KudoZ home » English to Portuguese » Law (general)

shyster

Portuguese translation: chicaneiro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:shyster
Portuguese translation:chicaneiro
Entered by: Rafael Mantovani

04:53 Jul 19, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
English term or phrase: shyster
trecho de um romance:

"Let's face it, my dear, your husband and I are running a firm of shysters!"
Rafael Mantovani
Germany
chicaneiro
Explanation:
Minha sugestão.
Selected response from:

Jorge Rodrigues
Brazil
Grading comment
Vou ficar com "chicaneiro" pois preciso de uma palavra que se refira especificamente a advogados, e não a um charlatão/trapaceiro genérico. Mais uma vez, obrigado a Jorge e a todos que ajudaram!
abraços
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2trapaceiro
hagan84
5chicaneiro
Jorge Rodrigues
4 +1merda/bosta
hagan84
4 +1advogado desonestoAguinaldo Campos
5charlatãorhandler
4homem de negócios duvidososAntónio Ribeiro


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
merda/bosta


Explanation:
shyster is german for shit which in portuguese is merda or bosta

hagan84
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Magister: OK,colega, tua outra resposta e otima, pois esta ...seria melhor esconde-la, nao e :-) (Houve uma confusao com "scheise", heim?) :-) Regards, Sergio.
8 hrs
  -> concordo 100%! valeu amigo!

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
advogado desonesto


Explanation:
Dicionario de Palavras Dificeis, link abaixo


    Reference: http://www.tiscali.co.uk/reference/dictionaries/difficultwor...
Aguinaldo Campos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
7 hrs

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
homem de negócios duvidosos


Explanation:
shyster = pessoa que se dedica a negócios duvidosos

Dicionário Porto Editora

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 221

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
trapaceiro


Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2005-07-19 05:10:26 GMT)
--------------------------------------------------

neste contexo seria mais adequada esta resposta.

hagan84
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
7 hrs
  -> obrigado

agree  Magister: Parece que sim. Essa palavra nesse mesmo sentido aparece na literatura classica portuguesa, se nao me engano. Existe tambem a palara "vigarista" mas nao tenho a certeza de que tenha algo a ver com os advogados...
7 hrs
  -> obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
chicaneiro


Explanation:
Minha sugestão.

Jorge Rodrigues
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 206
Grading comment
Vou ficar com "chicaneiro" pois preciso de uma palavra que se refira especificamente a advogados, e não a um charlatão/trapaceiro genérico. Mais uma vez, obrigado a Jorge e a todos que ajudaram!
abraços

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Aguinaldo Campos: Chicaneiro é o advogado que usa recursos legais para atrasar o processo, nao exatamente desonesto
5 hrs
  -> E usar recursos legais ara atrasar processos é honesto?

agree  Carlos Angelo
11 hrs
  -> Obrigado, Carlos.

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
charlatão


Explanation:
É a tradução que sugere o Babylon, e que se aplica muito bem ao caso.

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs 48 mins (2005-07-19 13:42:06 GMT)
--------------------------------------------------

Que o Aurélio assim define:

[Do it. ciarlatano.]
S. m.
1. Vendedor público de drogas, cujas virtudes apregoa com exagero.
2. Explorador da boa-fé do público.
3. Impostor, embusteiro, trapaceiro.

[F. red.: charlata. Fem.: charlatona; pl.: charlatães e charlatões.]



rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 446