KudoZ home » English to Portuguese » Human Resources

building social capital

Portuguese translation: criação de um capital social


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:building social capital
Portuguese translation:criação de um capital social
Entered by: Carla G..

16:26 Jan 15, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Human Resources
English term or phrase: building social capital
"Ensuring that employees as a group have a 'voice' will bring business benefits. In a less structural manner it also means building social capital."

se utilizar o termo "capital social" poder-se-á confundir com o termo contabilístico [i.e. as in "share capital"]

sugestões?
Carla G..
criação de um capital social
Explanation:
o artigo indefinido resolve, em minha opinião, o problema.
Selected response from:

Freitas e Silva
Portugal
Grading comment
Sem dúvida. Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7criação de um capital socialFreitas e Silva
5 +1construir capital socialMaria Vasconcelos
4construir o capital socialDancake
4formação do capital da sociedaderhandler
4edificando o capital (social) comunitárioMarlene Curtis


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
criação de um capital social


Explanation:
o artigo indefinido resolve, em minha opinião, o problema.


Freitas e Silva
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145
Grading comment
Sem dúvida. Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mrs Wood: o contexto deixa claro que não se trata de termo contábil
34 mins
  -> Obrigado.

agree  CristinaPereira: Concordo com Mrs. Wood, nem sequer é necessário o indefinido
1 hr
  -> Obrigado, Cristina

agree  Veronica Manole
1 hr
  -> Obrigado, Veronica.

agree  Marcelo Almeida
4 hrs
  -> Obrigado, Marcelo.

agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigado, Humberto

agree  Cristina Santos
5 hrs
  -> Obrigado, Cristina

agree  Paula Pereira Fernandes
7 hrs
  -> Obrigado, Paula.

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
edificando o capital (social) comunitário


Explanation:
Minha sugestão

http://www2.uol.com.br/pagina20/08122006/c_0408122006.htm

Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 684

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
formação do capital da sociedade


Explanation:
Acho que pode ser assim, sem risco de confusão. Exemplos:

[PDF] A JOINT VENTURE NO DIREITO BRASILEIRO: LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS 1 ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
apenas contribuem para a formação do capital da sociedade, não exercendo nenhum. posto em sua administração sob pena de assumirem responsabilidade ilimitada ...
www.franca.unesp.br/artigos/THALES_BRAGHINI.pdf

Boletim Jurídico - O direito do Sócio de Indústria nas Sociedades ...
... igualmente trabalharam e tiveram a obrigação de contribuir para a formação do capital da sociedade, e ainda, se empenharam para o resultado do negócio. ...
www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=257

Escritório de advocacia
... que se obrigara(m) para a formação do capital da sociedade, o juiz proferirá decisão condenando-o(s) ao cumprimento desse dever e transitada em julgado, ...
www.andradeflorio.adv.br/website/artigo.asp?cod=1248&idi=1&...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 163

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
construir capital social


Explanation:
Acho que não corre esse risco porque esse termo é bastante conhecido e difundido. Pode traduzir assim sem medo.


    www.riovoluntario.org.br/imprensa/b_kliksberg.html - 14k
    www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=1682 - 21k
Maria Vasconcelos
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira
1 hr

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
construir o capital social


Explanation:
building é mais que criar - envolve uma certa continuidade que não está implicita em criar.

relativamente ao termo capital social é mais usado em contabilidade mas noutras teorias é usado com o significado que lhe é atribuido neste texto. por isso sugiro o artigo definido. visita este site:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0873-6529200...



Example sentence(s):
  • Neste artigo examinamos as origens e as definições do conceito de capital social nas obras de Bourdieu, Loury e Coleman, entre outros, e distinguimos quatro fontes de capital social, cujas dinâmicas exploramos. As aplicações do conceito na bibliograf

    Reference: http://www.precos.com.pt/sociologia-c3375/capital-social-e-c...
    Reference: http://216.239.59.104/search?q=cache:1Rln8ro8WYcJ:www.scielo...
Dancake
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese