KudoZ home » English to Portuguese » IT (Information Technology)

by proxy

Portuguese translation: por proxy


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:by proxy
Portuguese translation:por proxy
Entered by: Luciano Monteiro

15:21 Mar 28, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
IT (Information Technology) / IT
English term or phrase: by proxy
Olá.

Acho que, no caso seguinte, "por procuração" não cai muito bem. Também não entendo que a frase se refira a "proxy" no jargão da informática. Ou estarei enganado?

"The Custom Maintenance Wizard inherits administrative privileges by proxy, and no users can use it to create their own CMW files and run them with elevated privileges."
Luciano Monteiro
Brazil
por proxy
Explanation:
Do dicionário da Microsoft:
proxy server servidor proxy Componente de firewall que gerencia o tráfego da Internet de/para uma rede local e pode oferecer outros recursos, como o cache de documentos e o controle de acesso. Um servidor proxy pode melhorar o desempenho ao fornecer os dados solicitados com freqüência, como uma página conhecida da Web, e pode filtrar e descartar solicitações que o proprietário não considere apropriadas, como solicitações de acesso não-autorizado a arquivos patenteados. Ver também firewall

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-28 16:54:42 (GMT)
--------------------------------------------------

E o firewal? Lá vai:

firewall firewall, barreira de proteção Um sistema de segurança cujo objetivo é proteger a rede de uma organização contra ameaça externas, como hackers, vindas de outras redes, como a Internet. Um firewall impede que os computadores da rede da organização se comuniquem diretamente com computadores externos à rede e vice-versa. Em vez disso, toda a comunicação é roteada através de um servidor proxy externo à rede da organização, e o servidor proxy decide se é seguro permitir que uma determinada mensagem ou arquivo passe pela rede da organização
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Obrigado pela ajuda. Quase todas as respostas foram úteis e poderiam ser usadas. Optei por esta por ser mais adaptada ao jargão de IT.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2por delegação
Jorge Freire
5 +1pelo proxy
Gordana Podvezanec
5por meio de um servidor procurador (ou servidor proxy)
Tania Marques-Cardoso
4por procuração
Annette Dam
3 +1por proxy
Clauwolf
1 -1por substituicaoSamsung


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
pelo proxy


Explanation:
FUGSPBR] Redirecionar acesso pelo proxy sem ele ser ... - [ Translate this page ]
... Re: [FUGSPBR] Redirecionar acesso pelo proxy sem ele ser transparente. ... Subject:
Re: [FUGSPBR] Redirecionar acesso pelo proxy sem ele ser transparente. ...
www2.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/ 2002-08/msg01815.html - 13k - Cached

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-28 15:29:08 (GMT)
--------------------------------------------------

Linux: Rastro en navegacion por proxy - [ Translate this page ]
Ayuda Linux: Preguntas y Respuestas de GNU/Linux. Ayuda Linux - Rastro
en navegacion por proxy Pregunta: Salgo por proxy desde la ...
webmaster.bankhacker.com/ayuda-linux/consulta/ Rastro+en+navegacion+por+proxy/ - 7k - Cached - Similar

Gordana Podvezanec
Croatia
Native speaker of: Native in CroatianCroatian, Native in SlovenianSlovenian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes: Temos de nos habituar estes neo-tecnologismos.
3 hrs
  -> si! gracias!

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
por proxy


Explanation:
Do dicionário da Microsoft:
proxy server servidor proxy Componente de firewall que gerencia o tráfego da Internet de/para uma rede local e pode oferecer outros recursos, como o cache de documentos e o controle de acesso. Um servidor proxy pode melhorar o desempenho ao fornecer os dados solicitados com freqüência, como uma página conhecida da Web, e pode filtrar e descartar solicitações que o proprietário não considere apropriadas, como solicitações de acesso não-autorizado a arquivos patenteados. Ver também firewall

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-28 16:54:42 (GMT)
--------------------------------------------------

E o firewal? Lá vai:

firewall firewall, barreira de proteção Um sistema de segurança cujo objetivo é proteger a rede de uma organização contra ameaça externas, como hackers, vindas de outras redes, como a Internet. Um firewall impede que os computadores da rede da organização se comuniquem diretamente com computadores externos à rede e vice-versa. Em vez disso, toda a comunicação é roteada através de um servidor proxy externo à rede da organização, e o servidor proxy decide se é seguro permitir que uma determinada mensagem ou arquivo passe pela rede da organização

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 262
Grading comment
Obrigado pela ajuda. Quase todas as respostas foram úteis e poderiam ser usadas. Optei por esta por ser mais adaptada ao jargão de IT.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: Luciano, o sentido e de procuração mesmo, ou seja em nome de, mas no caso acho que deve usar proxy que é o jargão do setor, já que é um aplicativo
5 hrs
  -> obrigado Rob; é complicado, mas o tal proxy é mesmo um servidor

17 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5 peer agreement (net): -1
por substituicao


Explanation:
é só uma sugestao, e nao a melhor. O term refere-se a um com systema tomando o lugar do outro prevendo assim por exemplo um ataque ao primeiro sistema.


    planeta.terra.com.br/informatica/ gleicon/curriculum.html
Samsung
Works in field
Native speaker of: Native in HungarianHungarian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: " O term refere-se a um com systema " - É isto suposto ser português?
51 mins

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
por delegação


Explanation:
Acho que isto se enquadra no sentido

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-28 15:52:12 (GMT)
--------------------------------------------------

...ou por representação

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alda Maria Durães
21 mins
  -> Obrigado, Alda

agree  Mayura Silveira
1 hr
  -> Obrigado, Mayura

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
por procuração


Explanation:
Costumamos utilizar desta forma - conforme sua suggestão

Annette Dam
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
por meio de um servidor procurador (ou servidor proxy)


Explanation:
O uso de proxy no texto é elíptico, representando proxy server, que pode ser traduzido por servidor procurador ou servidor proxy. A última forma é bem mais utilizada na estranha língua que a área de TI criou.

Uma referência:

http://penta.ufrgs.br/gereseg/rfc2196/cap3b.htm

3.2.3.3 Servidores de Autenticação/Proxy (SOCKS, FWTK)
Um servidor procurador fornece vários aprimoramentos de segurança. Ele permite aos sites concentrar serviços através de um host específico para permitir monitoração, esconder a estrutura interna, etc. Esta concentração dos serviços cria um alvo atraente para um intruso potencial. O tipo de proteção necessário para um servidor de procuração depende muito do protocolo em uso pelo proxy e os serviços sendo fornecidos através dele. A regra geral de limitar o acesso somente a estes hosts que precisam dos serviços, e limitar acesso para estes hosts somente para aqueles serviços, é um bom ponto de partida.

Boa sorte, Luciano!

Tania Marques-Cardoso
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16