KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

shadow tolls and real tolls

Portuguese translation: portagens por estimativa e portagens directas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:shadow tolls and real tolls
Portuguese translation:portagens por estimativa e portagens directas
Entered by: Sonia Almeida

15:17 Oct 26, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
English term or phrase: shadow tolls and real tolls
são títulos de capítulos acerca de projectos de financiamento
Sonia Almeida
pedágios indiretos, pedágios diretos
Explanation:
Shadow tolls are per vehicle amounts paid to a facility operator by a third party such as a sponsoring governmental entity and not by facility users. Shadow toll amounts paid to a facility operator would be based upon the type of vehicle and distance traveled.

Por analogia, os "real tolls" são os pedágios pagos diretamente pelo usuário da estrada.

Em seu caso, o financiamento deve ser para a construção de estradas, não?
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Obrigada a todos. O Jorge tem razão e em português europeu dizemos "portagem" para os pagamentos feitos pelos utilizadores das estradas, a minha dúvida era o shadow... Obrigada a todos pelas vossas sugestões
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5pedágios indiretos, pedágios diretos
Henrique Serra
4Taxas (portagens?) de estimativa e Taxas (?) reais
Jorge Freire
4shadow tolls e pedágios efetivos
José Antonio Azevedo


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
shadow tolls e pedágios efetivos


Explanation:
"Shadow toll" é um sistema utilizado na Europa, segundo o qual é medido o volume de tráfego que passa pela via e o valor equivalente ao pedágio é pago pelo governo. Não vi o termo traduzido em lugar nenhum, mas se fosse tentar uma tradução usaria "pedágio fantasma" ou "pedágio oculto". Dê uma olhadinha na URL abaixo.


    Reference: http://www.neogera.com.br/publica/noticias/mercado/ver_mater...
José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pedágios indiretos, pedágios diretos


Explanation:
Shadow tolls are per vehicle amounts paid to a facility operator by a third party such as a sponsoring governmental entity and not by facility users. Shadow toll amounts paid to a facility operator would be based upon the type of vehicle and distance traveled.

Por analogia, os "real tolls" são os pedágios pagos diretamente pelo usuário da estrada.

Em seu caso, o financiamento deve ser para a construção de estradas, não?


    Reference: http://www.fhwa.dot.gov/innovativefinance/stchap1.htm
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388
Grading comment
Obrigada a todos. O Jorge tem razão e em português europeu dizemos "portagem" para os pagamentos feitos pelos utilizadores das estradas, a minha dúvida era o shadow... Obrigada a todos pelas vossas sugestões

44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Taxas (portagens?) de estimativa e Taxas (?) reais


Explanation:
O que é referido por pedágio pelos colegas brasileiros é portagem em Português europeu. De qualquer modo são taxas ou impostos.
Boa sorte Sónia.

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004