KudoZ home » English to Portuguese » History

journeyman

Portuguese translation: jornaleiro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:journeyman
Portuguese translation:jornaleiro
Entered by: Rafael Mantovani

20:40 Mar 13, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - History
English term or phrase: journeyman
é um trabalhador autônomo que sabe algum ofício e presta serviços, um freelancer enfim, porém é para um texto de ficção que se passa no séc. XV e gostaria de saber se existe alguma palavra que combine melhor com um contexto antigo.

mais informações do answers.com
http://www.answers.com/journeyman?cat=biz-fin

obrigado a quem puder ajudar
Rafael Mantovani
Germany
jornaleiro
Explanation:
As Corporações de Ofício basicamente eram compostas de três classes: os mestres, os jornaleiros, também chamados de companheiros, e aprendizes.

Os mestres eram os donos da oficina, que acolhiam os jornaleiros ou companheiros, e eram, também, responsáveis pelo adestramento dos aprendizes.

Os aprendizes não recebiam salários, geralmente eram parentes e moravam com o mestre; e não raras vezes acabavam casando com a filha deste. A extensão do aprendizado variava de acordo com o ramo, podendo durar um ano, ou prolongar-se de dez a doze anos. O período de costume do aprendizado, porém, variava entre dois e sete anos; após o término do aprendizado o aprendiz tornava-se jornaleiro e depois mestre. Entretanto, à medida em que se avançava para o fim da Idade Média, tornava-se mais difícil ao jornaleiro atingir a condição de mestre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_Feudal

Durante a Idade Média e mesmo após, na Europa, as corporações de ofício, corporação artesanal ou guildas eram associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam garantir os interesses de classe e regulamentar a profissão.

As primeiras guildas surgiram para promover auxílio financeiro a colegas de profissão. Mais tarde as guildas passaram a agir como reguladoras da profissão, especificando a qualidade dos produtos e classificando os profissionais em diferentes classes – tradicionalmente, mestre, jornaleiro e aprendiz
Os jornaleiros eram profissionais pagos, sem propriedade dos meios de produção .
http://www.brasileirosnoexterior.com/?q=Guilda

A Idade Média, dependente do cultivo da terra, dá-nos o barão e o servo; as cidades da baixa Idade Média mostram-nos o mestre da corporação, o oficial e o jornaleiro.
http://www.marxists.org/portugues/marx/1847/11/principios-co...

jornaleiro (dataller, day-laborer, day-labourer, daysman, jobber, newsboy, newsman, ... поденник (daysman, journeyman, peon, scrub). (various references) ...
www.websters-online-dictionary.org/definition/english/da/da...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day5 hrs (2008-03-15 02:12:24 GMT)
--------------------------------------------------

Na verdade, jornaleiro tem por origem a palavra jornal, mas com o sentido de "remuneração salarial feita por dia de trabalho "(Houaiss), de onde vem "jornada". O sentido de "pessoa que vende jornal" surgiu muito tempo mais tarde. Dentro do contexto antigo que vc mencionou eu usaria só jornaleiro mesmo, mas trabalhador jornaleiro não estaria errado...
Selected response from:

Fernando Domeniconi
United States
Grading comment
obrigado a Fernando e a todos que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5jornaleiroFernando Domeniconi
4artesãoVittorio Ferretti


Discussion entries: 2





  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
artesão


Explanation:
soa antigo

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-03-13 22:06:35 GMT)
--------------------------------------------------

Eu tevi em Sao Paulo um colega de trabalho "Mantovani" , pessoa boa demais ..

Vittorio Ferretti
Works in field
Native speaker of: German

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
jornaleiro


Explanation:
As Corporações de Ofício basicamente eram compostas de três classes: os mestres, os jornaleiros, também chamados de companheiros, e aprendizes.

Os mestres eram os donos da oficina, que acolhiam os jornaleiros ou companheiros, e eram, também, responsáveis pelo adestramento dos aprendizes.

Os aprendizes não recebiam salários, geralmente eram parentes e moravam com o mestre; e não raras vezes acabavam casando com a filha deste. A extensão do aprendizado variava de acordo com o ramo, podendo durar um ano, ou prolongar-se de dez a doze anos. O período de costume do aprendizado, porém, variava entre dois e sete anos; após o término do aprendizado o aprendiz tornava-se jornaleiro e depois mestre. Entretanto, à medida em que se avançava para o fim da Idade Média, tornava-se mais difícil ao jornaleiro atingir a condição de mestre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_Feudal

Durante a Idade Média e mesmo após, na Europa, as corporações de ofício, corporação artesanal ou guildas eram associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam garantir os interesses de classe e regulamentar a profissão.

As primeiras guildas surgiram para promover auxílio financeiro a colegas de profissão. Mais tarde as guildas passaram a agir como reguladoras da profissão, especificando a qualidade dos produtos e classificando os profissionais em diferentes classes – tradicionalmente, mestre, jornaleiro e aprendiz
Os jornaleiros eram profissionais pagos, sem propriedade dos meios de produção .
http://www.brasileirosnoexterior.com/?q=Guilda

A Idade Média, dependente do cultivo da terra, dá-nos o barão e o servo; as cidades da baixa Idade Média mostram-nos o mestre da corporação, o oficial e o jornaleiro.
http://www.marxists.org/portugues/marx/1847/11/principios-co...

jornaleiro (dataller, day-laborer, day-labourer, daysman, jobber, newsboy, newsman, ... поденник (daysman, journeyman, peon, scrub). (various references) ...
www.websters-online-dictionary.org/definition/english/da/da...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day5 hrs (2008-03-15 02:12:24 GMT)
--------------------------------------------------

Na verdade, jornaleiro tem por origem a palavra jornal, mas com o sentido de "remuneração salarial feita por dia de trabalho "(Houaiss), de onde vem "jornada". O sentido de "pessoa que vende jornal" surgiu muito tempo mais tarde. Dentro do contexto antigo que vc mencionou eu usaria só jornaleiro mesmo, mas trabalhador jornaleiro não estaria errado...

Fernando Domeniconi
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigado a Fernando e a todos que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: É isso aí, cultura sempre ajuda!
1 hr
  -> Obrigado, rhandler!

agree  Roberto Cavalcanti
1 hr
  -> Obrigado, Roberto!

agree  Cristina Santos
20 hrs
  -> Obrigado, Cristina!

agree  reginakersten
1 day13 hrs
  -> Obrigado, regina!

agree  Elvira Alves Barry
1 day21 hrs
  -> Obrigado, Elvira!