ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

coplaintiff

Portuguese translation: litisconsorte

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:coplaintiff
Portuguese translation:litisconsorte
Entered by: Emilia Carneiro

01:29 Apr 4, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
English term or phrase: coplaintiff
plaintiff:
a person who brings an action in a court of law

coplaintiff:
refers to a coletive action.
How would we say it in Brazilian Portuguese?
Thank you,
Emilia
Emilia Carneiro
Brazil
Litisconsorte
Explanation:
Cada participante é um Litisconsorte e a ação é um Litisconsórcio: Olhe a definição:

Litisconsórcio é a reunião de vários interessados num mesmo processo, na qualidade de autores ou de réus, para a defesa de interesses comuns. O litisconsórcio não se confunde, evidentemente, com a cumulação de ações, pois se refere a pessoas que integram uma das partes no pleito. O litisconsórcio pode ser ativo ou passivo, facultativo ou necessário. Será ativo quando os litisconsortes forem autores, passivo quando forem réus. Será facultativo quando a sua formação depender do mútuo consentimento das pessoas que formarão uma das partes, e necessário, se se impuser aos interessados em virtude de lei ou pela natureza da relação jurídica.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:12 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:20 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:34:39 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpem-me pelas repetições acima!!!! Não sei o que aconteceu...
Selected response from:

BrazBiz
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos.
Um bom domingo.
Emilia
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5co-queixoso
Jorge Freire
5 +2Litisconsorte
BrazBiz
4 +1co-autor da ação
Clauwolf
5cada um dos queixosos/suplicantes (coplaintiff)
Maria Lopes da Silva
4 +1co-querelantes
margilii
4grupo de pleiteantes
Marsel de Souza


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
grupo de pleiteantes


Explanation:
Pelo que entendi de sua explicação, Emília, acho que pode ser isso. Ou também "grupo de demandantes" ou "grupo de querelantes".

Para se referir à ação, você pode usar "ação coletiva" ou "demanda coletiva".

Veja o que fica melhor no seu contexto. Bom trabalho!

Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 546

49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
co-querelantes


Explanation:
em relação ao Departamento de Justiça durante a maior parte do julgamento, alguns dos procuradores-gerais dos 19 Estados que são co-querelantes no caso ...

www.estado.estadao.com.br/edicao/ pano/99/11/17/eco739.html



--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 04:52:14 (GMT)
--------------------------------------------------

co -querelante É o co-autor

Litisconsorte pode ser co-autor OU co-réu em um processo;
(Fig. presente quando o processo tem mais de um autor ou mais de um réu. => www.projuris.com.br/produtos/faqpj.htm)

Diz-se: litisconsorte do autor (ou do réu)

\"Deverá por isso agir como verdadeiro litisconsorte do autor
popular, ou mesmo co-autor popular, conforme decorre do art. 9\"


--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 17:08:41 (GMT)
--------------------------------------------------

Ainda ñ é claro p/ mim se TODO co-autor é litisconsorte. E v.versa

www.acmp.org.br/docs/legitimacao.doc
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 82, optou por uma legitimação concorrente e disjuntiva.
Isto significa que cada um dos co-legitimados pode propor a ação coletiva, sem necessidade da autorização dos demais, sendo facultativo o eventual litisconsórcio entre eles.

Sobre a Legitimaçãomdo MP na Tutela dos Interesses Individuais ou Homogêneos

margilii
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in pair: 125

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Lopes da Silva
46 mins
  -> quagmire bem q se aplica!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
cada um dos queixosos/suplicantes (coplaintiff)


Explanation:
Talvez seja o caso de valer-se de expressões como "um dos queixosos", "cada um dos queixosos", "outro entre os queixosos",
etc (ou suplicante, pleiteante, querelante, etc)

Maria Lopes da Silva
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Litisconsorte


Explanation:
Cada participante é um Litisconsorte e a ação é um Litisconsórcio: Olhe a definição:

Litisconsórcio é a reunião de vários interessados num mesmo processo, na qualidade de autores ou de réus, para a defesa de interesses comuns. O litisconsórcio não se confunde, evidentemente, com a cumulação de ações, pois se refere a pessoas que integram uma das partes no pleito. O litisconsórcio pode ser ativo ou passivo, facultativo ou necessário. Será ativo quando os litisconsortes forem autores, passivo quando forem réus. Será facultativo quando a sua formação depender do mútuo consentimento das pessoas que formarão uma das partes, e necessário, se se impuser aos interessados em virtude de lei ou pela natureza da relação jurídica.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:12 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:33:20 (GMT)
--------------------------------------------------

Também colitigante, conforme a definição de liticonsorte, no Aurélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-04 10:34:39 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpem-me pelas repetições acima!!!! Não sei o que aconteceu...

BrazBiz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 429
Grading comment
Obrigada a todos.
Um bom domingo.
Emilia

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  margilii: Olé! Minha dúvida legal: acho q litisconsorte é específico de Ações Públicas. Mas... ñ sou jurista e ñ tenho certeza.
1 hr
  -> No Aurélio diz: Pessoa que demanda juntamente com outrem no mesmo processo, segundo as regras do litisconsórcio; colitigante, comparte.

agree  Tania Marques-Cardoso
8 hrs

agree  Ana Rita Santiago: É isso mesmo. É usado para qualquer tipo de ação em que as pessoas são co-autoras da ação (outra opção).
16 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
co-queixoso


Explanation:
Eu diria co-queixoso. Também existe o termo co-réu

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-05 01:50:57 (GMT)
--------------------------------------------------

Também concordo com a opção co-autor da acção, que foi proposto acima, num agree da Ana Rita

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  margilii
25 mins
  -> Obrigado, Margilii

agree  António Ribeiro: simples e correcto.
4 hrs
  -> Obrigado, António

agree  Henrique Magalhaes: Parece razoável.
5 hrs
  -> Obrigado, Henrique

agree  Mayura Silveira
14 hrs
  -> Obrigado, Mayura

agree  Gabriela Frazao
15 hrs
  -> Obrigado, Gabriela

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
co-autor da ação


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 13514

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago
7 hrs