KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

binding

Portuguese translation: vinculante/ vinculatória / vinculativa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:binding
Portuguese translation:vinculante/ vinculatória / vinculativa
Entered by: rhandler

20:52 Jul 7, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents
English term or phrase: binding
The parties agree that if there is a diagreement about how to solve a conflict originating from this agreement, the conflict shall be resolved by biding mediation and/or arbitration
xxxctranslation
vinculatória / vinculante
Explanation:
Segundo o Aurélio, VINCULATÓRIO é o que vincula; vincular significa, entre outros, impor obrigação a. Uma palavra mais usada é VINCULANTE, que o Aurélio, no entanto, não registra. No Google, para apenas 98 hits de VINCULATÓRIA, há 6.820 hits para VINCULANTE, dos quais trago os exemplos e referências abaixo:

JUSVIRTUAL
... Em breve estarei inserindo nesta página minha monografia sobre Súmula Vinculante, enquanto isso, uma excelente síntese sobre o tema elaborada por ALEXANDRE ...
www.andreiabatista.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/ 7/index_int_8.html

DOUTRINA - (O efeito vinculante das decisões jurídicas)
Arnold Wald e Ives Gandra da Silva Martins. O Efeito Vinculante das.
Decisões Judiciais. ... IAB rejeita efeito vinculante das Súmulas. ...
campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m01-009.htm -


--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-07 21:19:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Outro sinônimo é VINCULATIVO, que o Aurélio também chancela. A propósito, esta pergunta já foi respondida várias (umas vinte) vezes, e a palávra está no glossário.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-07 21:24:27 (GMT)
--------------------------------------------------

Observe que, conquanto crie uma OBRIGAÇÃO, \"binding\" não pode ser traduzido como OBRIGATÓRIO, pois o que se está afirmando, no contexto apresentado, é que a mediação ou arbitragem terão efeitos que obrigarão as partes, ou seja, as vincularão aos resultados da mediação/arbitragem. A obrigação de submeter-se à mediação/arbitragem é estabelecida pela própria cláusula. O que a cláusula está dizendo é que as partes não poderão deixar de cumprir o que for determinado pelo mediador/árbitro.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a todos, e em especial a "rhandler" quem ofereceu aquela, que a meu ver, é a mais apropriada das respostas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4vinculatória / vinculanterhandler
5 +3obrigatória
José Antonio Azevedo
5(mediação) legal / obrigatória
Maria Luisa Duarte
5mediação que compometa..que resulte em compromisso
airmailrpl
3vinculativoAna Moura


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
obrigatória


Explanation:
.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Valeria Verona
1 hr
  -> Obrigado, Valeria.

agree  Roberto Cavalcanti
14 hrs
  -> Obrigado, Rob.

agree  Clauwolf
16 hrs
  -> Obrigado, Cláudio.

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
mediação que compometa..que resulte em compromisso


Explanation:
bind.ing
s 1 ligação, amarração, junta. 2 capa de livro. 3 encadernação. 4 debrum, guarnição, orladura. 5 faixa, atadura. 6 substância que liga. 7 Culin. ingrediente para ligar ou dar consistência. // adj 1 que liga, que amarra, que une, que compromete, obrigatório. binding beam viga inferior de sustentação. binding-cloth linho para encadernação. binding energy Fís. energia requerida para: 1 separar o átomo em seus constituintes. 2 remover uma partícula do núcleo.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-07 20:58:14 (GMT)
--------------------------------------------------

ar.bi.tra.tion
n 1 arbitramento, arbitragem. 2 decisão, julgamento dos árbitros. 3 tentativa de conciliação de divergências entre o empregado e o empregador, por intermédio de um árbitro. Court of Arbitration tribunal arbitral. arbitration of exchange arbitragem de títulos.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
(mediação) legal / obrigatória


Explanation:
+

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
vinculativo


Explanation:
penso que é a expressão que costuma ser utilizada

Ana Moura
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
vinculatória / vinculante


Explanation:
Segundo o Aurélio, VINCULATÓRIO é o que vincula; vincular significa, entre outros, impor obrigação a. Uma palavra mais usada é VINCULANTE, que o Aurélio, no entanto, não registra. No Google, para apenas 98 hits de VINCULATÓRIA, há 6.820 hits para VINCULANTE, dos quais trago os exemplos e referências abaixo:

JUSVIRTUAL
... Em breve estarei inserindo nesta página minha monografia sobre Súmula Vinculante, enquanto isso, uma excelente síntese sobre o tema elaborada por ALEXANDRE ...
www.andreiabatista.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/ 7/index_int_8.html

DOUTRINA - (O efeito vinculante das decisões jurídicas)
Arnold Wald e Ives Gandra da Silva Martins. O Efeito Vinculante das.
Decisões Judiciais. ... IAB rejeita efeito vinculante das Súmulas. ...
campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m01-009.htm -


--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-07 21:19:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Outro sinônimo é VINCULATIVO, que o Aurélio também chancela. A propósito, esta pergunta já foi respondida várias (umas vinte) vezes, e a palávra está no glossário.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-07 21:24:27 (GMT)
--------------------------------------------------

Observe que, conquanto crie uma OBRIGAÇÃO, \"binding\" não pode ser traduzido como OBRIGATÓRIO, pois o que se está afirmando, no contexto apresentado, é que a mediação ou arbitragem terão efeitos que obrigarão as partes, ou seja, as vincularão aos resultados da mediação/arbitragem. A obrigação de submeter-se à mediação/arbitragem é estabelecida pela própria cláusula. O que a cláusula está dizendo é que as partes não poderão deixar de cumprir o que for determinado pelo mediador/árbitro.


    www.andreiabatista.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/ 7/index_int_8.html
    Reference: http://campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m01-009.htm
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigada a todos, e em especial a "rhandler" quem ofereceu aquela, que a meu ver, é a mais apropriada das respostas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Valeria Verona
57 mins
  -> Obrigado, Valeria

agree  Carlos Monteiro: é mesmo vinculativo
2 hrs
  -> Obrigado, monteiroc. Vinculante é a palavra que tem maior número de ocorrências no Google.

agree  Paula Vaz-Carreiro
13 hrs
  -> Obrigado, Paula

agree  airmailrpl
19 hrs
  -> Obrigado, airmailrpl