KudoZ home » English to Portuguese » Law (general)

cross claim

Portuguese translation: ação de regresso (neste caso)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cross claim
Portuguese translation:ação de regresso (neste caso)
Entered by: rhandler

04:50 Feb 22, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Litigation/Contencioso
English term or phrase: cross claim
Trata-se de um processo judicial entre uma empresa Autora e duas empresas Rés. Durante o processo, uma das co-rés ajuizou uma "cross claim" contra a outra co-ré. Reconvenção não se aplica a este caso, pois reconvenção seria uma ação movida por uma ou pelas duas empresas Rés contra a Autora. Nos glossários Kudoz encontrei uma explicação detalhada de "cross claim", mas não o termo equivalente em PT-BR. Alguma sugestão?
Jorge Rodrigues
Brazil
ação de regresso (neste caso)
Explanation:
Pela explicação recém apresentada, trata-se de ação em que se exerce o direito de regresso sobre o co-devedor. Veja estes exemplos:

Jus Navigandi - Doutrina - A ação regressiva proposta pelo INSS
... A ação de regresso que o INSS começará a propor visa, não só, reaver do responsável pelo infortúnio do trabalho o que efetivamente se dispendeu, ...
www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4392

Curso Aprovação
... propor uma ação judicial, chamada de ação regressiva ou ação de regresso, na esfera civil, para reaver do servidor o que pagou como indenização (Lei n. ...
www.cursoaprovacao.com.br/aulasonline/aulas/silas/silas_dir...
Revista do Direito
... negligência ou imperícia, ou cabe ao hospital ação de regresso contra este profissional caso seja compelido judicialmente a pagar a reparação do dano. ...
http://revistadodireito.vilabol.uol.com.br/art_erromedico.ht...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito obrigado, rhandler.
Acho que isso resolve a questão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5ação de regresso (neste caso)rhandler
4VerAntónio Ribeiro


Discussion entries: 6





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Ver


Explanation:
Cross claim: Ação proposta por uma parte do processo contra outra parte que está do mesmo lado da ação.

Dicionário jurídico de Maria Chaves de Mello

--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-22 06:53:14 (GMT)
--------------------------------------------------

Não sei se existe um termo preciso e conciso. Penso que terá de adaptar a definição ao contexto o melhor possível.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-22 06:58:20 (GMT)
--------------------------------------------------

Uma solução seria:

...uma acção judicial contra a outra ré (co-ré)

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 221

1 day11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
ação de regresso (neste caso)


Explanation:
Pela explicação recém apresentada, trata-se de ação em que se exerce o direito de regresso sobre o co-devedor. Veja estes exemplos:

Jus Navigandi - Doutrina - A ação regressiva proposta pelo INSS
... A ação de regresso que o INSS começará a propor visa, não só, reaver do responsável pelo infortúnio do trabalho o que efetivamente se dispendeu, ...
www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4392

Curso Aprovação
... propor uma ação judicial, chamada de ação regressiva ou ação de regresso, na esfera civil, para reaver do servidor o que pagou como indenização (Lei n. ...
www.cursoaprovacao.com.br/aulasonline/aulas/silas/silas_dir...
Revista do Direito
... negligência ou imperícia, ou cabe ao hospital ação de regresso contra este profissional caso seja compelido judicialmente a pagar a reparação do dano. ...
http://revistadodireito.vilabol.uol.com.br/art_erromedico.ht...


rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 446
Grading comment
Muito obrigado, rhandler.
Acho que isso resolve a questão.