KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

shadowing

Portuguese translation: aprendizagem por observação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:shadowing
Portuguese translation:aprendizagem por observação
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

00:10 Mar 12, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics / ajuda numa frase
English term or phrase: shadowing
Role modeling, shadowing, mentoring, creative problem solving and inspirational leadership are key components of the efficient and effective overseeing of creating a solid foundation.
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
aprendizado por observação
Explanation:
pelo que entendo, shadowing é o nome que se dá ao aprendizado por observação: mimetizar as ações de um mentor com o fim de interiorizá-las e adquirir controle sobre elas. Shadowing inclusive é um tratamento para gagueira que consiste em imitar o mais proximamente possivel as palavras de um professor; mesmo que evidentemente não se trate aqui de um tratamento para gagueira, acho que é essa idéia que o contexto pede, aprendizado por observação.

Esta etapa da terapia consiste de conhecer a gagueira eo gago. ... como por exemplo o shadowing (que consiste de imitar a fala de outra pessoa, ...
http://br.geocities.com/gridrangel/gagueira1.html

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2007-03-12 09:21:11 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Yes, Paul: it has a long tradition, coming from the Middle Ages and the master-apprentice learning process.
Selected response from:

Alvaro Neder, Ph.D.
Grading comment
Muito obrigada a todos que ajudaram
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3aprendizado por observação
Alvaro Neder, Ph.D.
4 +2acompanhamento / seguimentorhandler
4imitação/imitar
claudia estanislau


Discussion entries: 1





  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
acompanhamento / seguimento


Explanation:
Nesse contexto, acredito ser o que melhor expressa, entre os possíveis significados: sombrear, dar sombra; escurecer; seguir, acompanhar .


    Reference: http://www.babylon.com
rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 68

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcia Gascon: goooooooood answerrrr
5 mins
  -> Obrigado, Marcia!

agree  Thais Maria Lips
1 hr
  -> Obrigado, Thais. É o que nossa sombra faz conosco!

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
imitação/imitar


Explanation:
o que rhandler sugeriu é correcto, imitar é mais uma sugestão.

claudia estanislau
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
aprendizado por observação


Explanation:
pelo que entendo, shadowing é o nome que se dá ao aprendizado por observação: mimetizar as ações de um mentor com o fim de interiorizá-las e adquirir controle sobre elas. Shadowing inclusive é um tratamento para gagueira que consiste em imitar o mais proximamente possivel as palavras de um professor; mesmo que evidentemente não se trate aqui de um tratamento para gagueira, acho que é essa idéia que o contexto pede, aprendizado por observação.

Esta etapa da terapia consiste de conhecer a gagueira eo gago. ... como por exemplo o shadowing (que consiste de imitar a fala de outra pessoa, ...
http://br.geocities.com/gridrangel/gagueira1.html

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2007-03-12 09:21:11 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Yes, Paul: it has a long tradition, coming from the Middle Ages and the master-apprentice learning process.

Alvaro Neder, Ph.D.
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada a todos que ajudaram

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paul Kozelka: According to Webster's, THIS is the correct definition. b: to accompany and observe especially in a professional setting
2 hrs
  -> Thanks, Paul! Long time no see. Cheers!

agree  Paula Vaz-Carreiro
9 hrs
  -> obrigado, Paula!

agree  Cristina Santos
10 hrs
  -> obrigado, Cristina!