KudoZ home » English to Portuguese » Law: Patents, Trademarks, Copyright

state of the art

Portuguese translation: produtos/desenvolvimentos de última geração


21:39 Oct 23, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Patents, Trademarks, Copyright
English term or phrase: state of the art
Contrary to common belief, patents do not necessarily reflect a significant technological contribution to the state of the art,
marina hennies
Brazil
Portuguese translation:produtos/desenvolvimentos de última geração
Explanation:
Usually state of the art is an adjective to describe the latest technologies ... "de última geração"... Isn't there another noun after the comma, and the comma may be a mistake?
If there is no noun after it then I presume it must mean the latest products or developments.

Conjunto de equipamentos de última geração chega às casas ...- [ Translate this page ]Conjunto de equipamentos de última geração chega às casas legislativas. Os equipamentos de informática cedidos pelo Interlegis já chegaram a 20 câmaras do ...
www.interlegis.gov.br/.../thiagolucas/conjunto-de-equipamen... - 32k - Cached - Similar pages - Note this

Livros da Anita: Nokia Silk-épil - telemóveis de última geração- [ Translate this page ]Título: "Nokia Silk-épil - telemóveis de última geração" Local: Sites de opinião sobre telemóveis Modelos: A nova Nokia Silk-épil ...
nitapika.blogspot.com/2007/09/nokia-silk-pil-telemveis-de-ltima-gerao.html - 82k - Cached - Similar pages - Note this

O Velho - Os melhores jogos da última geração de consoles - Games ...- [ Translate this page ]Tecnologia, Gadgets, Informática, Ciência, Internet, Espaço e Games !
www.ovelho.com/modules/news/article.php?storyid=41012 - 22k - Cached - Similar pages - Note this

noticias - Internet de última geração na Maré - 30/06/2003- [ Translate this page ]Em 11 anos, a velocidade da informação ficou 2.300 vezes maior - mas não para todos os internautas. A rede virtual de conexões mais rápidas e com maior ...
jbonline.terra.com.br/jb/online/internet/noticias/2003/06/30/onlintnot20030630002.html - 23k - Cached - Similar pages - Note this

hi5 - Groups - SLB Madeira - Ganha consolas de ultima geração e ...Close Topic. Reason Message. Pornography, Racism, Sexism, Homophobia, Other (Explain). Currently there are no messages...Be the first one to start ! ...
lisandronoddy.hi5.com/friend/group/displayTopic.do;jsessionid=aAoQRgB2JiUe?groupId=686904&topicId=7140952 - 23k - Cached - Similar pages - Note this

MercadoLivre: Bloqueador Telefônico Digital de Ultima Geração - R ...- [ Translate this page ]Comprar e vender Bloqueador Telefônico Digital de Ultima Geração - R$ 37.00. Celulares e Telefonia Telefones e Acessórios Acessórios , no MercadoLivre.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-59915540-bloqueador-telefnico-digital-de-ultima-geraco-_JM - 74k - Cached - Similar pages - Note this
Selected response from:

Ben Kohn
United Kingdom
Grading comment
thanks, Ben
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6estado da arte
Christiane Jost
4 +5produtos/desenvolvimentos de última geração
Ben Kohn
5 +3estado da arte
Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
estado da arte


Explanation:


Christiane Jost
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Amorim: Estado da arte não se refere somente a tecnologia e produção mas, e principalmente, ao que está por detrás: pesquisa e conhecimento científico
29 mins
  -> Obrigada, Maria

agree  Guilherme Braga
2 hrs
  -> Obrigada, Guilherme

agree  Gisele Goldstein
2 hrs
  -> Obrigada, Gisele

agree  airmailrpl: -
6 hrs
  -> Obrigada, airmailrpl

agree  Denise Miranda
16 hrs
  -> Obrigada, Denise

agree  craigs: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_da_arte
5 days
  -> Obrigada, craigs

agree  Celina Falck-Cook
23 days
  -> Obrigada, Celina

disagree  jules_acosta: a tradução correta é ultima geração
397 days
  -> Não acho que 'última geração' se aplica aqui.
The asker has declined this answer

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
produtos/desenvolvimentos de última geração


Explanation:
Usually state of the art is an adjective to describe the latest technologies ... "de última geração"... Isn't there another noun after the comma, and the comma may be a mistake?
If there is no noun after it then I presume it must mean the latest products or developments.

