KudoZ home » English to Portuguese » Idioms / Maxims / Sayings

strike gold

Portuguese translation: acertar em cheio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:strike gold
Portuguese translation:acertar em cheio
Entered by: Ivana de Sousa Santos

20:28 Apr 1, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Idioms / Maxims / Sayings
English term or phrase: strike gold
"XXX and YYY have struck gold again"

É um texto sobre um escritor e um fotógrafo que publicaram um livro. Esta é a primeira frase da introdução.

To strike gold = encontrar minério de ouro (Dic. Ing-PT da Porto Editora)

No entanto, aqui neste texto não se trata da descoberta de minério e a frase está num sentido figurado. Pensei em "voltaram a encontrar uma preciosidade" (no sentido de voltaram a encontrar algo de extraordinário sobre o qual escrever e fotografar - pois é disso que fala o texto), mas não tenho a certeza.

Alguma sugestão da parte dos colegas, please?
Ivana de Sousa Santos
Portugal
acertar em cheio
Explanation:
+
Selected response from:

MLeiria
Portugal
Grading comment
Obrigada. Penso que seja a resposta que mais se adapta ao contexto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4acertar em cheio
MLeiria
4XXX e YYY acertaram em cheio.
Luis Luis
4ganhar uma medalha de ouro
Ana Almeida
3ganharam o jackpot
Hermann


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
acertar em cheio


Explanation:
+

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35
Grading comment
Obrigada. Penso que seja a resposta que mais se adapta ao contexto.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Muito bom!
22 mins
  -> obrigado

agree  Roberto Cavalcanti
30 mins
  -> obrigado

agree  Susanne Rindlisbacher
2 hrs
  -> obrigado

agree  Eliane Rio Branco
2 hrs
  -> obrigado

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ganharam o jackpot


Explanation:
possibly a solution

Hermann
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in GermanGerman

44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
XXX e YYY acertaram em cheio.


Explanation:
Como o sentido é figurativo pode haver outras expressões em certos locais que sejam mais apropriadas; Por exemplo, “XXX e YYY descobriram a pólvora sem fumo!” ou “XXX e YYY arranjaram uma mina”…

Luis Luis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ganhar uma medalha de ouro


Explanation:
Parece-me ser o significado da expressão, utilizada aqui no sentido de um desempenho notável.

Veja este exemplo:
"When Britain struck gold in Melbourne

Britain is having its best Olympics since the games were last held in Australia. Frank Keating recalls the heroes of 1956
Special report: the Sydney Olympics

Wednesday September 27, 2000
The Guardian

The talk is of the Melbourne Olympics of 1956, the last time Great Britain won six gold medals. "



Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4