KudoZ home » English to Portuguese » IT (Information Technology)

Data mining

Portuguese translation: Mineração de dados


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:data mining
Portuguese translation:Mineração de dados
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

13:28 Jul 3, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - IT (Information Technology) / IT
English term or phrase: Data mining
Data mining for customer relatioship management giver XXX effective ways of analysing customer behavior, together with the power to make projections based on that customer information.
==============
É filtragem de dados?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Mineração de dados
Explanation:
Do mesmo glossário indicado na outra pergunta:

Mineração de dados (Data Mining)
Analisar informações em um banco de dados usando ferramentas que procuram tendências ou anomalias sem o conhecimento do significado dos dados. Fundamental em estratégias de CRM, especialmente no comércio eletrônico.
Selected response from:

Edilaine Grandolpho
Brazil
Grading comment
Obrigada pelo link, colega. Aquele glossário é legal!
Um abraço. Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2exploração de dados
Clauwolf
5Minha resposta também está correta
Clauwolf
4 +1data mining (não se traduz)
Mauro Lando
4 +1Prospecção de dados
Brasil Fernandes
5Eu deixaria como está: Data MiningCharles James Landini
4 +1Mineração de dados
Edilaine Grandolpho
4pesquisa de dados
Luciana Vozza
4Extração de Dados RelevantesSilvia Borges
4garimpar dados
Sylvio Kauffmann
4 -1tratamento de dados
Ligia Dias Costa


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pesquisa de dados


Explanation:
seria minha sugestão... ;o)

Luciana Vozza
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Extração de Dados Relevantes


Explanation:
Teresa,
Sugiro o termo acima.

Veja se este texto explicativo ajuda você:

"Data mining (also known as Knowledge Discovery in Databases - KDD) has been defined as "The nontrivial extraction of implicit, previously unknown, and potentially useful information from data"[1]

It uses machine learning, statistical and visualization techniques to discovery and present knowledge in a form which is easily comprehensible to humans."



    Reference: http://www.the-data-mine.com/
    Reference: http://www.dmg.org/
Silvia Borges
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
garimpar dados


Explanation:
é minha sugestão

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
data mining (não se traduz)


Explanation:
Prezada tereza
Já interpretei um seminário sobre isso, e os brasileiros na plateia disseram que não se traduz. entrou no jargão de informática como data mining. Não é bem pesquisa: trata-se de conceber filtros que são aplicados a enormes bancos de dados (por exemplo cadastro de clientes de um cartão de crédito) para "mineirar" aqueles que interessam (p. ex. gastos médios cima de tanto, despesas no exterior mais do que 1 x ao ano, etc...)

Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Armando A. Cottim: Absolutamente correcto!
3 mins
  -> thanks, Armando

disagree  José Cavalcante: Não se traduz somente quando se refere a produto. Existem n traduções para o termo...Por outro lado, qualquer pesquisa faz isso com a entrada dos critérios.
27 mins

agree  Maria-da-Fé Albuquerque
2 hrs

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
tratamento de dados


Explanation:
apesar de achar que o Mauro tem razão, prefiro sempre traduzir para o Português.

Ligia Dias Costa
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Maria-da-Fé Albuquerque: demasiado genérico - data-mining é um tratamento específico
2 hrs
  -> obrigada

27 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
exploração de dados


Explanation:
Microsoft:
data mining - exploração de dados

O processo de identificar padrões ou relacionamentos comercialmente úteis em bancos de dados ou em outros repositórios de computador através do uso de ferramentas estatísticas.



Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 262

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Regina Motta
14 mins
  -> obrigado; preciso de mais um pontinho

agree  Roberta Bortolotti: pode ser traduzido ou nao, e essa e' a melhor escolha.
1 hr
  -> obrigado

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Mineração de dados


Explanation:
Do mesmo glossário indicado na outra pergunta:

Mineração de dados (Data Mining)
Analisar informações em um banco de dados usando ferramentas que procuram tendências ou anomalias sem o conhecimento do significado dos dados. Fundamental em estratégias de CRM, especialmente no comércio eletrônico.



    Reference: http://www.1to1.com.br/newsletter/glossario.php3
Edilaine Grandolpho
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada pelo link, colega. Aquele glossário é legal!
Um abraço. Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Angelo
1324 days

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Prospecção de dados


Explanation:
"Prospecção" é análise profunda, sondagem. Creio que se adapta ao texto apresentado.

Brasil Fernandes
Brazil
Works in field

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Cavalcante: Esta é a resposta que eu ia dar, mas vc chegou mais cedo.
3 mins

44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Eu deixaria como está: Data Mining


Explanation:
Em todos os meu trabalhos de TI eu e meus colegas nunca traduzimos Data Mining. Os próprios fornecedores pedem que a expressão não seja traduzida. Não é filtragem de dados e nem apenas coleta de dados. É mais que isso. Por essa razão é melhor deixar assim mesmo. Já se transformou em jargão do setor e todos sabem o que significa. Não precisa traduzir.

Charles James Landini
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
Minha resposta também está correta


Explanation:
Diretamente do dicionário da Microsoft, 3a edição (impressa e em meio magnético)

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 262