KudoZ home » English to Portuguese » International Org/Dev/Coop

peace enforcement

Portuguese translation: imposição/restabelecimento da paz


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:peace enforcement
Portuguese translation:imposição/restabelecimento da paz
Entered by: Ivana de Sousa Santos

13:40 Jul 5, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
International Org/Dev/Coop
English term or phrase: peace enforcement
aplicação da paz?

"Consent is the main differential between peacekeeping and peace enforcement"
Ivana de Sousa Santos
Portugal
imposição/restabelecimento da paz
Explanation:
No âmbito dos processos de restabelecimento da paz, refere-se geralmente a missões ou unidades que recorrem ao uso da força militar para conseguir a cessação de hostilidades ou de actos de agressão caso as medidas normais de restabelecimento da paz não se revelem eficazes. A ONU considera que a criação destas unidades se justifica como medida provisória para certas situações ao abrigo do art. 40º da Carta das Nações Unidas. Na declaração de Petersberg, a UEO prevê também este tipo de missões.
Note : XREF: Restabelecimento da paz (TIS A216043).;DIV: AVG/T (MAI00)

Term: imposição da paz
Reference: Restabelecimento da Paz - Unidades de imposição da paz. (www.onuportugal.pt/vida/restab.html>)[18.05.2000}

Fonte:IATE

em contraste com "manutenção da paz"

:)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigada. :0)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8imposição/restabelecimento da paz
Mariana Moreira
5 +1imposição da paz
lenapires
4 +1imposição da paz
José Ignacio Coelho Mendes Neto
4coação/coerção do estado de pazrhandler


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
imposição/restabelecimento da paz


Explanation:
No âmbito dos processos de restabelecimento da paz, refere-se geralmente a missões ou unidades que recorrem ao uso da força militar para conseguir a cessação de hostilidades ou de actos de agressão caso as medidas normais de restabelecimento da paz não se revelem eficazes. A ONU considera que a criação destas unidades se justifica como medida provisória para certas situações ao abrigo do art. 40º da Carta das Nações Unidas. Na declaração de Petersberg, a UEO prevê também este tipo de missões.
Note : XREF: Restabelecimento da paz (TIS A216043).;DIV: AVG/T (MAI00)

Term: imposição da paz
Reference: Restabelecimento da Paz - Unidades de imposição da paz. (www.onuportugal.pt/vida/restab.html>)[18.05.2000}

Fonte:IATE

em contraste com "manutenção da paz"

:)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 50
Grading comment
Obrigada. :0)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Michael Powers (PhD): muito bem, Mariana - Mike :)
0 min
  -> Obrigada, Mike :)

agree  Gina Teixeira
6 mins
  -> Obrigada, Gina

agree  Cristina Santos
29 mins
  -> Obrigada, Cristina

agree  cristina estanislau
1 hr
  -> Obrigada, Cristina

agree  Jorge Freire
1 hr
  -> Obrigada, Jorge

agree  Cristiane Gomes
3 hrs
  -> Obrigada, Cristiane

agree  reginakersten: Document title : Resolução do Parlamento Europeu sobre os critérios para as operações de imposição da paz da União, nomeadamente na República Democrática do Congo. Ótimo site: http://www.futureofeurope.parlament.gv.at/registre/recherche...
4 hrs
  -> Obrigada, Regina

agree  Sonia Heidemann
2 days8 hrs
  -> Obrigada, Sónia

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
imposição da paz


Explanation:
Pelo menos seria assim que eu traduziria.

Também esta patente no IATE:

União Europeia, relações da União Europeia, defesa [Council] Entrada completa
EN

peace enforcement

3

Refª

Cxt


DA

fredsgennemtvingelse

4



Cxt


fredspåtvingelse

4



Cxt
fredsskabelse ved brug af magt

4



Cxt
fredshåndhævelse

4



Cxt
DE

Friedenserzwingung

3

Refª



Def.
friedenerzwingende Maßnahmen

3

Refª


FI

rauhaanpakottaminen

3





Def.
FR

imposition de la paix

3

Refª



Def.
IT

imposizione della pace

3

Refª

Cxt

Def.
NL

vredesafdwinging

3

Refª



Def.
PT

imposição da paz

3

Refª



Def.
SV

fredsframtvingande

Example sentence(s):
  • http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do
lenapires
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
2 days8 hrs

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
imposição da paz


Explanation:
O termo em inglês também é corrente em textos em português.

José Ignacio Coelho Mendes Neto
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
2 days8 hrs

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
coação/coerção do estado de paz


Explanation:
Parece uma grande contradição, e deve sê-lo. Se não há consentimento, não há paz verdadeira.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  José Ignacio Coelho Mendes Neto: É uma expressão corrente em relações internacionais. Refere-se a um dos três tipos de operações de paz conduzidas pela ONU ou por organizações regionais de segurança./ Não estamos aqui para discutir o que cada um acha da expressão, mas para traduzi-la.
46 mins
  -> E você não vê contradição na expressão? A despeito de seu uso pela ONU, é uma contradição a paz mantida sob coação. // Também acho, mas foi você quem começou a discussão. Eu apenas traduzi e comentei. Bom dia!