KudoZ home » English to Portuguese » Human Resources

bias for action

Portuguese translation: espírito de iniciativa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bias for action
Portuguese translation:espírito de iniciativa
Entered by: Mary Palmer

00:36 Feb 5, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Human Resources
English term or phrase: bias for action
Existe um termo específico para bias for action em português? Obrigada!

"We have a can-do attitude, high performance expectations and a bias for action.

"Temos uma atitude pró-ativa, expectativas de alto desempenho e ***bias for action***
Mary Palmer
United States
espírito de iniciativa/dinamismo/predisposiçã para a acção
Explanation:
Sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2009-02-05 02:04:04 GMT)
--------------------------------------------------

Correcção: "predisposição".
Selected response from:

Artur Jorge Martins
Portugal
Grading comment
Adorei todas as sugestões principalmente a do Artur, Ralph e Mariana e foi difícil decidir mas achei que a sugestão do Artur "espirito de iniciativa" se encaixou de maneira perfeita no contexto! Agradeço muito a ajuda de todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4espírito de iniciativa/dinamismo/predisposiçã para a acção
Artur Jorge Martins
4ativismorhandler
4volição
Clara Duarte
4orientação para a a(c)ção/(tomar) a iniciativa
Mariana Moreira
4tendência comportamental
Teresa Cristina Felix de Sousa


Discussion entries: 1





  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tendência comportamental


Explanation:
tendência comportamental

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
orientação para a a(c)ção/(tomar) a iniciativa


Explanation:
espero que ajude :)

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 123

40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
volição


Explanation:
Ver as seguintes referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Volição

"Bias For Action"
http://www.amazon.com/Bias-Action-Effective-Managers-Willpow...

--------------------------------------------------
Note added at 41 minutos (2009-02-05 01:17:17 GMT)
--------------------------------------------------

É um termo pouco conhecido, mas tem a ver com a força de vontade, a determinação.

Clara Duarte
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

51 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ativismo


Explanation:
Que o Houaiss assim define: qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa, frequentemente subordinando sua concepção de verdade e de valor ao sucesso ou pelo menos à possibilidade de êxito na ação.

Acredito que descreva bem o "viés por agir".

Para os que quiserem se aprofundar e refletir sobre o tema, sugiro visitar:

CNBB - Ativismo, uma patologia generalizada
O ativismo acaba em estresse. É um desrespeito pelo quinto mandamento ou o ... O ativismo é uma patologia de nossa cultura, é uma espécie de narcisismo, ...
www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/?tac=197

Conjur - Judicialização, ativismo e legitimidade democrática (pág ...
Consultor Jurídico (ConJur) - Artigos, 22/12/2008 - Judicialização, ativismo e legitimidade democrática (pág. 1 de 18) - Classificação: Judiciário, ...
www.conjur.com.br/2008-dez-22/judicializacao_ativismo_legit...

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 163

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
espírito de iniciativa/dinamismo/predisposiçã para a acção


Explanation:
Sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2009-02-05 02:04:04 GMT)
--------------------------------------------------

Correcção: "predisposição".

Artur Jorge Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Adorei todas as sugestões principalmente a do Artur, Ralph e Mariana e foi difícil decidir mas achei que a sugestão do Artur "espirito de iniciativa" se encaixou de maneira perfeita no contexto! Agradeço muito a ajuda de todos!