KudoZ home » English to Portuguese » Law: Taxation & Customs

checks and balances

Portuguese translation: freios e contrapesos


10:57 Aug 8, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents - Law: Taxation & Customs
English term or phrase: checks and balances
This expression is used in a book about Bush, "The president of good and evil".
Vicky
Portuguese translation:freios e contrapesos
Explanation:
edgard
... para evitar conflitos de atribuições e competência, o gênio norte-americano criou um sistema de freios e contrapesos (checks and balances in government ...
www.cjf.gov.br/revista/numero1/edgard.htm - 19k

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2004-08-08 11:05:57 GMT)
--------------------------------------------------

DIREITO CONSTITUCIONAL
... poder legislativo. O nosso sistema está recheado desses \"freios e
contrapesos\", desses \"checks and balances\". Rousseau dizia que ...
www.angelfire.com/ar/rosa01/direito14.html - 14k -
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Thank you very much for your answers. They were all very interesting.
However, I think that the first one, by Maria Luísa Duarte, is the one that
better fits the context.

My best regards!

Vicky

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6freios e contrapesos
Maria Luisa Duarte
4limites e contrabalançosAmilcar
4equilíbrio entre os três poderes
airmailrpl
4pesos e contrapesosAntónio Ribeiro


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
freios e contrapesos


Explanation:
edgard
... para evitar conflitos de atribuições e competência, o gênio norte-americano criou um sistema de freios e contrapesos (checks and balances in government ...
www.cjf.gov.br/revista/numero1/edgard.htm - 19k

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2004-08-08 11:05:57 GMT)
--------------------------------------------------

DIREITO CONSTITUCIONAL
... poder legislativo. O nosso sistema está recheado desses \"freios e
contrapesos\", desses \"checks and balances\". Rousseau dizia que ...
www.angelfire.com/ar/rosa01/direito14.html - 14k -

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Thank you very much for your answers. They were all very interesting.
However, I think that the first one, by Maria Luísa Duarte, is the one that
better fits the context.

My best regards!

Vicky

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: perfeito!!!
12 mins
  -> Muito Obrigada!MLD

agree  Sonia Heidemann
1 hr
  -> Muito Obrigada!MLD

agree  Cristina Santos
1 hr
  -> Muito Obrigada!MLD

agree  Henrique Serra
4 hrs
  -> Muito Obrigada!MLD

agree  Ana Rita Santiago
13 hrs
  -> Muito Obrigada!MLD

agree  airmailrpl: a expressão 'freios e contrapesos' é o que mais se encontra numa pesquisa no 'Google'
1 day36 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
equilíbrio entre os três poderes


Explanation:
CHECKS AND BALANCES

As palavras acima, quando usadas separadamente e no singular, podem significar, entre outras coisas, "cheque" e "saldo". Entretanto, em um contexto político, a expressão "CHECKS AND BALANCES" significa "equilíbrio entre os três poderes"
http://www.teclasap.com.br/boletim/ed_anteriores/sap087.shtm...

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pesos e contrapesos


Explanation:
Outra sugestão.

Integralismo -
... O sistema está baseado na idéia de “pesos e contrapesos”, ou seja, os três
poderes garantiriam uma distribuição equânime de responsabilidades e de ...
www.integralismo.com.br/doutrina/camara_corporativa.htm

EUROPA - A Europa em 12 lições - Que futuro para a Europa? ... -
... que poderá funcionar será um sistema político e jurídico que tenha por base o
voto maioritário, controlado por mecanismos internos de pesos e contrapesos. ...
europa.eu.int/abc/12lessons/print_index12_pt.htm

Jus Navigandi - Doutrina - Montesquieu ea teoria da tripartição ... -
... se destinava à construção de um regime democrático alicerçado no controle mútuo
dos poderes do Estado através de pesos e contrapesos recíprocos, mas ...
www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5484

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2

18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
limites e contrabalanços


Explanation:
On the basis of meaning, not established usage in any register.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-08-09 05:39:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Checks (in this context): limit[ation]s imposed on one branch by the powers of another, as specified in the Constitution.
Balances: more or less the same, but with more of a notion of balancing out powers, compensate against excessive influence or authority in any one branch.

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese