KudoZ home » English to Portuguese » Journalism

syndicated column

Portuguese translation: coluna


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:syndicated column
Portuguese translation:coluna
Entered by: Claudio Carina

16:36 Feb 17, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Journalism
English term or phrase: syndicated column
No texto que estou traduzindo (uma espécie de ensaio sobre temas da medicina) é feita referência a outro texto publicado por certo autor em uma das suas "syndicated columns", publicada regularmente em uma determinada revista. Suponho que se trata de uma "coluna" assinada por ele no periódico em questão, mas não sei como traduzir o "syndicated". Encontrei isso no dicionário para "syndicate":

"4. An agency that sells articles, features, or photographs for publication in a number of newspapers or periodicals simultaneously." (http://www.thefreedictionary.com/syndicated)
Edimilson Ferreira
Germany
coluna
Explanation:
Acho que não temos um termo para isso em português BR. Chamamos simplesmente de coluna (do autor tal), que pode ser publicada em diversos jornais ou revistas. Ver definição do Michaelis abaixo.

syn.di.cate
n 1 grupo econômico, cartel. 2 agência que distribui material para publicação em várias revistas e jornais. 3 corporação de síndicos (de univ.). // vt+vi n 1 publicação através de agência distribuidora. 2 formação de cartel.
Selected response from:

Claudio Carina
Brazil
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2coluna distribuída
Fabio Said
4 +3coluna
Claudio Carina
4 +2coluna assinada por vários veículos nacionaisBentevi
4coluna periódica/regular (independente)Marlene Curtis
4coluna sindicalizada
Mary Palmer
4 -1coluna sindicada
Marcos Antonio
4 -1coluna sindical/sobre sindicalismo
Isabel Maria Almeida


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
coluna sindical/sobre sindicalismo


Explanation:
pode ser?

Isabel Maria Almeida
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  silvia367325: Cuidado com o falso cognato!
1 day7 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
coluna distribuída


Explanation:
É típico dos jornalistas de renome: escreve uma vez só os textos e eles são publicados em diversos veículos de comunicação. O termo é explicado aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Syndicated_columnist


Exemplo de uso da expressão "coluna distribuída" em uma fonte confiável:

"Novak, de 77 anos, é um dos mais importantes jornalistas políticos do país, com uma coluna distribuída a diversos jornais que ele escreve há 45 anos."
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=496...


Boa sorte!

Fabio Said
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Diana Tarré
1 min
  -> Obrigado!

agree  Teresa Borges: Ver http://www.associatedcontent.com/article/70441/syndicating_y...
5 mins
  -> Obrigado!

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
coluna


Explanation:
Acho que não temos um termo para isso em português BR. Chamamos simplesmente de coluna (do autor tal), que pode ser publicada em diversos jornais ou revistas. Ver definição do Michaelis abaixo.

syn.di.cate
n 1 grupo econômico, cartel. 2 agência que distribui material para publicação em várias revistas e jornais. 3 corporação de síndicos (de univ.). // vt+vi n 1 publicação através de agência distribuidora. 2 formação de cartel.


Claudio Carina
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  perry
4 hrs
  -> Thanks, Perry

agree  rhandler
8 hrs
  -> Thanks rhandler

agree  silvia367325
1 day7 hrs
  -> Thanks, Silvia

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
coluna assinada por vários veículos nacionais


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2009-02-17 16:47:19 GMT)
--------------------------------------------------

Em sua coluna, publicado por vários veículos do comunicação/jornais, etc, X questionou a veracidade....

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2009-02-17 16:47:52 GMT)
--------------------------------------------------

publicada...

Bentevi
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Uma boa opção.
8 hrs

agree  Paula S. Cardoso
2 days2 hrs

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
coluna sindicalizada


Explanation:
Acho que é isso Edmilson. veja abaixo:

Michele Malkin é um colunista de jornal sindicalizado. Ver o arrigo na Internet. ..... (Michelele Malkin is a syndicated newspaper columnist. ..

www.adventistas.com/downloads/OEspiritodoCatolicismoRomano....




http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=coluna sindicaliz...

