KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

To denounce a convention

Portuguese translation: Denunciar uma convenção


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:To denounce a convention
Portuguese translation:Denunciar uma convenção
Entered by: Armando A. Cottim

19:15 Jul 16, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents / United Nations Conventions
English term or phrase: To denounce a convention
Para todo Estado que ratificar a Convenção, ou a ela aderir, depois do depósito do vigésimo segundo instrumento de ratificação ou adesão, a presente Convenção entrará em vigor depois do trigésimo dia da data do depósito dos instrumentos de ratificação ou adesão pelos respectivos Estados.
ARTIGO 19.º
1. Todo Estado Parte poderá denunciar??? a presente Convenção, mediante notificação por escrito dirigida ao Secretário-Geral das Nações Unidas.
2. A denúncia??? entrará em vigor um ano após a data do recebimento da notificação pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.
Gustavo Strobel
denunciar uma convenção
Explanation:
Completamente certo, Gustavo!

O estado que faz aceitou uma convenção deixou de querer estar de acordo com essa convenção e "denuncia-a".

O Direito Internacional Público tem destas surpresas. :-)
Selected response from:

Armando A. Cottim
Portugal
Grading comment
Obrigado pessoal!Eu gostaria de poder dividir os pontos entre voces todos.
G.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1denounceDanilo Nogueira
5Denunciar uma convençãoCarlos Avila
5denunciar uma convençãoArmando A. Cottim
4retirar-se/afastar-se da Convenção
Gino Amaral


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
denounce


Explanation:
Veja o que diz o American Heritage:

3. To give formal announcement of the ending of (a treaty). [Middle English denouncen, to proclaim, from Anglo-Norman denuncier and Medieval Latin d¶n¿nti³re, both from Latin : d¶-, de- + n¿nti³re, to announce (from n¿ntius, messenger

Denunciar uma convenção é isso, é dizer "estou fora".


Danilo Nogueira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 132

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao
34 mins

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
denunciar uma convenção


Explanation:
Completamente certo, Gustavo!

O estado que faz aceitou uma convenção deixou de querer estar de acordo com essa convenção e "denuncia-a".

O Direito Internacional Público tem destas surpresas. :-)

Armando A. Cottim
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 118
Grading comment
Obrigado pessoal!Eu gostaria de poder dividir os pontos entre voces todos.
G.

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Denunciar uma convenção


Explanation:
Você está certo!
Uma das definições de Denunciar no dicionario portugues é:
Denunciar - participar a ruptura ou o termo (falando-se de contratos ou de tratados internacionais);


Carlos Avila
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
retirar-se/afastar-se da Convenção


Explanation:
Minha sugestão, menos formal.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404