KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

help with phrase

Portuguese translation: Poderia lamentar-se que X não tenha conseguido me atingir com suas diversas manipulações?


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:help with phrase
Portuguese translation:Poderia lamentar-se que X não tenha conseguido me atingir com suas diversas manipulações?
Entered by: rhandler

16:06 Mar 17, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Government / Politics
English term or phrase: help with phrase
Is it regrettable that X failed to harm me through these various manipulations?

Esta frase é terrível... não faço ideia como sequer traduzi-la, alguém me ajuda?
claudia estanislau
Poderia lamentar-se que X não tenha conseguido me atingir com suas diversas manipulações?
Explanation:
Se a frase é interrogativa, proponho essa estrutura, mais de acordo.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
obrigada a todos. Rhandler a sua sugestão parece-me a mais indicada, é de facto uma pergunta.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Poderia lamentar-se que X não tenha conseguido me atingir com suas diversas manipulações?rhandler
5É uma pena que X não tenha conseguido me prejudicar com suas manipulações
Thais Maria Lips
4É lamentável [deplorável] que o/a X não consegui em me prejudicar [causar danos; ofensa; injustiça]Antonio Ferreira
4Is it regrettable that X failed to harm me through these various manipulations?
marlua
4É de se lamentar que X tenha falhado em me prejudicar com estas várias manipulações?
Julio Gonçalves
4Tem pena que X não me tenha prejudicado com todas estas manipulações?Cristina Santos
3É lamentável que X não tenha conseguido prejudicar-me através destas diversas manipulações.AAlves


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
É lamentável que X não tenha conseguido prejudicar-me através destas diversas manipulações.


Explanation:
Uma sugestão. :)


AAlves
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Poderia lamentar-se que X não tenha conseguido me atingir com suas diversas manipulações?


Explanation:
Se a frase é interrogativa, proponho essa estrutura, mais de acordo.

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 68
Grading comment
obrigada a todos. Rhandler a sua sugestão parece-me a mais indicada, é de facto uma pergunta.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Santos: Exactamente, é uma pergunta.
2 mins
  -> Obrigado, Cristina!

agree  Julieta Almeida
12 mins
  -> Obrigado, Julieta!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Tem pena que X não me tenha prejudicado com todas estas manipulações?


Explanation:
Só mais uma sugestão

Tem pena que X não me tenha prejudicado com todas estas manipulações?

Mais informal:
Estás com pena que o X não me tenha conseguido fazer mal com as suas manipulações?

Cristina Santos
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
É de se lamentar que X tenha falhado em me prejudicar com estas várias manipulações?


Explanation:
Acredito que um contexto poderia explicar melhor e retirar essa situação estranha da frase ser uma interrogativa.

Julio Gonçalves
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
É uma pena que X não tenha conseguido me prejudicar com suas manipulações


Explanation:
a frase é irônica

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2007-03-17 16:36:44 GMT)
--------------------------------------------------

?

Thais Maria Lips
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

55 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
É lamentável [deplorável] que o/a X não consegui em me prejudicar [causar danos; ofensa; injustiça]


Explanation:
This may be long winded but it depends on the context of the document. The importance of which word to use lies in what is the nature of the prejudice being refered to, is it emotional, partrimonial, etc that will in turn indicate the nature of manipulations or arrangments.I have assumed its a legal context, and the words in square brackets are synonms for the same thing. Hope this helps.

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2007-03-17 17:06:00 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

I apologise i forgot to type in "diversas" and put in the "?".

Antonio Ferreira
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Is it regrettable that X failed to harm me through these various manipulations?


Explanation:
Em primeiro lugar, trata-se de uma frase interrogativa. Estranho, não é? Sem contexto é realmente difícil. O "será que...?" expressa uma certa dúvida, talvez seja uma solução.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2007-03-17 17:49:37 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Através ou por meio de várias manipulações

--------------------------------------------------
Note added at 23 horas (2007-03-18 15:14:59 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

ou não tenha conseguido

Example sentence(s):
  • Será lamentável que X não conseguisse prejudicar-me através de várias manipulações?
marlua
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese