KudoZ home » English to Portuguese » Geology

karst

Portuguese translation: Carste/Carso/Karst


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:karst
Portuguese translation:Carste/Carso/Karst
Entered by: Mariana Moreira

09:59 Jul 3, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Geology / topography
English term or phrase: karst
limestone formations
Joana
Carste/Carso/Karst
Explanation:
Carste
Carste ou Carso ou ainda Karst, também conhecido como relevo cárstico ou sistema cárstico, é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, vales secos, vales cegos, cones cársticos, rios subterrâneos, canhões fluviocársicos, paredões rochosos expostos e lapiás. O relevo cárstico ocorre predominantemente em terrenos constituídos de rocha calcária, mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e rochas dolomíticas. O termo Carste deriva do alemão Karst (em português, Carso), nome de uma região que seestende do norte da Itália até o sudoeste da Eslovênia e o noroeste da Croácia. O nome local em língua eslovena Kras, significa aproximadamente "campo de pedras calcárias". A região também é chamada Carso em italiano. Esta região possui um sistema geológico cárstico e foi a primeira região onde esse fenômeno foi estudado.



espero que ajude:)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Carste/Carso/Karst
Mariana Moreira
5karst
Lucio Pereira
4carst
Humberto Ribas
4cársico/cársicoKadja Bless


Discussion entries: 2





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Carste/Carso/Karst


Explanation:
Carste
Carste ou Carso ou ainda Karst, também conhecido como relevo cárstico ou sistema cárstico, é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, vales secos, vales cegos, cones cársticos, rios subterrâneos, canhões fluviocársicos, paredões rochosos expostos e lapiás. O relevo cárstico ocorre predominantemente em terrenos constituídos de rocha calcária, mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e rochas dolomíticas. O termo Carste deriva do alemão Karst (em português, Carso), nome de uma região que seestende do norte da Itália até o sudoeste da Eslovênia e o noroeste da Croácia. O nome local em língua eslovena Kras, significa aproximadamente "campo de pedras calcárias". A região também é chamada Carso em italiano. Esta região possui um sistema geológico cárstico e foi a primeira região onde esse fenômeno foi estudado.



espero que ajude:)


Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa
4 mins
  -> Ligia, obrigada

agree  Gad Kohenov: Carso. See my remark to asker.
29 mins
  -> Desertfox, obrigada

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cársico/cársico


Explanation:
Universidade Aberta Lisboa e Secção de Pedologia(UTL/ISA)

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2008-07-03 10:07:54 GMT)
--------------------------------------------------

cársico ou cárstico

Kadja Bless
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
karst


Language variant: carst

Explanation:
Moro perto da região onde é localizado um aqüífero denominado "Aqüífero Karst ou Carst"

Example sentence(s):
  • O aqüífero Karst fica localizado ao norte da região urbana de Curitiba, com uma área de 5.740 km2 e uma produção potencial estimada de 51,08m3/s (Jica 1995) ...
  • As propostas paranaenses abordam, em grande parte, a inclusão de informações sobre o Aqüífero Carst Paraná/São Paulo e Aqüífero Guarani”, lembrou Rasca. ...

    Reference: http://br.geocities.com/blogufpr/2005/03/o-aqfero-karst.html
    Reference: http://www3.pr.gov.br/meioambiente/noticias/portal/noticiasc...
Lucio Pereira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese