KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

avoision

Portuguese translation: elisão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:avoision
Portuguese translation:elisão
Entered by: Marsel de Souza

17:10 May 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
English term or phrase: avoision
Definition: The gray area of ambiguous acts that fall between legal avoidance and illegal evasion of the law's proscriptions.

Example Citation:


Inheritance tax does not leave the rich dazzled in the headlights of their own mortality. They take evading action. Inheritance tax actually makes the rich richer. It also leaves lawyers and accountants and insurance brokers refreshed as they tender their advice. That great economist Arthur Seldon invented the new word "avoision." It is the fine line between "avoiding" taxes, which is legal, and evading taxes, which is unlawful. The inheritance tax has created a whole avoision industry.
—John Blundell, "Middle class is made to pay too high a burden," The Scotsman, May 19, 2003

Source: Wordspy

Thanks in advance!
Marsel de Souza
Brazil
elisão
Explanation:
É o termo usado, juridicamente. É a figura jurídico-tributária que, embora possa ser admitida como sinônima de "evasão", "stricto sensu", não se descortina propriamente uma evasão, no sentido preciso do termo.

"Nela, a vontade do agente não está dirigida contra o Fisco. Ele age de acordo com o que está estabelecido na lei. Se o mandamento legal determina que se proceda de tal modo, favorecendo o contribuinte, este não vai pagar mais, podendo pagar menos tributo."

O texto acima, entre aspas, veio do livro "Evasão Tributária", de Carlos Vaz, editora Forense, Rio de Janeiro, 1987.

Alguns exemplos e referências de "elisão tributária":

Consultor Jurídico
... Lançamento); Elisão Tributária e Função Administrativa; Grandes
Questões Atuais do Direito Tributário - 6º Volume(Lançamento); ...
conjur.uol.com.br/livros.cfm

IBPT - Bibliografia
... MALERBI, Diva Prestes Marcondes. Elisão Tributária. São Paulo, Ed. ... PEREIRA, César A. Guimarães. Elisão Tributária e Função Administrativa. ...
www.tributarista.org.br/content/biblio.html

Seminário Internacional de Planejamento Tributário 2002
... 18:30 às 19:15, Conferência Sigilo bancário e controle sobre a elisão tributária
- orientação da Jurisprudência do STJ, • Ministro José Augusto ...
www.seminarioplanejamento.com.br/programacao.html


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-27 18:39:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos e referências adicionais, com a comparação entre elisão e evasão:

DireitoNet - Doutrina - Textos Jurídicos - A Elisão Fiscal à ...
A Elisão Fiscal à luz dos Direitos Brasileiro e Comparado Por Fernando Maida. Publicado em 17/04/2002 15h43 DESCRIÇÃO: As diversas ...
www.direitonet.com.br/doutrina/textos/x/89/99/89/

[DOC]Norma Anti-Elisão
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
Norma Anti-Elisão. Conceitos de Elisão e Evasão. ELISÃO ... sonegação.
Distinções. ELISÃO FISCAL X EVASÃO FISCAL. Ato Lícito Ato Ilícito. ...
www.sindusconsp.com.br/downloads/ Norma%20Anti-Elisão%202.doc
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Grande ajuda! Agradeço a todos pelas contribuições.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6elisãorhandler
5 +4não dá para traduzir , pois é mescla de duas palavras
Clauwolf
4burlisenção; fraudelisão
Lúcia Lopes


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
não dá para traduzir , pois é mescla de duas palavras


Explanation:
:)Sugiro usar o original com explicação

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao
6 mins
  -> obrigado

agree  Vanessa Marques
18 mins
  -> obrigado

agree  Claudia da Matta
18 mins
  -> obrigado

agree  Henrique Serra: isso; não ficaria bem falar de "evisão" ou "fugasão": mistura de evasão com evitar, ou fuga com evasão, respectivamente... ;)
24 mins
  -> dá pra tentar, mas é inútil

neutral  Lúcia Lopes: Uais, genti! si im ingrêis pódi, mó-di-quê ki im prutuguês num pódi, ôxe?! ;-)
2 hrs
  -> LOL (ou hehehe bem alto)

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
elisão


Explanation:
É o termo usado, juridicamente. É a figura jurídico-tributária que, embora possa ser admitida como sinônima de "evasão", "stricto sensu", não se descortina propriamente uma evasão, no sentido preciso do termo.

"Nela, a vontade do agente não está dirigida contra o Fisco. Ele age de acordo com o que está estabelecido na lei. Se o mandamento legal determina que se proceda de tal modo, favorecendo o contribuinte, este não vai pagar mais, podendo pagar menos tributo."

O texto acima, entre aspas, veio do livro "Evasão Tributária", de Carlos Vaz, editora Forense, Rio de Janeiro, 1987.

Alguns exemplos e referências de "elisão tributária":

Consultor Jurídico
... Lançamento); Elisão Tributária e Função Administrativa; Grandes
Questões Atuais do Direito Tributário - 6º Volume(Lançamento); ...
conjur.uol.com.br/livros.cfm

IBPT - Bibliografia
... MALERBI, Diva Prestes Marcondes. Elisão Tributária. São Paulo, Ed. ... PEREIRA, César A. Guimarães. Elisão Tributária e Função Administrativa. ...
www.tributarista.org.br/content/biblio.html

Seminário Internacional de Planejamento Tributário 2002
... 18:30 às 19:15, Conferência Sigilo bancário e controle sobre a elisão tributária
- orientação da Jurisprudência do STJ, • Ministro José Augusto ...
www.seminarioplanejamento.com.br/programacao.html


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-27 18:39:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos e referências adicionais, com a comparação entre elisão e evasão:

DireitoNet - Doutrina - Textos Jurídicos - A Elisão Fiscal à ...
A Elisão Fiscal à luz dos Direitos Brasileiro e Comparado Por Fernando Maida. Publicado em 17/04/2002 15h43 DESCRIÇÃO: As diversas ...
www.direitonet.com.br/doutrina/textos/x/89/99/89/

[DOC]Norma Anti-Elisão
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
Norma Anti-Elisão. Conceitos de Elisão e Evasão. ELISÃO ... sonegação.
Distinções. ELISÃO FISCAL X EVASÃO FISCAL. Ato Lícito Ato Ilícito. ...
www.sindusconsp.com.br/downloads/ Norma%20Anti-Elisão%202.doc



    Reference: http://www.tributarista.org.br/content/biblio.html
    Reference: http://www.seminarioplanejamento.com.br/programacao.html
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Grande ajuda! Agradeço a todos pelas contribuições.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes: sendo o verbo "elidir" = eliminar, omitir, excelente informação e pesquisa rhandler, chapeau!
41 mins
  -> Obrigado, Maria.

agree  linarsbr
48 mins
  -> Obrigado, linarsbr

agree  Marcos Assis Silva
58 mins
  -> Obrigado, Marcos

agree  Carla Araújo
2 hrs
  -> Obrigado, Carla

agree  Roberto Cavalcanti
7 hrs
  -> Obrigado, Rob

agree  airmailrpl
11 hrs
  -> Obrigado, airmailrpl

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
burlisenção; fraudelisão


Explanation:
Seria agora o caso de conjugar (ou *conjuminar*) "elisão" com "fraude" ou "burla" ou "sonegação" (como fizeram com o inglês *avoision* - aliás, o American Heritage dá "evasion" como palavra sinônima de "avoidance") tipo "fraudelisão" (que, aliás, não fica mal. Antes que o rhandler tivesse chegado à "elisão", eu havia trabalhado alguns significados, como por exemplo:
avoidance = abstenção; vacância; evitação; fuga; escape 3 [Vacância (Dir) Estado dos bens jacentes quando não reclamados dentro do prazo legal], e havia chegado a *burlisenção*.

Agora com:

Avoidance =[isentar; eximir-se; ELIDIR]

evasion = (sonegação; burla; fraude; engano)
você pode, quem sabe, tentar mais algumas combinações. Good Luck, hth.

1. (n.) An explanation used to avoid responsibility:
• excuse • alibi (colloquial) • cop-out (slang) • dodge (colloquial)
• loophole • defense • argument • justification • pretext
2. (n.) The act or an instance of avoiding: • avoidance • dodge (colloquial)• shirking • shunning • eluding • circumvention

e·va·sion (¹-v³"zh…n) n. 1. The act or an instance of evading. 2. A means of evading; a subterfuge. [Middle English evasioun, from Old French evasion, See EVADE.]




Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Roberto Cavalcanti: o que qui a elisa grande tem a ver com isso?? :-))
6 hrs
  -> LOL esse tal di Elisão num toma jeito rapá! ;D