KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

spin doctor

Portuguese translation: consultor de imagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:spin doctor
Portuguese translation:consultor de imagem
Entered by: Jorge Freire

00:04 Jul 9, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics
English term or phrase: spin doctor
existe alguma expressão equivalente ou aproximada em português?
Manuel O
consultor de imagem
Explanation:
http://www.academialooking.com/pdfs/consultor_imagem_novapro...
«Um consultor de imagem trabalha a imagem de um produto, empresa, entidades públicas e privadas e até mesmo pessoas, (normalmente figuras públicas). É ortanto uma actividade em que o objectivo é comunicar através da imagem criada, o que se pode vender. Pode ser um produto ou uma ideia»
Os políticos costumam ter pessoas que os aconselham a construirem um determinado perfil e aconselham-nos também a escolher o tipo de informações a dar à imprensa
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
creio que é a melhor alternativa, no presente contexo. obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7relações públicas
Leniel Macaferi
5 +5consultor de imagem
Jorge Freire
4 +1manipulador de informações
Marcos Antonio
4 +1assessor de comunicação
Teresa Borges
4marqueteiroLuciano Eduardo de Oliveira


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
marqueteiro


Explanation:
Acho que é o que chamamos de marqueteiro no Brasil, mas talvez essa opção não funcione para você.


    Reference: http://www.embaixadaamericana.org.br/elections/glossary.htm
Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
relações públicas


Explanation:
Ivo Korytowski's English-Portuguese Translator's Dictionary
spin doctor
relações públicas

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2008-07-09 00:09:40 GMT)
--------------------------------------------------

ENGLISH IDIOMS
spin doctor
a speech writer, an advisor to a politician The spin doctor told us to say disability, not handicap.

spin doctor
pessoa empregada para publicar comentários favoráveis sobre as opiniões e ações de uma pessoa famosa (geralmente um político) com o inutito de evitar ou prevenir publicidade negativa

spin doctor
person who is employed to publish favorable commentary on the opinions and actions of a famous person (usually a politician) in order to prevent negative publicity

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses
5 mins

agree  Elza Santos
16 mins

agree  Flavia Martins dos Santos: agree
37 mins

agree  Fernanda Rocha
40 mins

agree  Veronica Manole
8 hrs

agree  Isabel Maria Almeida: concordo
8 hrs

agree  Alexandra Gouveia
9 hrs

36 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
consultor de imagem


Language variant: Pt Pt

Explanation:
http://www.academialooking.com/pdfs/consultor_imagem_novapro...
«Um consultor de imagem trabalha a imagem de um produto, empresa, entidades públicas e privadas e até mesmo pessoas, (normalmente figuras públicas). É ortanto uma actividade em que o objectivo é comunicar através da imagem criada, o que se pode vender. Pode ser um produto ou uma ideia»
Os políticos costumam ter pessoas que os aconselham a construirem um determinado perfil e aconselham-nos também a escolher o tipo de informações a dar à imprensa

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 52
Grading comment
creio que é a melhor alternativa, no presente contexo. obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Quandt
3 hrs
  -> Obrigado, Quandt!

agree  Madalena Ribeiro
6 hrs
  -> Obrigado, Madalena!

agree  Isabel Peck
7 hrs
  -> Obrigado, Isabel!

agree  Veronica Manole
8 hrs
  -> Obrigado, Verónica!

agree  Alexandra Gouveia
8 hrs
  -> Obrigado, Alexandra!

agree  Luísa Taveira
11 hrs
  -> Obrigado, Luísa!

disagree  Daniel Freire: Since its first appearance in 1984, the term “spin doctor” has been used to describe the public relations professionals who reinvent the truth in order to present their clients in the most favorable and flattering light. Putting a positive spin on events
1 day6 hrs
  -> E são exactamente esses profissionais que são designados «consultores de imagem». Os profissionais de relações públicas têm outras funções mais alargadas numa empresa. Aconselho-o a consultar a hiperligação que indiquei

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
assessor de comunicação


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Diria assim...

Example sentence(s):
  • Para quem, como José Menezes da Fundação Serralves, afirma trabalhar naquilo que gosta, a definição de assessor de comunicação é, fundamentalmente, “um intermediário entre o jornalista, as fontes e os meios”.
  • BERNARDO KUCINSKI, O ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO LULA QUE ODEIA A IMPRENSA.

    Reference: http://jpn.icicom.up.pt/2005/05/24/assessores_de_comunicacao...
    Reference: http://pontodeanalises.blogspot.com/2006/01/bernardo-kucinsk...
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 102

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luísa Taveira
4 hrs
  -> Obrigada!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
manipulador de informações


Explanation:
Opção.

- spin-doctoring = manipulação da informação (Babylon)



Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Daniel Freire: Quando na Australia se fala spin-doctor é esta a definição
21 hrs
  -> Obrigado, Daniel.