KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

purported rationale

Portuguese translation: falsa justificativa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:purported rationale
Portuguese translation:falsa justificativa
Entered by: Valeria Verona

13:36 Jul 2, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Social Sciences - Government / Politics
English term or phrase: purported rationale
Como traduziriam (PT-Br)?
As a result, President Bush has been increasingly confronted with the allegation of having misled not only the American people but also the world at large with his **purported rationale** for the war in Iraq.

Obrigada :-)
Valeria Verona
Argentina
falsa justificativa
Explanation:
falsa motivação
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
I like this option for this context. It was difficult for me to decide, though, since there are many good options. Thank you all. Regards, V.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4pretensa justificaçãoAmilcar
5 +1falsa justificativa
Roberto Cavalcanti
4 +1fundamentação lógica simuladaAntónio Ribeiro
4 +1suposta justificativa
ROCHA-ROBINSON
5razão pretendida..razão alegada
airmailrpl
5suposta exposição de motivos
Cecilia Bartalotti
4fundamento lógico/base racional simulado(a)
Clauwolf


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
falsa justificativa


Explanation:
falsa motivação

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
I like this option for this context. It was difficult for me to decide, though, since there are many good options. Thank you all. Regards, V.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Henna: faz todo o sentido! Bush realmente utilizou FALSAS justificativas para começar uma guerra.
1 hr
  -> Grato

neutral  ROCHA-ROBINSON: não acho que pode declarar como 'falsa' - foi uma suposição mas n. comprovada..humildemente...:)
2 hrs
  -> portanto era falsa

neutral  Amilcar: Rob só está obrigado a fidelidade ao original
3 hrs
  -> sim, não acho que fuja ao contexto

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fundamento lógico/base racional simulado(a)


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
suposta exposição de motivos


Explanation:
Uma opção possível.

Cecilia Bartalotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
razão pretendida..razão alegada


Explanation:
ra.tion.ale
n análise racional, base lógica de um fato, razão física.

pur.port
n sentido, significado, teor. // vt 1 significar, ter o sentido de. 2 pretender, passar por. the letters purport that... as cartas rezam que...

pre.ten.der
[pretëd'er] v. to claim, demand; to aspire; to intend, contemplate

claim
n 1 reivindicação, pretensão. 2 direito, título. 3 objeto de reclamação ou de reivindicação. 4 Am. terra demarcada para exploração (por garimpeiro). 5 asserção, alegação. // vt+vi 1 reclamar, reivindicar, ter pretensão sobre, requerer seu direito. 2 alegar, pretextar, afirmar. 3 declarar como fato, sustentar. 4 clamar. claim as per accounts débito escriturado. claim for compensation pedido de indenização. claim department seção de reclamações. she has a claim to my care ela tem direito ao meu amparo. I have many claims on my time meu tempo é muito escasso. he laid claim to an indemnity ele apresentou um pedido de indenização. to jump a claim tomar terras que outra pessoa já requereu como suas. to give up all claims renunciar a todas as pretensões. he claims to have told the truth ele afirma ter dito a verdade. to claim against proceder contra, apresentar queixa contra. to lay claim to dar entrada à petição de.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
suposta justificativa


Explanation:
:)

ROCHA-ROBINSON
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago: ou justificativa alegada
2 hrs
  -> tks - gostei tbém

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
pretensa justificação


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 15 mins (2004-07-02 16:51:27 GMT)
--------------------------------------------------

Embora

suposta, pretendida, alegada

gravitem em estreita proximidade (já falsa ou simulada bem mais longe), quanto a mim \"pretensa\" tem o balanço mais fiel ao original entre o núcleo (proposta) e o núcleo (sugestão de invalidade).

Quanto a \"justificativa\", acho que a sobreposição de \"pretensa\" ou similar funciona melhor com \"justificação\" mesmo. Ademais, o âmbito desta corresponde melhor, quanto a mim, ao de rationale.



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: fica bom
46 mins
  -> Obrigado

agree  Cecilia Bartalotti: Concordo com você. Pretensa, suposta, alegada são possibilidades. Falsa ou simulada já incluem um juízo de valor que não está presente no texto. Boa a sua sugestão.
54 mins
  -> Obrigado

agree  Javier Ramos
1 hr
  -> Obrigado

agree  wana
5 hrs
  -> Obrigado

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
fundamentação lógica simulada


Explanation:
Eu diria assim.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
1 day12 hrs