ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Human Resources

bereavement leave

Portuguese translation: Licença por luto

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bereavement leave
Portuguese translation:Licença por luto

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
15:04 Nov 26, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Human Resources
English term or phrase: bereavement leave
Definition from Redgoldfish:
A small amount of paid leave included in some awards and agreements that allows an employee to take time off work on the occasion of the death of their spouse, defacto partner or a close relative.

Example sentence(s):
  • In addition to the stipulated entitlement to a number of days bereavement leave, all employees can take additional unpaid bereavement leave if they require extra reasonable time to travel to and from the funeral or other ceremony for the death of a member of their immediate family or household. Queensland Government Gateway
  • Bereavement leave covers only scheduled working days. For example, if a member of an employee’s immediate family dies on a Friday, and the employee’s regular days off were Saturday and Sunday, bereavement leave would only apply to the Monday. HR and Skill Developments Canada
  • Bereavement leave is paid on a regular, straight-time basis and is not counted as time worked when computing overtime. The University of Chicago
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

Licença por luto
Definition:
Licença por luto: licença no caso de falecimento do cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente
Selected response from:

Eric Yamagute
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +5Licença por lutoEric Yamagute
5 +1Licença de nojo
Jose Pereira
4 +2Faltas por nojo
Teresa Borges
5 +1Licença-Funeral
Ernesto Veras


Discussion entries: 1





  

Translations offered


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
Licença por luto


Definition from Conjur:
Licença por luto: licença no caso de falecimento do cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente

Example sentence(s):
  • Art. 44. Dar-se-á licença por luto, com duração de oito dias, contados do óbito, no caso de falecimento do cônjuge, companheiro, ascendente, descendente em qualquer grau ou irmão do Magistrado. - Consultor Jurídico  
Eric Yamagute
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  rccoliveira
3 days3 mins
  -> Obrigado.

Yes  Luciano Eduardo de Oliveira
3 days11 mins
  -> Obrigado.

Yes  Rosackhy Castro
3 days30 mins
  -> Obrigado.

Yes  Jorge Rodrigues
3 days37 mins
  -> Obrigado.

Yes  francelino: Linha recta..., facto... Diria LICENÇA POR LUTO para o Brasil e LICENÇA POR NOJO para Portugal. Afinal, lá CREME DE LEITE é chamado de NATAS!
4 days
  -> Obrigado.

3 days1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Faltas por nojo


Definition from own experience or research:
Nojo é o nome técnico para designar as faltas ao trabalho dadas quando nos morre um familiar.

Example sentence(s):
  • Faltas por nojo, por falecimento do cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parentes no 1º grau da linha recta (pai ou mãe; filho ou filha) e 2º grau da linha recta (avô ou avó; neto ou neta) e 2º grau da linha colateral (irmão ou irmã); - Regulamento de Funcionamento do Conselho  
  • Há factores decisivos para a classificação final da avaliação que colidem com os direitos inalienáveis e constitucionais dos docentes como sejam, faltas por doença do próprio ou de assistência à família, faltas por nojo, ou outras cujos motivos se prendem com a vida de qualquer cidadão; - MOÇÃO COM VISTA À SUSPENSÃO  
  • 3. Faltas por nojo e outros motivos: Podem ser justificadas por simples declaração do Enc. Educação, em impresso próprio (faltas de curta duração): a) Falecimento de familiar, durante o período legal de justificação de faltas por falecimento de familiar previsto no estatuto dos funcionários públicos; b) Acompanhamento do Encarregado de Educação, em deslocação deste por motivos ponderosos; c) Nascimento de irmão, durante o dia do nascimento e o dia imediatamente posterior; d) Acto decorrente da religião professada pelo aluno, desde que o mesmo não possa efectuar-se fora do período das actividades lectivas e corresponda a uma prática comummente reconhecida como própria dessa religião; e) Assistência na doença a membro do agregado familiar, nos casos em que, comprovadamente, tal assistência não possa ser prestada por qualquer outra pessoa – declaração comprovada do Encarregado de Educação. - Regulamento interno  
Teresa Borges
Belgium
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 184

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Maria José Tavares: Em Portugal é isso
4 mins
  -> Obrigada, Maria José!

Yes  Sheila Kurc: válido para Portugal
21 mins
  -> Obrigada, Sheila!

3 days1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Licença-Funeral


Definition from Ministério dos Transportes:
É garantido ao trabalhador o direito a se ausentar do serviço por até 2 dias consecutivos em caso de falecimento de parentes do 1º grau ou dependentes, de acordo com a CLT (art. 473, inciso I).

Example sentence(s):
  • IV - LICENÇA FUNERAL Ocorrendo o falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou dependente legalmente constituído, o servidor da Secretaria Municipal da Educação, fará jus à licença funeral, correspondente a 05 (cinco) dias úteis, contados da data do óbito, que será concedida mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito à área de recursos humanos. - Web  
Ernesto Veras
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Sheila Kurc: Válido para o Brasil
8 mins

3 days6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Licença de nojo


Definition from own experience or research:
As leis laborais de alguns paises contemplam uma licença de nojo para os trabalhadores a quem lhes tenham falecido parentes até ao ....

Example sentence(s):
  • Licença de Nojo Artigo 227.º Faltas por motivo de falecimento de parentes ou afins 1 - Nos termos da alínea b) do n.º 2 do artigo 225.º, o trabalhador pode faltar justificadamente: a) Cinco dias consecutivos por falecimento de cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parente ou afim no 1.º grau na linha recta; b) Dois dias consecutivos por falecimento de outro parente ou afim na linha recta ou em 2.º grau da linha colateral. 2 - Aplica-se o disposto na alínea a) do número anterior ao falecimento de pessoa que viva em união de facto ou economia comum com o trabalhador nos termos previstos em legislação especi - ITJobs  
Jose Pereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  malucha
15 hrs
  -> Obrigado, Malucha




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License