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2009-02-17 16:48:24 GMT)
--------------------------------------------------

PERDÃO, QUIS DIZER "EDIMILSON" :)

Mary Palmer
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
coluna periódica/regular (independente)


Explanation:
Para um grande volume de colunas.

Significado de AR nos dicionários - Aoli Tecnologia Web - [ Translate this page ]CARD COLUMN: coluna de cartão. CARD EIGHTY: column cartão de 80 colunas ...... PAROXISMO: Crise ou exacerbação periódica dos sinais e sintomas durante a ...... SYNDICATED RESERARCH: Pesquisa regular, como IBOPE, IPOM, Marplan, etc. ...
www.aoli.com.br/dicionarios.aspx?palavra=AR - 707k

Syndicate = agência que distribui artigos para cadeia de periódicos. (em geral um grande volume de artigos)


--------------------------------------------------
Note added at 1 day8 hrs (2009-02-19 01:15:53 GMT)
--------------------------------------------------

Step One: Self-syndication. First, be your own syndicate and market your column to non-competing magazines or newspapers. Do this for a small amount of pay or even for free, if you’re comfortable doing so. Why? Your ultimate goal is mass syndication, not just one or two outlets. When your column is appearing in multiple outlets (at least two), you are ready for the next step.
http://www.amazon.com/gp/richpub/syltguides/fullview/MPOPPXP...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 104

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino
9 mins
  -> Grata Marcelo!

disagree  silvia367325: Quanto a syndicated research o sentido não é exatamente esse mostrado pela Marlene. Pesquisa sindicalizada é a que levanta informações de forma regular e com um questionário padrão e que é entregue aos clientes que a subscreveram.
1 day7 hrs
  -> O contexto não é de pesquisas e sim de colunas jornalísticas./Leia aqui sobre o assunto http://www.amazon.com/gp/richpub/syltguides/fullview/MPOPPXP...

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
coluna sindicada


Explanation:
Sug.


Syndicate: publicar (artigo, etc) em cadeia de jornais ou revistas (Vallandro)

- E quando, em sua coluna sindicada, Jack Anderson e Dale Van Atta discutiram algo sobre os conspiradores, o Post saltou para proteger seus leitores e alguns ...
conspireassim.wordpress.com/2008/05/06/media-e-cia/ - 63k -

- Desde 1983 trabalha para The Miami Herald e sua coluna sindicada publica-se semanalmente em mais de quarenta jornais. ...
www.casadellibro.com/libros/oppenheimer-andres/oppenheimer3... - 44k

--------------------------------------------------
Note added at 2 days31 mins (2009-02-19 17:07:53 GMT)
--------------------------------------------------

- Naomi Klein é um award-winning de jornalista, colunista sindicado e internacionais e autor do New York Times bestseller O Shock Doctrine: The Rise of ...
notherapedocumentary.org/pt/naomi-klein-aishah-shahidah-simmons-on-global-struggles-for-human-rights/ - 40k

- 23 Fev 2008 ... Timothy Garton Ash, colunista sindicado de vários jornais europeus, tem um artigo na capa do La Repubblica sob o título "Esta dependência ...
dn.sapo.pt/2008/02/23/opiniao/o_novo_estado_dependente.html - 45k

- Naomi Klein é um award-winning de jornalista, colunista sindicado e internacionais e autor do New York Times bestseller O Shock Doctrine: The Rise of ...
notherapedocumentary.org/pt/naomi-klein-aishah-shahidah-simmons-on-global-struggles-for-human-rights/ - 40k

- Brett Krkosska é um escritor independente e colunista sindicado. Visit his site, http://www.GodUnplugged.com for perspectives and commentary on the issues ...
www.attraction.readallaboutitonline.com/portuguese.php?u=53... - 104k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  silvia367325: não se usa sindicado nesse sentido. O verbo sindicar significar inquirir, apurar, organizar (Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos). Nem toda fonte da web confiável.
1 day8 hrs
  -> Olá Silvia. Sinto muito mas não concordo. Por favor, veja "syndicate" no OneLook Dictionary; no ODLIS; etc e busque pelo termo "Colunista sindicado"