Conjunto de equipamentos de última geração chega às casas ...- [ Translate this page ]Conjunto de equipamentos de última geração chega às casas legislativas. Os equipamentos de informática cedidos pelo Interlegis já chegaram a 20 câmaras do ...
www.interlegis.gov.br/.../thiagolucas/conjunto-de-equipamen... - 32k - Cached - Similar pages - Note this

Livros da Anita: Nokia Silk-épil - telemóveis de última geração- [ Translate this page ]Título: "Nokia Silk-épil - telemóveis de última geração" Local: Sites de opinião sobre telemóveis Modelos: A nova Nokia Silk-épil ...
nitapika.blogspot.com/2007/09/nokia-silk-pil-telemveis-de-ltima-gerao.html - 82k - Cached - Similar pages - Note this

O Velho - Os melhores jogos da última geração de consoles - Games ...- [ Translate this page ]Tecnologia, Gadgets, Informática, Ciência, Internet, Espaço e Games !
www.ovelho.com/modules/news/article.php?storyid=41012 - 22k - Cached - Similar pages - Note this

noticias - Internet de última geração na Maré - 30/06/2003- [ Translate this page ]Em 11 anos, a velocidade da informação ficou 2.300 vezes maior - mas não para todos os internautas. A rede virtual de conexões mais rápidas e com maior ...
jbonline.terra.com.br/jb/online/internet/noticias/2003/06/30/onlintnot20030630002.html - 23k - Cached - Similar pages - Note this

hi5 - Groups - SLB Madeira - Ganha consolas de ultima geração e ...Close Topic. Reason Message. Pornography, Racism, Sexism, Homophobia, Other (Explain). Currently there are no messages...Be the first one to start ! ...
lisandronoddy.hi5.com/friend/group/displayTopic.do;jsessionid=aAoQRgB2JiUe?groupId=686904&topicId=7140952 - 23k - Cached - Similar pages - Note this

MercadoLivre: Bloqueador Telefônico Digital de Ultima Geração - R ...- [ Translate this page ]Comprar e vender Bloqueador Telefônico Digital de Ultima Geração - R$ 37.00. Celulares e Telefonia Telefones e Acessórios Acessórios , no MercadoLivre.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-59915540-bloqueador-telefnico-digital-de-ultima-geraco-_JM - 74k - Cached - Similar pages - Note this


Ben Kohn
United Kingdom
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
thanks, Ben

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  reginakersten: ou produtos de ponta, mais avançados, mais recentes
3 mins
  -> obrigado Regina. Concordo com suas sugs.

neutral  Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado: tb existe a expressão estado da arte em Pt. Por isso sugeri eu situação (onde se pode acrescentar 'actual')
4 mins
  -> OK Manuel. Eu não conhecia a expressão em pt. Não sei se é usada no Brasil

agree  Jorge Freire
45 mins
  -> Obrigado Jorge

agree  LiaBarros
2 hrs

agree  Humberto Ribas
12 hrs

agree  jules_acosta: Completely agree! :-)
397 days

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
estado da arte


Explanation:
ou situação (em Portugal, a expressão estado da arte é utilizada mas noutro contexto).

--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2007-10-23 22:15:13 GMT)
--------------------------------------------------

Desenvolvimento de tecnologias de ponta ('...' não traduzem um contributo tecnológico significativo para o desenvolvimento de tecnologias de ponta)

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2007-10-23 22:17:04 GMT)
--------------------------------------------------

Essa aí é minha sugestao.

Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Contrary to common belief, patents do not necessarily reflect a significant technological contribution to the state of the art, as illustrated by the huge proliferation of patents granted in some countries with a low or non-existent inventive phase. (esta é a frase completa)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susanne Rindlisbacher: tecnologias de ponta
35 mins
  -> obg, Susanne!

agree  airmailrpl: estado da arte
6 hrs

agree  Rui Teixeira: Right you are.
13 hrs
  -> thanks mate

neutral  Celina Falck-Cook: Estado-da-arte está dicionarizado, inclusive com hifens no Aurélio, então por que não usar? porém já usei "de última geração" também antes.
23 days
The asker has declined this answer