KudoZ home » English to Portuguese » Insurance

risk-pooling

Portuguese translation: partilha dos riscos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:risk-pooling
Portuguese translation:partilha dos riscos
Entered by: Vitoria Ginja

13:30 Feb 11, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Insurance / segurança social/seguros
English term or phrase: risk-pooling
Caros Colegas,

espero que o contexto seja suficiente

A comprehensive child protection system includes social insurance that supports access to healthcare for children, as well as services to support communities and other subsidized risk-pooling mechanisms

Obrigada desde já xD
Vitoria Ginja
partilha dos riscos
Explanation:
The expansion of social protection, including fair and equitable financing mechanisms should remove barriers, encourage use of services by the poor and protect them from the risks of impoverishment due to health expenditure. In most poor countries health care is insufficiently financed through taxation. The limited resources available have led many countries to introduce an element of cost sharing with safety nets to ensure that basic services remain affordable. Out of pocket payments by the poor should gradually be reduced and risk pooling expanded through community, private, social, and national insurance schemes. It is important to ensure that public spending is focused on those activities most likely to contribute to improved health outcomes for the poor and that budget allocations reflect population distribution, the burden of disease, the cost of service delivery and poverty levels.
A expansão de protecção social, incluindo mecanismos de financiamento equitativos que suprimam obstáculos, incentivem as camadas mais desfavorecidas a recorrerem aos serviços existentes e as protejam do risco de empobrecimento derivado das despesas com a saúde. Na maior parte dos países pobres, a prestação de cuidados de saúde é financiada de forma insuficiente através da fiscalidade. O carácter limitado dos recursos disponíveis levou muitos países a introduzir um elemento de partilha dos custos, com a criação de redes de segurança social, para garantir que os serviços básicos continuem acessíveis. Os pagamentos directos efectuados pelos pobres deverão ser reduzidos gradualmente e a partilha dos riscos deverá ser alargada através de sistemas de seguro comunitários, privados, sociais e nacionais. É importante assegurar que as despesas públicas se focalizem nas actividades mais susceptíveis de contribuir para a melhoria dos resultados sanitários das populações mais pobres e que as dotações orçamentais sejam adequadas à distribuição demográfica, às doenças, ao custo da prestação dos serviços e aos níveis de pobreza.
http://eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lng1=en,pt&lang=...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Teresa, muito obrigada! Neste contexto, é realmente isto. As outras sugestões seriam válidas noutros contextos. Obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3(mecanismos) de agrupamento de riscoMarlene Curtis
4 +4agrupamento de riscos
Michael Powers (PhD)
4 +2partilha dos riscos
Teresa Borges
4"risk-pooling" (lei dos grandes números OU agregação de dados OU agregação dos riscos )
Marcos Antonio
3grupos de risco
Floriana Leary


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
agrupamento de riscos


Explanation:
Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares
1 min
  -> Obrigado, Maria José - Mike :)

agree  rhandler: Se há agrupamento deles, os riscos devem estar no plural.
5 mins
  -> Obrigado, Ralph - Mike :)

agree  Sara Sousa Soares
3 hrs
  -> Obrigado, Sara - Mike :)

agree  Marcelo Lino: Concordo também com rhandler. (riscos)
4 hrs
  -> Obrigado, Marcelo - Mike :)

8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
grupos de risco


Explanation:
I would translate this way, since risk-pooling means a group of people who are in risk

Floriana Leary
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
partilha dos riscos


