KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

Bailiff

Portuguese translation: oficial da justiça


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Bailiff
Portuguese translation:oficial da justiça
Entered by: Theodore Fink

16:16 May 23, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents / Court Setting
English term or phrase: Bailiff
Bailiff
Gerson
oficial da justiça
Explanation:
Um "bailiff" trabalha no tribunal ajudando o juiz a mater ordem, mas tambem,executa as ordens judiciais fora do tribunal como despejos, reintgracoes de posse, etc.

Conforme o dicionario Aurelio,
"meirinho" eh (ou era):

[Do lat. majorinu, 'da espécie mais robusta', que na Idade Média passou a se aplicar às autoridades.]
S. m.
1. Antigo funcionário judicial, correspondente ao oficial de justiça de hoje (v. beleguim): "andava ele de cartório em cartório, acotovelando-se com meirinhos, escrivães, juízes, e advogados" (Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, p. 71).
2. Antigo magistrado, de nomeação régia, e que governava amplamente um território ou comarca.


Portanto, tratando-se do Brasil, eu usaria "oficial da justiça".


--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-23 16:59:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Ademais, aqui a definicao do Merrium-Webster de \"bailiff\":

Main Entry: bai·liff
Pronunciation: \'bA-l&f
Function: noun
Etymology: Middle English baillif, bailie, from Old French baillif, from bail custody, jurisdiction —more at BAIL
Date: 14th century
1 a : an official employed by a British sheriff to serve writs and make arrests and executions b : a minor officer of some U.S. courts usually serving as a messenger or usher
2 : chiefly British : one who manages an estate or farm
- bai·liff·ship /-\"ship/ noun

A segunda definicao nos adverte que pode tambem ser, conforme o contexto, fiduciário.
Selected response from:

Theodore Fink
Grading comment
Clear explanation. Thank you very much.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5oficial da justiça
Theodore Fink
5 +3meirinho
José Antonio Azevedo
5 +1Oficial de Diligências (Português de Portugal)
Lurdes Hope
5meirinho ou bailio
Paulo Celestino Guimaraes


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
meirinho


Explanation:
É simples assim.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxjerryk
3 mins
  -> Obrigado.

agree  LoreAC
1 hr
  -> Obrigado.

agree  Denise Costa
1 hr
  -> Obrigado.

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
meirinho ou bailio


Explanation:
Explicação (em inglês):
A court attendant or officer who has charge at a court room.
Law enforcement clerk.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

38 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
oficial da justiça


Explanation:
Um "bailiff" trabalha no tribunal ajudando o juiz a mater ordem, mas tambem,executa as ordens judiciais fora do tribunal como despejos, reintgracoes de posse, etc.

Conforme o dicionario Aurelio,
"meirinho" eh (ou era):

[Do lat. majorinu, 'da espécie mais robusta', que na Idade Média passou a se aplicar às autoridades.]
S. m.
1. Antigo funcionário judicial, correspondente ao oficial de justiça de hoje (v. beleguim): "andava ele de cartório em cartório, acotovelando-se com meirinhos, escrivães, juízes, e advogados" (Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, p. 71).
2. Antigo magistrado, de nomeação régia, e que governava amplamente um território ou comarca.


Portanto, tratando-se do Brasil, eu usaria "oficial da justiça".


--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-23 16:59:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Ademais, aqui a definicao do Merrium-Webster de \"bailiff\":

Main Entry: bai·liff
Pronunciation: \'bA-l&f
Function: noun
Etymology: Middle English baillif, bailie, from Old French baillif, from bail custody, jurisdiction —more at BAIL
Date: 14th century
1 a : an official employed by a British sheriff to serve writs and make arrests and executions b : a minor officer of some U.S. courts usually serving as a messenger or usher
2 : chiefly British : one who manages an estate or farm
- bai·liff·ship /-\"ship/ noun

A segunda definicao nos adverte que pode tambem ser, conforme o contexto, fiduciário.

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593
Grading comment
Clear explanation. Thank you very much.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao: PT - também
1 hr
  -> Thank you, Gabriela!!

agree  BrazBiz: é isso mesmo (PT-Brasil)
1 hr
  -> Thank you, BrazBizes!!

agree  Paulo Celestino Guimaraes: Oficial da justiça em inglês seria então bailiff?
3 hrs
  -> Hi Paulo: Bailiff is one type of Oficial de Justica. His functions vary btwn the UK and the US. If you really want more info, email me.

agree  António Ribeiro
5 hrs
  -> Thank you, AntRib

agree  SLavor
1 day11 hrs
  -> Thank you, SLavor

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Oficial de Diligências (Português de Portugal)


Explanation:
Serves a summons on the defendant, etc.

Lurdes Hope
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: É isso mesmo em Portugal
2 hrs