KudoZ home » English to Portuguese » Geology

Country-rock inclusion calculations to measure grade dilution.

Portuguese translation: cáculos de inclusão da rocha encaixante para medir a diluição do teor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Country-rock inclusion calculations to measure grade dilution.
Portuguese translation:cáculos de inclusão da rocha encaixante para medir a diluição do teor
Entered by: António Ribeiro

14:32 Feb 13, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Geology
English term or phrase: Country-rock inclusion calculations to measure grade dilution.
Isto é uma função de um geólogo numa mina de diamantes. Se fosse possível uma explicação da tradução proposta, agradecia.
Pedro Coral Costa
cáculos de inclusão da rocha encaixante para medir a diluição do teor
Explanation:
country rocks

Definition a general term applied to the rock surrounding and penetrated by mineral veins; in a wider sense applied to the rocks invaded by and surrounding an igneous intrusion

rochas encaixantes

http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller


COUNTRY ROCK = teh rock bodies which enclose an intrusive mass of igneous rock, or series of mineral veins, or replacement bodies

The Penguin Dictionary of Geology


CJ 29 - Geologia -
... holocristalina e granular. APÓFISE FILONIANA: Prolongamento da massa eruptiva
que penetra na rocha encaixante. GRAUVAQUE: Rocha sedimentar ...
www.ajc.pt/cienciaj/n29/geologia.php


Vamos para o laboratório -
... Quando este processo se deve ao aquecimento provocado por um corpo ígneo
na rocha encaixante, o metamorfismo diz-se de contacto. ...
www.geopor.pt/gne/geolab/rocmeta/intro_meta.html




--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-13 21:41:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Country rock = rocha encaixante

Sou geológo há mais de 30 anos e sempre vi esta tradução para português.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-13 21:48:16 (GMT)
--------------------------------------------------

Endometamorfismo

O mesmo que endomorfismo ou metamorfismo endomórfico. Tipo de metamorfismo que se passa no interior de corpo intrusivo, em virtude da proximidade das rochas encaixantes. Tal metamorfismo resulta,geralmente: 1) da assimilação parcial ou completa de fragmentos da rocha encaixante no seio da rocha intrusiva; 2) das mudanças dos equilíbrios termo-dinâmicos no seio do magma intrusivo, devidas à simples proximidade da rocha encaixante. Tal metamorfismo tem lugar, como é óbvio, na orla magmática de contacto do corpo intrusivo com a rocha encaixante.


Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Muito obrigado pela ajuda e pelas referências.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5cáculos de inclusão da rocha encaixante para medir a diluição do teorAntónio Ribeiro
4 +1cálculos incluindo a ganga rochosa para medir a redução do teorrhandler
5Cálculos de inclusão em hasteais para medição da diluição do teor
João Roque Dias


  

Answers


53 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
country-rock inclusion calculations to measure grade dilution.
Cálculos de inclusão em hasteais para medição da diluição do teor


Explanation:
PT-PT

Fonte: Eurodicautom

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2005-02-13 15:31:58 GMT)
--------------------------------------------------

Também em

http://www.rexmining.com/rdmc/Linksandinfo/glossary.htm

João Roque Dias
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: hasteal não é "country rock" (rocha encaixante).
6 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
country-rock inclusion calculations to measure grade dilution.
cálculos incluindo a ganga rochosa para medir a redução do teor


Explanation:
Inicialmente, a definição geológica de "country-rock": rochas que rodeiam a jazida de minério. Também usado para referir-se às rochas em ambos os lados de um veio. Em português, "ganga", que o Dicionário Houaiss assim define:

n substantivo feminino
1 Rubrica: mineralogia.
parte não aproveitável de uma jazida, filão ou veeiro

Veja mais termos geológicos neste glossário:
www.nswmin.com.au/virtual_tours/option_9_7/media/pdf/glossa...

Quanto a "grade dilution", que estou traduzindo como "redução do teor" (grade=teor), veja este texto (primeira referência, abaixo):

Unlike ore grade, which is a parameter given by nature, the degree of ore-grade dilution is a technical parameter, indicating the difference between ore grade and head grade (the grade of mined ore that is fed to a concentration plant). Ore-grade dilution results from imperfections in the blasting operation that increase the waste per tonne of ore extracted from the mine. Thus, if ore-grade dilution increases, the amount of waste also increases, and vice versa.


    Reference: http://web.idrc.ca/en/ev-31014-201-1-DO_TOPIC.html
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 62

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
7 hrs
  -> Obrigado, Clauwolf

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
cáculos de inclusão da rocha encaixante para medir a diluição do teor


Explanation:
country rocks

Definition a general term applied to the rock surrounding and penetrated by mineral veins; in a wider sense applied to the rocks invaded by and surrounding an igneous intrusion

rochas encaixantes

http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller


COUNTRY ROCK = teh rock bodies which enclose an intrusive mass of igneous rock, or series of mineral veins, or replacement bodies

The Penguin Dictionary of Geology


CJ 29 - Geologia -
... holocristalina e granular. APÓFISE FILONIANA: Prolongamento da massa eruptiva
que penetra na rocha encaixante. GRAUVAQUE: Rocha sedimentar ...
www.ajc.pt/cienciaj/n29/geologia.php


Vamos para o laboratório -
... Quando este processo se deve ao aquecimento provocado por um corpo ígneo
na rocha encaixante, o metamorfismo diz-se de contacto. ...
www.geopor.pt/gne/geolab/rocmeta/intro_meta.html




--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-13 21:41:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Country rock = rocha encaixante

Sou geológo há mais de 30 anos e sempre vi esta tradução para português.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-13 21:48:16 (GMT)
--------------------------------------------------

Endometamorfismo

O mesmo que endomorfismo ou metamorfismo endomórfico. Tipo de metamorfismo que se passa no interior de corpo intrusivo, em virtude da proximidade das rochas encaixantes. Tal metamorfismo resulta,geralmente: 1) da assimilação parcial ou completa de fragmentos da rocha encaixante no seio da rocha intrusiva; 2) das mudanças dos equilíbrios termo-dinâmicos no seio do magma intrusivo, devidas à simples proximidade da rocha encaixante. Tal metamorfismo tem lugar, como é óbvio, na orla magmática de contacto do corpo intrusivo com a rocha encaixante.




António Ribeiro
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 79
Grading comment
Muito obrigado pela ajuda e pelas referências.