KudoZ home » English to Portuguese » Law (general)

judgement

Portuguese translation: Sentença


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:judgement
Portuguese translation:Sentença
Entered by: Vitoria Ginja

09:58 Feb 9, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Law (general) / Adopção de menores
English term or phrase: judgement
Under the [Family] Code the judgement must describe in detail the facts and reasons leading to the adoption and determines the names of the adopted child

Caros Colegas
A minha dúvida nesta frase é se judgement se refere ao julgamento ou antes a algo como a sentença (depois do processo transitar em tribunal). Trata-se de um processo de adopção de menores.

Obrigada a todos e boa semana apesar da chuva ;)
Vitoria Ginja
Sentença
Explanation:
É a minha opinião, neste contexto

--------------------------------------------------
Note added at 22 hrs (2009-02-10 08:46:23 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Esclarecendo a sua dúvida cito o que diz o dicionário Houaiss:
acórdãoRubrica: termo jurídico.
decisão final proferida sobre um processo por tribunal superior, que funciona como paradigma para solucionar casos análogos; aresto

sentença:Rubrica: termo jurídico.
decisão propriamente dita resolvendo as questões pelas partes submetidas à jurisdição; ato do juiz singular, que decide ou não o mérito da causa
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Muito obrigada e obrigada a todos! Só por curiosidade, segue um link de interesse que encontrei, onde por sinal surge "sentença" e "acórdão", sem que eu tenha conseguido discernir muito bem a diferença entre os dois termos.

http://www.trp.pt/mp_alegacoes/alegacoes03_4915.html

Qualquer esclarecimento por parte dos colegas mais versados será bem-vindo! xD
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +15Sentença
Jorge Freire
5 +5sentença
Fabio Said
4 +2decisão jurídica/julgamento
Floriana Leary
4 +1acórdão
Artur Jorge Martins
3audiência judicial
Marcos Antonio
Summary of reference entries provided
Processo de adopção - sentença
Teresa Borges

  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
sentença


Explanation:
Neste caso, sem dúvida é a sentença, que deve conter uma fundamentação detalhada da decisão.

Boa sorte!

Fabio Said
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares
1 min
  -> Obrigado!

agree  Sara Sousa Soares
1 hr
  -> Obrigado!

agree  rhandler
2 hrs
  -> Obrigado!

agree  Ana Rita Santiago
7 hrs
  -> Obrigado!

agree  Cristina Santos
9 hrs
  -> Obrigado!

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
decisão jurídica/julgamento


Explanation:
my suggestion, please see def.:

s. julgamento; juízo; capacidade de julgamento; ponderação; decisão jurídica; lei; idéia; consolidação de uma idéia

a decisão jurídica/julgamento tem que ser descrivido em detalhes...


Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses
3 hrs
  -> Obrigada Maria, um bom dia!

agree  Adriana Baldino: não acho que seja uma sentença de adoção e sim uma decisão...
7 hrs
  -> Eu também achei o mesmo, obrigado Neves

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
acórdão


Explanation:
Julgo ser isto.

Artur Jorge Martins
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 34

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Moreira: Sim, numa cadeira de tradução especializada fizemos uma tradução precisamente de um acórdão do Tribunal Europeu. O original era "Judgement"
8 hrs
  -> Obrigado, José!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
audiência judicial


Explanation:
Sug.


No texto é dito que : ....o/a "judgment" deve descrever em detalhes os fatos/razões que levaram à adoção ..... - IMO ainda não houve o julgamento e a sentença não foi proferida.

-O Michaelis apresenta "audiência judicial" como uma das traduções possíveis par ao termo "judgement".

- Madonna, 49, deve voltar na semana que vem ao Maláui para o que deve ser a última audiência judicial sobre a adoção de David Banda, disse um funcionário do ...
www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u388058.shtml - 30k -
- Em Cascavel, cidade da região oeste do Paraná, a primeira adoção com base no ... passaram por audiência judicial, em que foi deferida a guarda provisória e ...
www.familianotadez.com.br/content/noticias.asp?id=76275 - 27k

- Vara da Infância e da Juventude de Cascavel já faz adoções com ...13 Nov 2008 ... O recém-criado Cadastro Nacional de Adoção começa a produzir os primeiros ... passaram por audiência judicial, em que foi deferida a guarda ...
www.jusbrasil.com.br/.../>s-com-base-no-cadastro-nacional-d... - 42k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 73

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +15
Sentença


Explanation:
É a minha opinião, neste contexto

--------------------------------------------------
Note added at 22 hrs (2009-02-10 08:46:23 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Esclarecendo a sua dúvida cito o que diz o dicionário Houaiss:
acórdãoRubrica: termo jurídico.
decisão final proferida sobre um processo por tribunal superior, que funciona como paradigma para solucionar casos análogos; aresto

sentença:Rubrica: termo jurídico.
decisão propriamente dita resolvendo as questões pelas partes submetidas à jurisdição; ato do juiz singular, que decide ou não o mérito da causa


Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 102
Grading comment
Muito obrigada e obrigada a todos! Só por curiosidade, segue um link de interesse que encontrei, onde por sinal surge "sentença" e "acórdão", sem que eu tenha conseguido discernir muito bem a diferença entre os dois termos.

http://www.trp.pt/mp_alegacoes/alegacoes03_4915.html

Qualquer esclarecimento por parte dos colegas mais versados será bem-vindo! xD
Notes to answerer
Asker: Obrigada pelo esclarecimento, Jorge!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares
2 mins
  -> Obrigado, Maria José!

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
9 mins
  -> Obrigado, Vasco!

agree  Maria C Dias: ou a decisão do tribunal
12 mins
  -> Obrigado, Maria! A decisão também está correcta. É um termo bastante adequado

agree  M. Celina Alonso Neves
1 hr
  -> Obrigado, Celina!

agree  Humberto Ribas
1 hr
  -> Obrigado, Humberto!

agree  Sara Sousa Soares
1 hr
  -> Obrigado, Sara!

agree  rhandler
2 hrs
  -> Obrigado, Ralph!

agree  Sara Santos
2 hrs
  -> Obrigado, Sara!

agree  Katarina Peters
2 hrs
  -> Obrigado, Katarina!

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> Obrigado, Marlene!

agree  Cristiana Veleda
5 hrs
  -> Obrigado, Cristiana!

agree  Ana Rita Santiago
7 hrs
  -> Obrigado, Ana Rita!

agree  Kadja Bless
7 hrs
  -> Obrigado, Kadja!

agree  Teresa Borges
8 hrs
  -> Obrigado, Teresa!

agree  Cristina Santos
9 hrs
  -> Obrigado, Cristina!




Reference comments


8 hrs
Reference: Processo de adopção - sentença

Reference information:
A adopção é o vínculo que, à semelhança da filiação natural, mas independentemente dos laços de sangue, se estabelece legalmente entre duas pessoas. Este vínculo constitui-se por sentença judicial proferida em processo que decorre no Tribunal de Família e Menores.
www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MTSS/DGSS/pt/SER_pr...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 619