Explanation:
The expansion of social protection, including fair and equitable financing mechanisms should remove barriers, encourage use of services by the poor and protect them from the risks of impoverishment due to health expenditure. In most poor countries health care is insufficiently financed through taxation. The limited resources available have led many countries to introduce an element of cost sharing with safety nets to ensure that basic services remain affordable. Out of pocket payments by the poor should gradually be reduced and risk pooling expanded through community, private, social, and national insurance schemes. It is important to ensure that public spending is focused on those activities most likely to contribute to improved health outcomes for the poor and that budget allocations reflect population distribution, the burden of disease, the cost of service delivery and poverty levels.
A expansão de protecção social, incluindo mecanismos de financiamento equitativos que suprimam obstáculos, incentivem as camadas mais desfavorecidas a recorrerem aos serviços existentes e as protejam do risco de empobrecimento derivado das despesas com a saúde. Na maior parte dos países pobres, a prestação de cuidados de saúde é financiada de forma insuficiente através da fiscalidade. O carácter limitado dos recursos disponíveis levou muitos países a introduzir um elemento de partilha dos custos, com a criação de redes de segurança social, para garantir que os serviços básicos continuem acessíveis. Os pagamentos directos efectuados pelos pobres deverão ser reduzidos gradualmente e a partilha dos riscos deverá ser alargada através de sistemas de seguro comunitários, privados, sociais e nacionais. É importante assegurar que as despesas públicas se focalizem nas actividades mais susceptíveis de contribuir para a melhoria dos resultados sanitários das populações mais pobres e que as dotações orçamentais sejam adequadas à distribuição demográfica, às doenças, ao custo da prestação dos serviços e aos níveis de pobreza.
http://eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lng1=en,pt&lang=...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56
Grading comment
Teresa, muito obrigada! Neste contexto, é realmente isto. As outras sugestões seriam válidas noutros contextos. Obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marco lessa: A1. Tá matando tudo...
1 hr
  -> Obrigada!

agree  Artur Jorge Martins
10 hrs
  -> Obrigada!

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
(mecanismos) de agrupamento de risco


Explanation:
[PDF] Estimando Seleção Adversa em Planos de Saúde - [ Translate this page ]File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
agrupamento de riscos (pooling) que denota uma tendência a equalizar ao invés de ... informação imperfeita sobre o risco individual, o mercado de seguros ... seleção adversa, seu impacto na alocação dos recursos e os mecanismos para sua ...
www.anpec.org.br/encontro2004/artigos/A04A098.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2009-02-11 15:33:12 GMT)
--------------------------------------------------

É o tipo de agrupamento, de risco.

Padrões espaciais do suicídio na cidade de São Paulo e seus ... - [ Translate this page ]18 Dez 2008 ... Nesse teste, o agrupamento de risco do primeiro teste foi desmembrado em dois agrupamentos menores, ambos de risco. O agrupamento primário ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-18122008-1034... - 17k

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 131

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares
1 min
  -> Grata!

agree  Lúcia Leitão: Concordo. Outra sugestão poderia ser "de agregação"
1 hr
  -> Grata!

agree  Sara Sousa Soares
3 hrs
  -> Grata Sara!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"risk-pooling" (lei dos grandes números OU agregação de dados OU agregação dos riscos )


Explanation:
Sug.

A expressão "risk-pooling" já é consagrada , por isto manteria o termo e complementaria com um dos significados possíveis: "risk-pooling" (lei dos grandes números OU agregação de dados OU agregação dos riscos )


- Risk Pooling. Também chamado de “Lei dos grandes números” é o risco causado entre a relação entre os erros de previsão e a inércia da decisão em determinado ...
www.mangabeira.adm.br/Arquivos/Download/adm_prod/Adm_Produc...

- "Lei dos grandes números" ou risk pooling e seu efeito nas previsões. Decisões diferentes requerem níveis diferentes de agregação dos dados ...
www.editoraatlas.com.br/Atlas/portal/showProduct.ctrl.aspx?... - 114k

- O Efeito Chicote e Risk Pooling. Seminário que trata de dois temas muito atuais sobre como gerenciar estoques em uma cadeia de suprimentos e em uma rede de ...
www.corbett.pro.br/seminarios.asp - 11k

- decorrente do fato de a agregação do risco (risk pooling) reduzir o custo marginal desses serviços. 90 Muitos serviços oferecidos no setor de saúde ...
www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2004/ANVISA2004/arquivo...

- Esse fenômeno, Corrêa (2005) denomina como “risk pooling” ou “lei dos números grandes”, no qual os erros são reduzidos devido à agregação dos dados. ...
manyeyes.alphaworks.ibm.com/manyeyes/datasets/processo-de-previsao-de-demanda/versions/1.txt

- risk pooling. – lei dos grandes números; refere-se a capacidade das seguradoras de evitar os riscos por meio de operações de grande escala, ...
www.ppge.ufrgs.br/ats/disciplinas/1/escolha-incerteza.pdf

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 22