KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

think tank

Portuguese translation: grupo/círculo de reflexão/discussão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:think tank
Portuguese translation:grupo/círculo de reflexão/discussão
Entered by: bezowski

08:33 Oct 30, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Government / Politics
English term or phrase: think tank
Tipo de associação de pensadores
carlosmercuri
grupo/círculo de reflexão/discussão
Explanation:
grupo ou círculo de reflexão ou de discussão
http://europa.eu.int/constitution/futurum/forum_convention/d...


--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2006-10-30 09:11:41 GMT)
--------------------------------------------------

O que é um Think Tank
Um think-tank (do inglês 'reservatório de ideias') é definido no dicionário como: ''Grupo de especialistas de várias áreas que se congregam para encontrar estratégias de resolução de um plano de comunicação política. Este género de grupos começa a ser mais frequente, à medida que se constata o nível de complexidade de problemas envolventes nos processos políticos, tornando necessário analisar as várias vertentes com profissionais que dominem cada sector específico.''[In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003. (Consult. 2003-12-13)].
Com o advento da sociedade da informação, as pessoas tendem a realizar a importância e o valor do conhecimento para o progresso da actividade humana. Na implementação de políticas de governo, tal como na gestão de grandes organizações, a obtenção do conhecimento necessário para a tomada de decisões estratégicas torna-se uma tarefa complexa, que envolve múltiplos intervenientes, com múltiplas visões sobre o mesmo problema.
Assim, um ''think-tank'' pode ser considerado como uma infra-estrutura informal geradora de conhecimento, que assegura um processo aberto, plural e transparente para análise de problemas, a investigação conjunta e o suporte à decisão.
De acordo com a NIRA (National Institute for Research Advancement), os think tanks são uma invenção do século XX e proliferam sobretudo com o fim da guerra fria. Tipicamente, nascem no seio de organizações não governamentais sem fins lucrativos, e no ano de 2002, esta organização compilou um directório mundial que registava 315 think-tanks, dos quais 112 na Europa.
http://www.hospitaldofuturo.com/ThinkTank1.htm

--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2006-10-30 09:16:18 GMT)
--------------------------------------------------

ou ainda: laboratório de ideias
uma prosposta :-)
Selected response from:

bezowski
Poland
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5grupo/círculo de reflexão/discussão
bezowski
5tanque de pensamento
Jose Vidigal
5think tank
telefpro
5think tankSofia Carvalho
4 +1banco de idéias
Carlo Beschi
4grupo de analise e projeção de cenáriosMurillo do Amaral
4instituto ou grupo de pesquisa interdisciplinar
Isabella Becker


Discussion entries: 1





  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
think tank


Explanation:
Em ingles tambem diz-se ' think thank'

telefpro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

35 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
grupo/círculo de reflexão/discussão


Explanation:
grupo ou círculo de reflexão ou de discussão
http://europa.eu.int/constitution/futurum/forum_convention/d...


--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2006-10-30 09:11:41 GMT)
--------------------------------------------------

O que é um Think Tank
Um think-tank (do inglês 'reservatório de ideias') é definido no dicionário como: ''Grupo de especialistas de várias áreas que se congregam para encontrar estratégias de resolução de um plano de comunicação política. Este género de grupos começa a ser mais frequente, à medida que se constata o nível de complexidade de problemas envolventes nos processos políticos, tornando necessário analisar as várias vertentes com profissionais que dominem cada sector específico.''[In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003. (Consult. 2003-12-13)].
Com o advento da sociedade da informação, as pessoas tendem a realizar a importância e o valor do conhecimento para o progresso da actividade humana. Na implementação de políticas de governo, tal como na gestão de grandes organizações, a obtenção do conhecimento necessário para a tomada de decisões estratégicas torna-se uma tarefa complexa, que envolve múltiplos intervenientes, com múltiplas visões sobre o mesmo problema.
Assim, um ''think-tank'' pode ser considerado como uma infra-estrutura informal geradora de conhecimento, que assegura um processo aberto, plural e transparente para análise de problemas, a investigação conjunta e o suporte à decisão.
De acordo com a NIRA (National Institute for Research Advancement), os think tanks são uma invenção do século XX e proliferam sobretudo com o fim da guerra fria. Tipicamente, nascem no seio de organizações não governamentais sem fins lucrativos, e no ano de 2002, esta organização compilou um directório mundial que registava 315 think-tanks, dos quais 112 na Europa.
http://www.hospitaldofuturo.com/ThinkTank1.htm

--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2006-10-30 09:16:18 GMT)
--------------------------------------------------

ou ainda: laboratório de ideias
uma prosposta :-)

bezowski
Poland
Native speaker of: Native in PolishPolish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: prefiro esta forma, sugiro acrescentar alho como "de decisões estratégicas"
2 hrs
  -> :-) OK, obrigada !

agree  Lorenia de la Vega
4 hrs
  -> Gracias, Lorenia :-)

agree  rhandler
4 hrs
  -> Muito Obrigada

agree  Denise Miranda
5 hrs
  -> obrigada, Denise :-)

agree  claudia estanislau
5 hrs
  -> obrigada, Claudia :-)

39 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
think tank


Explanation:
instituto ou grupo de investigação ou consultoria, grupo catalisador de ideias.

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2006-10-30 09:18:09 GMT)
--------------------------------------------------

usa-se o termo em inglês


    Reference: http://www.gulbenkian.pt/v1/relatorio2005/Relatorio_Activida...
Sofia Carvalho
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
grupo de analise e projeção de cenários


Explanation:
a think thank group is a reunion of experts in one or more field of knowledge that get together to analyse scenarios ( political, social, economical) and propose future courses of action.

Murillo do Amaral
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
instituto ou grupo de pesquisa interdisciplinar


Explanation:
Michaelis Moderno Dicionário Inglês-Português (English-Portuguese
think tank
[θ'iŋk tæŋk] n coll instituto ou grupo de pesquisa interdisciplinar.


Britannica Concise Encyclopedia
-Institute, corporation, or group organized for interdisciplinary research, usually conducted for governmental and commercial clients.
- An institute, corporation, or group organized for interdisciplinary research (as in technological and social problems) : also called think factory



Isabella Becker
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
banco de idéias


Explanation:

nada contra as soluções já propostas, só queria acrescentar mais uma, mais sintetica ... :-)

http://www.institutoliberal.org.br/publicacoes/thinktank/Ass...

Carlo Beschi
Italy
Works in field
Native speaker of: Native in ItalianItalian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvia Pereira Duarte
7 hrs
  -> thank you silvia

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
tanque de pensamento


Explanation:
Já há muita gente que traduz esta expressão literalmente e eu já ouvi "n" conferências e palestras em que foi usada esta expressão em português desta forma. Não vejo porque não utilizá-la. As outras sugestões são ótimas para explicar o que quer dizer, mas eu considero que a tradução deve ser esta mesmo.


    Reference: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22tanque+de+pens...
Jose Vidigal
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4