ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » History

midwestern "dust bowl"

Portuguese translation: Fenômeno \"Dust Bowl\" ou tempestade negra do meio-oeste dos Estados Unidos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:midwestern \"dust bowl\"
Portuguese translation:Fenômeno \"Dust Bowl\" ou tempestade negra do meio-oeste dos Estados Unidos
Entered by: Always Learning

16:32 May 12, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
History / História dos EUA
English term or phrase: midwestern "dust bowl"
Contexto: migração interna nos EUA ao longo do século XX.
Frase: The drought in the midwestern "dust bowl" has contributed to interstate migration.
Qual o correspondente em PT do Brasil?
Always Learning
Fenômeno "Dust Bowl" ou tempestade negra do meio-oeste dos Estados Unidos
Explanation:
midwestern \"dust bowl\"
(Fenômento)


Explanation:
VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA: DUST BOWL OU ...
vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com/.../dust-bo... - Translate this page
23 mar. 2011 – DUST BOWL OU TEMPESTADE NEGRA - ESTADOS UNIDOS 1930 ... um documentário do Canal Discovery sobre o fenômeno devastador.

http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com/2011/03/dust-bow...


--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2012-05-12 17:20:44 GMT)
--------------------------------------------------

Link correto

http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com/2011/03/dust-bow...

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2012-05-12 19:42:40 GMT)
--------------------------------------------------

DUST BOWL OU TEMPESTADE NEGRA - ESTADOS UNIDOS 1930
Esta catástrofe, chamou-me a atenção, quando assisti um documentário do Canal Discovery sobre o fenômeno devastador.
Durante a Grande Depressão de 1930, os Estados Unidos, mais propriamente a sua região do Centro-Oeste, passou por uma grande tragédia ambiental provocada pela agricultura.
A região foi assolada por tempestades de poeira, formadas por ventos fortes que levavam toda a camada superficial do solo desprotegida de vegetção. Tendo em vista a queda dos preços na crise de 1929, os agricultores, objetivando tirar o maior proveito de suas terras, preparando-as para o plantio, as deixam totalmente sem cobertura verde, o que faz com que, baixasse a capacidade de retenção de umidade
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Fenômeno "Dust Bowl" ou tempestade negra do meio-oeste dos Estados UnidosMarlene Curtis
4meio-oeste do período das tempestades de areia
Rafael Mondini Bueno
4tempestade de areia do meio-oeste
Salvador Scofano and Gry Midttun


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tempestade de areia do meio-oeste


Explanation:
Dust Bowl
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Agricultor com os dois filhos durante uma tempestade de areia, no condado de Cimarron, Oklahoma, em 1936

Designa-se por Dust Bowl um fenómeno climático de tempestade de areia que ocorreu nos Estados Unidos na década de 1930 e que durou quase dez anos. Foi um desastre económico e ambiental que afectou severamente boa parte dos Estados Unidos da América nessa altura.

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 102

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
meio-oeste do período das tempestades de areia


Explanation:
Ao que me parece, o "dust bowl" nessa frase não se refere ao fenômeno em si, mas ao período da história americana, durante a grande depressão, que se caracterizou pela intensa ocorrência das tempestades de areia.

C.f. http://www.u-s-history.com/pages/h1583.html

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2012-05-12 17:51:57 GMT)
--------------------------------------------------

Acredito que tempestade de poeira talvez caiba melhor nesta frase.

Rafael Mondini Bueno
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Fenômeno "Dust Bowl" ou tempestade negra do meio-oeste dos Estados Unidos


Explanation:
midwestern \"dust bowl\"
(Fenômento)


Explanation:
VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA: DUST BOWL OU ...
vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com/.../dust-bo... - Translate this page
23 mar. 2011 – DUST BOWL OU TEMPESTADE NEGRA - ESTADOS UNIDOS 1930 ... um documentário do Canal Discovery sobre o fenômeno devastador.

http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com/2011/03/dust-bow...


--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2012-05-12 17:20:44 GMT)
--------------------------------------------------

Link correto

http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com/2011/03/dust-bow...

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2012-05-12 19:42:40 GMT)
--------------------------------------------------

DUST BOWL OU TEMPESTADE NEGRA - ESTADOS UNIDOS 1930
Esta catástrofe, chamou-me a atenção, quando assisti um documentário do Canal Discovery sobre o fenômeno devastador.
Durante a Grande Depressão de 1930, os Estados Unidos, mais propriamente a sua região do Centro-Oeste, passou por uma grande tragédia ambiental provocada pela agricultura.
A região foi assolada por tempestades de poeira, formadas por ventos fortes que levavam toda a camada superficial do solo desprotegida de vegetção. Tendo em vista a queda dos preços na crise de 1929, os agricultores, objetivando tirar o maior proveito de suas terras, preparando-as para o plantio, as deixam totalmente sem cobertura verde, o que faz com que, baixasse a capacidade de retenção de umidade

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80
Grading comment
Thanks!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
22 hrs
  -> Grata!