KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

Whistleblower (em pt-pt, por favor)

Portuguese translation: delactor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Whistleblower (em pt-pt, por favor)
Portuguese translation:delactor
Entered by: Ana Carneiro

11:47 May 24, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics
English term or phrase: Whistleblower (em pt-pt, por favor)
Caros colegas,
Não sei como traduzir isto, embora genericamente se pudesse traduzir como "Denunciante". No entanto acho este termo um pouco pobre. Segundo apurei um Whistleblower é:
"someone in an organization who witnesses behavior by members that is either contrary to the mission of the organization, or threatening to the public interest, and who decides to speak out publicly about it. For instance, Jeffrey Wigand is a well-known whistleblower in the United States for his role in the Big Tobacco scandal, revealing that executives of the companies knew that cigarettes were addictive and that they added other carcinogenic ingredients to the cigarettes." (Webster's Online Dictionary).
Alguém terá uma ideia luminosa?
TIA
Ana Carneiro
Portugal
delactor
Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2005-05-24 19:37:22 (GMT)
--------------------------------------------------

delator - sem o \"c\", peço desculpa pela falha...
Selected response from:

Ricardo Fonseca
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos. Esta parece-me a melhor solução para o meu contexto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +10denunciante
Carlos Angelo
5 +3delactor
Ricardo Fonseca
4 +2bufo
amatos amatos
4 +1[Jeffrey Wigand e' muito conhecido por] ter colocado/botado a boca no trombone ...
Eduardo Queiroz
4 +1alcagüete
airmailrpl
4a pessoa que denuncia prácticas ilegais, corruptas, etc. dentro da organização
Michael Powers (PhD)
4denunciador de escândalos
Claudia Costa
4dedo duro
airmailrpl


  

Answers


0 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +10
whistleblower (em pt-pt, por favor)
denunciante


Explanation:
No Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2005-05-24 11:50:08 GMT)
--------------------------------------------------

Duas ocasiões em que o termo já foi abordado no KudoZ:
http://www.proz.com/kudoz/970513
http://www.proz.com/kudoz/174215

--------------------------------------------------
Note added at 2005-05-29 12:38:48 (GMT) Post-grading [[utf-8]]
--------------------------------------------------

Enquanto "whistleblower" tem conotação positiva em inglês, "delator" tem conotação negativa em português.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  James Cook: deunciante/dedo-duro/delator/alcagüete
6 mins

agree  Mariana Moreira
7 mins

agree  Jorge Rodrigues
12 mins

agree  xxxChutzpahtic: I asked the same query into Spanish :)
13 mins

agree  Felipe Simões
16 mins

agree  rhandler
1 hr

agree  reginalobo
3 hrs

agree  Paulo Celestino Guimaraes
7 hrs

agree  xxxBarbaraFreit: Isso mesmo!
10 hrs

agree  xxxKhrysty
11 hrs

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
whistleblower (em pt-pt, por favor)
a pessoa que denuncia prácticas ilegais, corruptas, etc. dentro da organização


Explanation:
É o que quer dizer.

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
whistleblower (em pt-pt, por favor)
dedo duro


Explanation:
ISTOÉ On line - 1586 - Dedo-duro à gaúcha -
... Dedo-duro à gaúcha. Secretário abre crise no PT ao insistir manter no governo ... Savi era o que se pode chamar dedo-duro e atuava no Serviço Central de ...
www.terra.com.br/istoe/1586/politica/1586dedoduro.htm

Um estigmatizado na presidência do Brasil! Vivam os estigmatizados!
... o famoso cantor Wilson Simonal foi considerado "dedo duro" no meio ... mas o estigma de "dedo duro" pegou no cantor de músicas como "Pa-tro-pi" e ...
www.espacoacademico.com.br/021/21ray.htm

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
whistleblower (em pt-pt, por favor)
alcagüete


Explanation:
JCB - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa - Respostas anteriores -
... "dedo duro" e "dedo-duro (alcagüete), e muitos outros. Um pôr do sol (sem hífen) certamente é muito mais bonito, ainda mais à beira-mar. Obrigado. ...
ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=2845

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: sim denunciante ou se preferir alcaguete....agora só falta a consulente pontuar
7 hrs
  -> agradeço

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
whistleblower (em pt-pt, por favor)
bufo


Explanation:
Dantes eram muito comuns por cá. apesar de ter um contexto próprio, ainda hoje se usa muito esta palavra, talvez num outro nível de língua

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2005-05-24 12:03:13 GMT)
--------------------------------------------------

ou informador

amatos amatos
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Thompson
2 hrs

agree  Sonia Heidemann
4 days

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
delactor


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2005-05-24 19:37:22 (GMT)
--------------------------------------------------

delator - sem o \"c\", peço desculpa pela falha...

Ricardo Fonseca
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos. Esta parece-me a melhor solução para o meu contexto.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  amatos amatos
1 min
  -> obrigado

agree  Jorge Freire
22 mins
  -> obrigado

neutral  Carla Araújo: concordo, mas delator não tem "c"
1 hr
  -> pois não, tem toda a razão! obrigado

agree  Sonia Heidemann
4 days
  -> obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
whistleblower (em pt-pt, por favor)
denunciador de escândalos


Explanation:


Fórum dos Leitores - Estadao.com.br - [ Translate this page ]
... Quantos escândalos mais este govêrno vai continuar nos oferecendo e ...
membro do diretório nacional do PT, denunciador oficial dos pautantes ao ...
busca.estadao.com.br/ext/ especiais/forum/governolula/index26.htm -

artedeopinar.weblog.com.pt: Comentário sobre ORGANIZAÇÕES ... - [ Translate this page ]
... Todo o secretismo pode ser denunciador de possíveis praticas ilegais daí essa
necessidade de ... Só que os escândalos referidos no post e outros que se têm ...
weblog.com.pt/MT/mt-comments.cgi?entry_id=63661

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 35 mins (2005-05-24 13:22:05 GMT)
--------------------------------------------------

DENUNCIADOR > tanto em Pt-Br quanto em Pt-Pt

Claudia Costa
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
whistleblower (em pt-pt, por favor)
[Jeffrey Wigand e' muito conhecido por] ter colocado/botado a boca no trombone ...


Explanation:
uma forma mais folclorica: botar a boca no trombone

Eduardo Queiroz
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
20 days
  -> :-) Obrigado.