snowmelt occurs.

PT 0112 Caudal de base sin. escoamento de base;
Parte do caudal de um curso de água proveniente de águas subterrâneas, lagos ou glaciares, durante longos períodos em que não ocorre precipitação ou fusão de neve.

http://webworld.unesco.org/water/ihp/db/glossary/glu/EN/GF01...

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela ajuda, mas isso só explica "baseflow". Eu gostaria de saber se existe algo que traduza o "input", que significa a contribuição do aquífero para o caudal do rio


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
contribuição do aquífero (subterrâneo)


Explanation:
A vazão total do rio é o resultado da contribuição do aquífero subterrâneo mais o deflúvio superficial, nas épocas de chuva. As chuvas, em parte, penetram no terreno, quando recarregam o aquífero subterrâneo, e em parte escoam pela superfície até os corpos d'água. Veja estes exemplos:

[PDF] SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA - SEINFRA SUPERINTENDÊNCIA DE ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Vazão escoada: Qesc = 326 mm ; desses 92% são contribuição do aqüífero ... contribuição do aqüífero. A estimativa calculada por um método empírico ...
www.srh.ba.gov.br/publicacoes/arquivos/superficial/relatori...

MODELAGEM DE QUALIDADE DA ÁGUA O MODELO QUAL2E Para modelagem da ...
... captações, entradas de tributários e de vazões incrementais, que podem ser positivas (contribuição do aquífero para o rio ou escoamento superficial que ...
www.hidro.ufrj.br/pqarj/geral/qualagua/modelag/modelo/model...

[PDF] Escoamento Superficial • Análise do Hidrograma Hidrograma Unitário
File Format: PDF/Adobe Acrobat
que corresponde ao fluxo devido à contribuição do aqüífero (região saturada do solo com água em movimento) aos canais superficiais. ...
www.dec.feis.unesp.br/jeffno/hidrograma unitario.pdf

[PDF] HIDROGEOQUÍMICA DO AQÜÍFERO CAIUÁ NO ESTADO DO PARANÁ ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Figura 4: Águas subterrâneas do Aqüífero Caiuá (pontos vazios) e águas subterrâneas com contribuição do Aqüífero Serra Geral (pontos cheios). Groundwaters ...
http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/geociencias/arti...



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 62
Grading comment
Obrigada, é mesmo isto.
Bom dia!